Páginas

04 maio, 2025

Por trás da canção: Nature Boy

No final dos anos 1940, houve um boato de que havia um "eremita", desencantado e desiludido com o mundo, supostamente "fora de sincronia" com a sociedade, vivendo na Califórnia, em uma caverna sob um dos L's do letreiro de Hollywood.
Ninguém realmente se importava com esse homem estranho, até uma noite em 1947, quando alguém tentou entrar nos bastidores do Lincoln Theater, em Los Angeles. Nat "King" Cole estava tocando lá, e o homem disse que tinha algo para Cole. Os funcionários, claro, não deixaram o homem estranho ver Cole, então ele deixou o que tinha com o empresário de Cole.
O que ele tinha era uma partitura de música, que Cole daria uma olhada mais tarde. Cole gostou da música e quis gravá-la, mas ele tinha que encontrar o homem estranho. Quando perguntadas, as pessoas que viram o homem disseram que ele era estranho, de fato, com cabelos e barba na altura dos ombros, usando sandálias e um manto branco.
Cole finalmente o localizou na cidade de Nova York. Quando Cole perguntou onde ele estava hospedado, o homem estranho declarou que estava hospedado no melhor hotel de Nova Iorque - do lado de fora, literalmente, no Central Park. Ele disse que seu nome era eden ahbez (escrito em letras minúsculas). A música que ele deu a Cole foi intitulada "Nature Boy". Tornou-se o primeiro grande sucesso de Cole e logo foi regravada por outros artistas ao longo dos anos, de Frank Sinatra e Sarah Vaughan a Tony Bennett e Michael Jackson e, mais recentemente, Lady Gaga.
A mídia enlouqueceu com aquele homem estranho e misterioso que entregou a Nat King Cole um dos maiores sucessos da época. Todos saíram para tentar descobrir mais sobre ele. O pouco que descobriram foi que ele era um órfão, que nunca ficava muito tempo em um lugar, vivendo quase sempre em lares adotivos. (Rusty Bertrand, Mastodon)


George Alexander Aberle (15 de abril de 1908 - 4 de março de 1995), conhecido como eden ahbez, foi um compositor e artista americano das décadas de 1940 a 1960, cujo estilo de vida na Califórnia foi influente no movimento hippie.
Ele acampava abaixo do primeiro L no letreiro de Hollywood, em Los Angeles, e estudava misticismo oriental. Ele dormia ao ar livre com sua família e comia frutas e nozes. Ele alegava viver com três dólares por semana.
Em 1959, ele começou a gravar música instrumental, combinando tons sombrios característicos com arranjos exóticos e (de acordo com a capa do disco) "ritmos primitivos". Ele frequentemente tocava bongô, flauta e poesia em cafés na área de Los Angeles. Em 1960, ele gravou seu único LP solo, Eden's Island, para a Del-Fi Records. Este misturou poesia beatnik com arranjos exóticos. Ahbez promoveu o álbum por meio de uma excursão a pé de costa a costa fazendo apresentações, mas vendeu mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário