Carybé, pseudônimo de Hector Julio Páride Bernabó, foi um artista argentino-brasileiro. Nascido em Buenos Aires em 7 de fevereiro de 1911 e falecido em Salvador em 2 de outubro de 1997.
O argentino mudou-se para Salvador em 1949, onde se estabeleceu como artista e escritor, além de pesquisador da cultura afro-brasileira. Ele ficou fascinado pela cultura e pelo folclore da Bahia, que passou a retratar em sua obra artística.
Uma das técnicas artísticas mais marcantes de Carybé foi a criação de painéis de concreto que se tornaram referência na arte moderna brasileira. A habilidade do artista é resultado da união entre uma técnica apurada com o conhecimento profundo da cultura do povo baiano.
A obra acima (As Três Raças) foi criada em 1987 e está localizada na entrada da Fundação Casa de Jorge Amado, no centro histórico de Salvador, Bahia. É composta por três painéis que representam as três raças presentes na história e na formação da Bahia e do Brasil. À esquerda, temos a figura de um homem europeu, no centro, um homem africano e à direita, um homem indígena.
Kalil Fagundes / ARQBAHIA
ArqBahia é um espaço virtual dedicado à arquitetura, design, arte, lifestyle e viagens, com uma abordagem equilibrada entre o público acadêmico e o geral. Endereço do site: http://arqbahia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário