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15 fevereiro, 2016
O submarino afundado pelo WC de alta tecnologia
Pelos padrões da Segunda Guerra Mundial, o submarino alemão tipo VIIC era um caçador avançado dos mares. Mas um navio submarino de sua classe, o azarado U-1206, afundou durante sua viagem inaugural de combate, depois que seu comandante usou o vaso sanitário high-tech da embarcação de forma inadequada.
Sim, isso realmente aconteceu, e foi uma consequência inesperada e trágica de um problema real de engenharia naval.
Por anos. engenheiros alemães estiveram ocupados desenvolvendo o que eles pensavam ser a próxima geração de submarinos. Enquanto os submarinos aliados canalizavam seus esgotos para fossas sépticas da embarcação, os submarinos alemães tentavam economizar um precioso espaço a bordo, descarregando os resíduos diretamente no mar.
No entanto, o sistema alemão só funcionava quando o submarino estava perto da superfície, onde a pressão da água era baixa. Só podemos imaginar as condições desagradáveis para a tripulação quando esse tipo de embarcação tinha de ficar submerso por períodos prolongados.
Em 1945, a tecnologia do vaso sanitário havia amadurecido. Mentes superiores da Alemanha já produziam um vaso sanitário de alta pressão para águas profundas, que liberava os dejetos quando a embarcação estava profundamente submersa.
Esse tipo de lavabo, porém, era extremamente complicado. Primeiro, ele dirigia os dejetos humanos, através de uma série de câmaras, para uma câmara pressurizada. A engenhoca, em seguida, liberava a carga no mar a ar comprimido, como uma espécie de torpedo cocô.
Um especialista em cada submarino recebeu treinamento sobre os procedimentos operacionais para usá-lo adequadamente. Havia uma ordem exata de abertura e fechamento das válvulas para garantir que o sistema fluísse na direção correta.
Conheça agora U-1206 e seu orgulhoso comandante de 27 anos de idade, Karl-Adolf Schlitt. Em 14 de abril de 1945, Schlitt e seu submarino estavam há oito dias em sua primeira patrulha de combate na guerra. O submarino espreitava a 200 pés abaixo da superfície do Mar do Norte, quando Schlitt decidiu que ele mesmo ia manusear os equipamentos do banheiro.
Mas Schlitt não fora treinado como especialista de higiene. E teve de chamar um engenheiro para ajudá-lo, o qual, por sua vez, virou uma válvula errada e, acidentalmente, desencadeou uma torrente de águas residuais e água do mar de volta para o submarino.
A situação saiu do controle rapidamente. O líquido desagradável preencheu o compartimento do banheiro e começou a fluir para baixo, inundando as baterias gigantes do submarino – localizadas diretamente abaixo do banheiro – que, por sua vez, reagiram quimicamente e começaram a produzir o gás cloro.
Com o gás venenoso a espalhar-se pelo submarino, Schlitt freneticamente ordenou que o barco subisse à superfície. A tripulação esvaziou os tanques de lastro e disparou os torpedos em um esforço para melhorar a flutuabilidade da embarcação inundada.
De alguma forma, ficou pior ainda quando o submarino chegou à superfície. "Neste momento, aviões britânicos nos descobriram", escreveu Schlitt em seu relatório.
Depois de sofrer os fortes danos de um ataque aéreo, a única opção era ordenar os marinheiros que abandonassem o submarino e o afundassem.
"A tripulação chegou à costa escocesa em botes de borracha," acrescentou Schlitt. "Na tentativa de abordar a costa íngreme com o mar bravio, três tripulantes morreram tragicamente. Vários homens foram resgatados por um veleiro britânico. Os mortos eram Hans Berkhauer, Karl Koren e Emil Kupper ".
Schlitt sobreviveu à guerra e morreu em 2009. E os restos do U-1206 permanecem no fundo do Mar do Norte desde aquele dia.
The High-Tech Toilet That Sank a Submarine, por Elliot Carter. In: War is Boring
Yonatan Zunger, comentário no Google+
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