Wikipédia |
A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, ou um coquetel de origem paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo. Variações incluem a caipiroska — com vodka ao invés de cachaça — e a caipiríssima — com rum.
Segundo aponta o historiador Luís da Câmara Cascudo, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no Estado de São Paulo, durante o século XIX, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. A caipirinha, em seus primeiros dias, era vista como um substituto local de boa qualidade ao uísque e ao vinho importados, sendo, a bebida, servida frequentemente em coquetéis de alta classe de fazendeiros, vendas de gado e eventos de grande notoriedade. Dessa origem de alta classe, a caipirinha logo passou para o gosto popular devido ao baixo preço de seus ingredientes, popularizando-se por todo o estado e se tornando a bebida-símbolo de São Paulo no século XIX. No início do século XX, na década de 1930, já era possível encontrá-la em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro e Minas Gerais.Em outra versão apresentada pelo IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), a história da caipirinha começa por volta de 1918, no interior do estado de São Paulo. Nela, a caipirinha como conhecemos hoje teria sido criada a partir de uma receita popular feita com limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, a fim de acelerar o efeito terapêutico, a cachaça era sempre usada. "Até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida, para espantar o calor", explica Carlos Lima, diretor-executivo do Ibrac. Ainda segundo o mesmo, a difusão da caipirinha para o restante do Brasil teria se dado através da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo: a bebida teria ganhado grande popularidade entre os artistas do evento como um símbolo de brasilidade e que a teriam introduzido em seus estados de origem ao final do evento.
Em 2009 foi assinado por Luiz Inácio Lula da Silva um decreto, que, dentre outras prerrogativas, estabelece uma padronização para a bebida:
§ 5º A bebida prevista no caput, com graduação alcoólica de quinze a trinta e seis por cento em volume, a vinte graus Celsius, elaborada com cachaça, limão e açúcar, poderá ser denominada de caipirinha (bebida típica do Brasil), facultada a adição de água para a padronização da graduação alcoólica e de aditivos.N.do E.
— Decreto nº 6.871
Essa da invenção da caipirinha pela Dona Carlota Joaquina de Bourbon, embora uma história não confirmada, foi incluída em meu artigo Inventos Brasileiros. Tem jeito de cultura assimilada dos nativos, uma suspeita que, aliás, não existiria se ela tivesse inventado o bourbon. Mas, tudo bem, do lado de baixo do Equador, é melhor a gente pecar por embriaguez do que por sobriedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário