Páginas

29 janeiro, 2024

Asteroides: do "Quack Quack" ao "Honk Honk"

Deu no JPost:
Um asteroide do tamanho de mais de 64 gansos canadenses deverá passar sobre a Terra na terça-feira, 30 de janeiro, de acordo com o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), o rastreador de asteroides da NASA. Cálculos da agência espacial preveem que este asteroide, o 2007 EG, não chegará perto da Terra durante seu sobrevôo.
Conhecidas como Branta canadensis, essas aves aquáticas nojentas são famosas em todo o mundo, especialmente em suas regiões nativas, por seu comportamento agressivo e desagradável.
Mas como eles se comparam a um asteroide, cuja agressividade e detestabilidade ainda estão em questão (embora, em defesa do asteroide, ele não buzine nem cubra o solo em movimentos de tigela verde)?
De acordo com a Universidade de Michigan, o ganso médio do Canadá pode crescer até 1,10 metros de comprimento. Isso significa que o asteroide 2007 EG pode equivaler ao tamanho de 64 gansos canadenses, todos alinhados da cauda ao bico, sem dúvida grasnando extremamente alto enquanto voam em uma cacofonia irritante.
O asteróide a caminho atingirá a Terra? 
Não. 
Afinal, ele deverá passar a uma distância de mais de 4,8 milhões de quilômetros.
No entanto, outros asteróides não são o caso. Na verdade, a Terra já foi atingida pelo asteróide 2024 BX1, ainda no início deste mês.
O asteroide em questão, vulgo "Quack Quack", tinha aproximadamente o tamanho de dois patos e impactou inofensivamente sobre a Alemanha no início de janeiro. 
E podemos impedir que um asteroide atinja a Terra?
Cientistas de todo o mundo têm trabalhado arduamente para tentar fazer exatamente isso, e avanços suficientes feitos neste campo ajudariam a criar uma medida de protecção para a defesa planetária.
O mais promissor até agora é a deflexão cinética, conforme demonstrado pela missão Double Asteroid Redirection Test (DART) da NASA, que conseguiu alterar o caminho orbital de um asteróide distante.
Portanto, fique tranquilo, o asteróide "Honk Honk" não representa nenhum risco para a Terra.
Na verdade, com a sua tendência de voar contra aeronaves e causar danos, inclusive o de provocar acidentes de avião que podem matar dezenas, senão centenas de pessoas, os gansos canadenses são muito mais perigosos do que este asteróide é neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário