Páginas

18 maio, 2025

Manoel Brigadeiro (1922 - 2015)

Nascido em Natividade (RJ), Manoel Frederico Soares foi batizado com o sobrenome dos patrões de seus ancestrais remanescentes dos tempos da escravatura.
De família pobre, mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro aos 8 anos. Começou a trabalhar muito cedo, como empregado doméstico, na casa do militar Antônio Guedes Muniz, que chegou a Marechal-do-ar. A cada promoção recebida pelo patrão, os amigos, carinhosamente, também o elevavam de posto. Daí seu pseudônimo artístico: Manoel Brigadeiro.
O convívio no meio aeronáutico lhe rendeu a profissão de mecânico de aviões e um cargo no então Ministério da Viação e Obras Públicas.
Conhecido como Embaixador do Samba em Brasília (onde passou a morar desde 1974, ao ser lotado no Ministério dos Transportes), ele foi autor de cerca de cem canções que foram gravadas por nomes como Ciro Monteiro, Alcides Gerardi, Isaurinha Garcia, Carmem Costa, Jair Rodrigues e Os Velhinhos Transviados.
Um dos seus sucessos foi "Tem bobo pra tudo", em parceria com João Correia da Silva, um samba lançado em 1962 na voz de Alcides Gerardi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário