Páginas

30 setembro, 2024

O resgate de Atahualpa

Em 1531, Francisco Pizarro liderou 168 soldados espanhóis e duas dúzias de cavalos na conquista de Cajamarca, a então capital do Império Inca, onde hoje é o Peru. Os Incas, com um enorme exército, inicialmente não os viram como uma ameaça, até ficarem conhecendo a superioridade das espadas de aço dos espanhóis. E o monarca do império, Atahualpa, foi capturado e confinado em uma sala do complexo real.
Sem saída e com o seu império em jogo, Atahualpa começou a oferecer tesouros por sua libertação. Disse-lhes que daria ouro suficiente para encher a sala em que estava, além de prata suficiente para encher aquela sala duas vezes. E os espanhóis, que estavam muito abertos à ideia da indenização, garantiram que as obras de arte em ouro e prata fossem esmagadas e derretidas para maximizar as capturas.


Demorou dois meses para trazerem tanto ouro e prata para a sala. E o resgate acabou sendo estimado em 6 mil quilogramas de ouro e o dobro disso em prata, o que valeria hoje cerca de meio bilhão de dólares.
(http://www.neatorama.com/2024/02/12/The-Largest-Ransom-Ever-Paid/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário