Páginas

24 abril, 2025

O que faz o mar cheirar como mar

O cheiro característico do mar é resultado de uma combinação de fatores naturais envolvendo compostos químicos liberados por organismos marinhos, processos biológicos e a ação das ondas.
Aqui estão os principais responsáveis por esse aroma:
  1. Sufeto de Dimetila (Dimethyl Sulfide, DMS). Um composto liberado por algas marinhas. Este é um dos principais contribuintes para o cheiro do mar.
  2. Bromofenóis. Algumas algas e bactérias marinhas produzem bromofenóis, que têm um odor semelhante a "ostras". Este cheiro é mais perceptível em regiões com muita vida marinha, como costas rochosas.
  3. Decomposição de matéria orgânica. O plâncton morto, algas e outros organismos liberam ácidos graxos e outros compostos durante a decomposição, contribuindo para um cheiro "amusgado".
  4. Sais minerais e Iodo - O sal marinho (cloreto de sódio) em si não tem cheiro, mas ajuda a transportar outros compostos voláteis para o ar. Embora o iodo puro não tenha cheiro forte, sua presença na água do mar (associada a algas como as kelp) pode contribuir para um aroma algo "metálico".
  5. Ozônio
  6. Ação das ondas (liberação de aerossóis). Quando as ondas quebram, pequenas gotículas de água do mar são lançadas no ar, carregando sais, moléculas orgânicas e compostos voláteis. Estas partículas evaporam, liberando os aromas no ar. Por isso, o cheiro é mais intenso perto da arrebentação.
Poderá também gostar de ler: O que faz a chuva cheirar como chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário