Páginas

18 abril, 2025

Leitura biônica

Ler é uma ferramenta fundamental de aprendizagem para a maioria das pessoas, e é por isso que é uma das primeiras coisas que as crianças aprendem na escola e por que as nações estabelecem metas de alfabetização.
Mas mesmo aqueles de nós que são capazes de ler fluentemente podem, às vezes, ter dificuldades com o ato de ler em si. Talvez não lemos tão rápido quanto gostaríamos ou talvez nossas mentes divaguem enquanto nossos olhos se movem pelas palavras. Às vezes, chegamos ao final de um parágrafo e percebemos que não retivemos nada do que acabamos de ler.
Pessoas com problemas de foco ou atenção podem ter dificuldades com a leitura, apesar de não terem nenhuma deficiência real de leitura. Pode ser extremamente frustrante querer ler algo e não ter problemas para entender o material, mas ser incapaz de manter sua mente envolvida com o texto por tempo suficiente para "entrar" no que você está lendo.
Mas e se houvesse uma fonte que pudesse ajudar você a manter o foco? Que pudesse ajudar você não apenas a ler mais rápido, mas também a reter melhor o que acabou de ler?
É isso que os criadores da Bionic Reading afirmam ser possível com sua ferramenta de fonte. "A Bionic Reading revisa textos para que as partes mais concisas das palavras sejam destacadas", diz o site da empresa suíça . "Isso guia o olho sobre o texto e o cérebro lembra palavras aprendidas anteriormente mais rapidamente."
O ponto principal é que nossos olhos não precisam focar na palavra inteira porque nossos cérebros podem preencher o resto para nós. Ao colocar a primeira parte da palavra em negrito, conseguimos passar de uma palavra para outra mais rapidamente.


"A Bionic Reading visa a desempenhar um papel de apoio na absorção de textos de volume", afirma o site. "Vemos o progresso tecnológico como uma oportunidade para todos aqueles que querem aumentar o prazer da leitura em um mundo barulhento e agitado de forma focada e sem distração."
Embora não haja estudos citados sobre esse método de leitura, há muitas anedotas sobre sua utilidade.
"Isso é incrível! Tenho TDAH e nem percebi que estava com dificuldade de fixar a atenção quando lia", escreveu uma pessoa. "Meus olhos se fixam bem na letra em negrito. Mal posso esperar para tentar ler um livro novamente. Já faz um tempo que só tenho audiolivros."
No entanto, nem todos ficaram impressionados ou entusiasmados com a amostra. Algumas pessoas disseram que tiveram mais dificuldade para ler o texto biônico ou que ele as distraiu ou as deixou mais lentas. Respostas positivas e negativas vieram de um grupo diversificado de pessoas. Alguns que se descreveram como neurodivergentes disseram que adoraram e alguns disseram que foi mais difícil. O mesmo aconteceu com pessoas que disseram ser neurotípicas, então é difícil dizer a quem essa ferramenta pode ajudar mais especificamente. O cérebro de cada um funciona de forma diferente, e pessoas diferentes acharão coisas diferentemente úteis.
E, novamente, se isso não funciona para você, então provavelmente não foi feito para você. Para pessoas que têm dificuldade com leitura, algo como Bionic Reading pode fazer uma grande diferença.
Extraído de: http://www.upworthy.com/bionic-reading-could-be-a-game-changer-rp7

Nenhum comentário:

Postar um comentário