Arthur Moreira Lima, considerado um dos maiores pianistas brasileiros, nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Ele começou a estudar piano aos 6 anos, tendo sido aluno de Lúcia Branco, também professora de Tom Jobim.
Em Varsóvia, na Polônia, em 1965, ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin. Consagrou-se também em diversas outras disputas, como a Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, em que ficou em terceiro lugar.
Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba. O pianista também trabalhou no projeto "Um piano pela estrada", percorrendo o Brasil em um caminhão que virava palco.
Remêmora de "Um piano pela estrada", postagem de 9-1-2009 do blog EntreMentes
Desde 2003, o pianista Arthur Moreira Lima desenvolve este projeto responsável por levar a música erudita e a música popular de boa qualidade ao público brasileiro. Sendo o seu equipamento um caminhão, um palco móvel e, obviamente, um piano de cauda em que ele executa seus belos solos musicais por este Brasil afora.
Ontem à noite, em Fortaleza, no Parque do Cocó, Arthur deu o 281º concerto de "Um piano pela estrada". Para um público que vibrou muito com a apresentação que ele fez de peças de Bach, Beethoven, Chopin, Villa-Lobos, Radamés, Piazzolla, Nazareth, Gonzaga e Pixinguinha.
Durante o espetáculo, ao ver uma bandeira do Fluminense na plateia, o pianista (que é um dos torcedores célebres do tricolor das Laranjeiras) ficou eufórico e deixou escapar este comentário:
- Estão contratando, não sei se vai dar certo, mas estão contratando...
E sua apresentação no Parque do Cocó terminou com uma arrebatadora execução da Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. (Paulo Gurgel)