Páginas

23 setembro, 2024

A máquina de escrever de quatorze toneladas

Em 1915, na Exposição Internacional Pan Pacific, em São Francisco, a Underwood Typewriter Company apresentou uma enorme máquina de escrever de quatorze toneladas. Com quase seis metros e meio de largura e quase cinco metros e meio de altura, esta Underwood tornou-se um prodígio da engenharia, um feito inesquecível na história das máquinas de escrever. Não é de surpreender que os planos para construir a máquina levaram um ano para serem desenvolvidos, e mais um ano se passou até que ela fosse construída.
As pessoas fotografadas na exposição parecem liliputianas ao lado da imensa engenhoca.


Eram necessários um papel medindo três metros por três metros e meio e uma fita de trinta metros de comprimento para escrever uma mensagem para os espectadores. E, de acordo com a revista Printer's Ink, a máquina funcionava com a energia gerada por três motores de um único cavalo.
O destino dessa máquina de escrever é incerto. Parece que, durante a Segunda Guerra Mundial, a Unverwood foi vendido como sucata ao Exército dos Estados Unidos, embora não haja nenhuma evidência confiável para provar isso. De forma que o destino final deste colosso da engenharia, que se tornou parte da cultura popular, permanece, até hoje, um mistério.

Extraído de: https://lapiedradesisifo.com/2023/05/18/que-fue-de-la-maquina-de-escribir-de-catorce-toneladas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário