Páginas

16 outubro, 2025

Pentes explosivos

Pentear o cabelo faz parte da rotina diária da maioria das pessoas. 
No século 19, os pentes e as escovas eram feitos de marfim. Isso os tornava pouco acessíveis aos usuários, porque o marfim era caro . Apenas no início dos anos 1900, uma alternativa foi criada. Quando os pentes começaram a ser produzidos com um material chamado celuloide.
Só que havia um grande problema com esses novos pentes: eles pegavam fogo e explodiam com frequência.


O celuloide nem precisava ser tocado por uma chama para pegar fogo. Se estivesse perto de uma fonte de calor, entraria em combustão. Infelizmente, algumas pessoas morreram enquanto penteavam seus cabelos e barbas.
Celuloide
Criado a patir da nitrocelulose e da cânfora, um de seus usos mais conhecidos do celuloide é na indústria fotográfica e cinematográfica, na confecção das películas ou filmes. Historicamente, o primeiro celuloide utilizado em filmes foi o nitrato de celulose. No entanto, como este sofria combustão espontânea, a partir dos anos 1950 foi substituído pelo triacetato de celulose, menos inflamável, constituindo assim o chamado "filme de segurança" ("safety film", em inglês).
(https://go.tutorialrepublic.com/pt/discovered-details-clothes-hidden-people?ly=native_one&abtv=a76a0307-64d8-41fc-b1dc-203b2c0dca58)

Nenhum comentário:

Postar um comentário