Páginas

24 outubro, 2025

A horta de tomates

Um homem idoso (que vivia sozinho em Nelson) queria plantar sua horta anual de tomates, mas era um trabalho muito difícil, pois o solo era duro. Seu único filho, Paul, que costumava ajudá-lo, estava na prisão. O velho escreveu uma carta ao filho e descreveu sua situação:
Caro Paul, estou me sentindo muito triste, porque parece que não vou conseguir plantar minha horta de tomates este ano. Estou velho demais para cavar um canteiro, porém sei que se você estivesse aqui meus problemas acabariam. Pois você ficaria feliz em cavar esse canteiro para mim, como antigamente. Com amor, pai.
Poucos dias depois, ele recebeu uma carta do filho.
Querido pai, não cave. É aí que os corpos estão enterrados. Com amor, Paul.
Na manhã do dia seguinte, oficiais da polícia local chegaram e escavaram toda a área sem encontrar nenhum corpo. Eles se desculparam com o velho e foram embora. 
No mesmo dia, o velho recebeu outra carta do filho.
Querido pai, vá em frente e plante os tomates agora. É o melhor que eu pude fazer sob as atuais circunstâncias.

P.S. Já foi aqui publicado em 11/05/2013 com o nome de "A estratégia para um jardim". Então, o senhor vivia em Cabrobó, plantava flores (em memória da esposa) e o filho (que não era tratado pelo nome) respondia por telegrama. Na natureza tudo se transforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário