Páginas

02 novembro, 2024

Estilingue e bolinhas de gude

Jörg Sprave é um admirador dos estilingues que estava com algumas dúvidas em sua cabeça. "Bolinhas de gude podem penetrar a carne?" e "vão as bolinhas de gude estilhaçar ao acertar uma superfície dura?", ele pensou.
Com uma parede sólida e gelatina balística, Sprave e o The Slingshot Channel realizaram uma série de testes, a fim de responder a essas dúvidas. Primeiro, ele atirou bolinhas de três tamanhos diferentes em uma gelatina com densidade semelhante à do corpo humano, e ela foi penetrada impressionantemente. Ou seja, nada de brincar com estilingues e bolinhas de gude, ois as consequências podem ser trágicas.
Já para responder à segunda pergunta, as bolinhas foram atiradas em uma parede. Apesar de trincadas, não chegam a estilhaçar. A conclusão de Sprave não tem rodeios: "Bolinhas de gude são tão perigosas quanto as de aço quando atiradas de um poderoso estilingue".
Bolinhas de gude e estilingue podem ser uma combinação fatal,
https://tecmundo.com.br/video/14643-bolinhas-de-gude-e-estilingue-podem-ser-uma-combinacao-fatal.htm
N. do E.
Bolinhas de gude (bilas, no NE brasileiro) podem ser feitos de vidro, rocha e AÇO (esferas de rolamentos).
Usávamos as bilas em jogos no chão, impulsionando-as com o polegar. Nos estilingues (baladeiras), a  munição utilizada em caso de guerra eram as mamonas não assassinas. Que diferença do ponto a que chegaram os patriotários em Brasília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário