Páginas

28 setembro, 2025

Sinfonia n.º 5 em Dó menor, de Beethoven

Em 22 de dezembro de 1808, estreou em Viena a Sinfonia n.º 5, em Dó menor, opus 67, de Ludwig van Beethoven. Se as críticas iniciais deixaram de reconhecer na Sinfonia n.º 5 uma das maiores peças musicais jamais escritas, é necessário entender as condições adversas sob as quais a obra foi pela ouvida primeira vez.
No local do concerto fazia um frio de rachar. Passaram-se duas horas de um programa enorme de mais de quatro horas de duração antes da sinfonia começar a ser executada e a orquestra havia ensaiado pouco. No dia, a execução foi de tal forma medíocre que obrigou o compositor, praticamente surdo àquela altura mas que atuava como regente, a interrompê-la em uma determinada passagem para reiniciá-la desde o começo. Foi, em tudo e por tudo, um início pouco auspicioso para um acontecimento cultural que logo se tornaria a peça da música clássica mais conhecida em todo o mundo.
Essa percepção resistiria à passagem do tempo e a Sinfonia n.º 5 rapidamente se tornou a quintessência do repertório clássico para as orquestras em todos os quadrantes.
Esta obra traz uma das introduções musicais mais poderosas e impactantes jamais escritas: um 'fortíssimo' – sol, sol, sol, curtos, e um mi bemol, um pouco alongado – verdadeiro desafio para maestros, orquestras e público. O universo sonoro construído com base em quatro simples notas nos leva a uma dimensão musical nunca dantes conquistada. O professor de Hector Berlioz, Jean-François Le Sueur, quando a ouviu, ficou alucinado: "Quando saí da sala de concertos e tentei colocar o chapéu, não consegui encontrar minha cabeça".
Contudo, além de suas qualidades revolucionárias como uma composição erudita, a Sinfonia n.º 5 se mostraria com um enorme e duradouro poderio pop-cultural, graças principalmente ao motivo suscitado por suas primeiras e penetrantes quatro notas iniciais. Ela foi usada durante a Segunda Guerra Mundial para abrir a programação da rede BBC porque imitava a letra V, de Vitória, do código Morse (...-).
Extraído de: https://operamundi.uol.com.br
Vídeo
Em 8-10 de setembro de 1977, executada pela Filarmônica de Viena (sob a regência de Leonardo Bernstein), a Sinfonia n.º 5 em Dó menor, de Beethoven. I. Allegro con Brio (excerto):


Arquivo
http://blogdopg.blogspot.com/2023/05/a-sinfonia-v-de-beethoven-e-ii-guerra.html
http://blogdopg.blogspot.com/2014/07/quinta-sinfonia-de-butthoven.html [c/ vídeo só disponível no YouTube por restrição de idade]

Nenhum comentário:

Postar um comentário