Páginas

25 agosto, 2025

"A rainha das frutas"

O mangostão (português europeu) ou mangostim (português brasileiro) (*) é a fruta da espécie Garcinia mangostana, uma árvore frutífera tropical. Nativa do Sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia, Indonésia e Filipinas), a espécie chegou ao Brasil na década de 1940, sendo iniciamente cultivada no Pará.
Apenas 1/3 da fruta é comestível. A casca (de coloração roxa escura que lembra a brasileiríssima jabuticaba), o pericarpo (a camada entre a polpa e a casca) e as sementes representam os 2/3 restantes da fruta.
É geralmente consumida in natura ou utilizada para preparar sucos, doces e tortas. A rainha Vitória (1819-1901), da Inglaterra, teria considerado o mangostim a fruta mais saborosa do mundo, o que a esta rendeu o apelido de "a rainha das frutas". 
O mangostão ou mangostim ultrapassou a jabuticaba e ficou em 1.º lugar no ranking das 10 melhores frutas do mundo elaborado pela TasteAtlas, em 2023.

(*) O homem da quitanda não acha que o rio Amazonas, que corre trás-os-montes e numa pororoca deságua no Tejo, tenha sido a causa de duas nomenclaturas para designar a fruta. É o tamanho com que se apresenta.


"Moço, o senhor podia vender mangostão. Maneja tão bem todas as frutas que aqui estão expostas; um verdadeiro boticário - sabes olfativamente ofertar tantas delícias. O perfume mixado de manga rosa, goiaba, bergamota, jaca y jenipapo: não há quem não salive ao passar perto. Essa banca é a oportunidade de comer as cores que a vida sempre pariu. Também sou parido de árvore. Facilmente enraízo, me agrada sol, água boricada, 'auto poda', dou fruto, flor e desfolho. Desde que comi mangostão, procuro repetir o gozo. Tenho pedido pouco, agradecido muito. Até amor incondicional conheci. Já encontrei quase tudo o que acusei falta, mas mangostão tem sido a cobiça. O senhor podia vender mangostão! Veja que planejo comprar. Tantas coisas me são dadas para encontrar... meu recém poder de compra até esperança quis pagar." ~ Fabrício Hundou in "Pensador"

Nenhum comentário:

Postar um comentário