Páginas

21 abril, 2024

Adoniran e Peteleco

O compositor paulista João Rubinato tinha o nome artístico de Adoniran Barbosa, que surgiu a partir do aproveitamento do nome Adoniran, do amigo Adoniran Alves, colega de boemia, e Barbosa, do cantor e compositor Luiz Barbosa, o pai do samba de breque. E, na rádio Record, o radioator Rubinato fazia sucesso interpretando o Charutinho, um personagem do programa "Histórias das Malocas, que Osvaldo Moles criou especialmente para ele.
Como Adoniran Barbosa, ele compôs "Trem das Onze", "Saudosa Maloca", "Tiro ao Álvaro", "Iracema", "Samba do Arnesto", "Bom dia, Tristeza" e outras canções de sucesso. E, como Charutinho, ele gravou algumas marchinhas despretensiosas, tais como "Deus te abençõe" (de Adoniran e Peteleco), "Onde vai, leão?" (de Peteleco), "No morro do piolho" (de Jacob de Brito, Carlos Silva e Peteleco) e "Olha a polícia" (de Arlindo Pinto e Peteleco).


Na vida real, ele gostava de levar aos locais que frequentava o seu cãozinho de estimação, o Peteleco, ao qual chegou a transferir a autoria de algumas de suas músicas.
Uma delas, porém, resultou em imbróglio. Foi o samba "Mãe, eu juro" ("Mãe, eu juro / pela luz que me alumia / se eu continuar com ele / não me chamo mais Maria."), de Peteleco (sic) em parceria com (Mario de Souza) Marques Filho, que era como Noite Ilustrada assinava suas músicas.
Noite convidou Adoniran para terminar o samba, que aceitou. Mas, ao registrar a canção, colocou o  nome de Peteleco. E os dois sambistas nunca mais se falaram.
https://youtu.be/m2K93abWsO4
https://youtu.be/Hy6Umc5dKXY
https://youtu.be/Cd0kCE-1fsw
https://youtu.be/orvbvQvstqE
https://youtu.be/qhm4DBJED0I
Na entrada do Bar Brahma, na esquina da Ipiranga com a São João, em São Paulo, há uma estátua de Adoniran Barbosa com outra de seu inseparável Peteleco.

https://gurgel-carlos.blogspot.com/2023/06/sao-paulo-segunda-parte.html

Um comentário:

  1. No YouTube:
    @giovanni8944
    Há 1 hora.
    Concordo, já vi muitos falando que o Moreira da Silva é pai do breque mas na verdade o nome do pai é Luiz Barbosa.

    ResponderExcluir