Páginas

25 julho, 2024

Hello, Halley

Halley é um dos cometas mais brilhantes que nos visitam, e é o único com um período curto – 76 anos em termos cósmicos é curto – pelo que sua passagem pelos céus do nosso planeta está documentada há muito tempo: desde 239 a.C. Embora tenha o nome de Edmund Halley, que calculou a sua órbita a partir de suas observações da visita de 1682.
Em sua visita mais recente, em 1986, enviamos para visitá-lo uma verdadeira flotilha de sondas espaciais, que na verdade ficou conhecida como a "Flotilha Halley". Entre elas estava a sonda Giotto, da Agência Espacial Europeia, que na noite de 13 para 14 de março de 1986 fez a maior aproximação ao cometa, alcançando apenas 596 quilômetros do seu núcleo.
Presumivelmente, na próxima visita enviaremos sondas ainda mais sofisticadas. Não podemos nos esquecer que, desde então, conseguimos visitar vários outros cometas e até colocar a sonda Rosetta em órbita em torno de 67p/Churyumov-Gerasimenko e o módulo de aterragem Philae em sua superfície, numa das missões espaciais mais espectaculares dos últimos anos.
E o cometa certamente será fotografado da Terra com equipamentos muito mais sofisticados do que os disponíveis em 1986 e, sobretudo, acessíveis a muito mais pessoas.
Mas, acima de tudo, dará mais uma vez um espetáculo que poderá ser apreciado a olho nu.
(https://www.microsiervos.com/archivo/ciencia/cometa-halley-afelio-acercarse-sol.html)

(https://slideshows-pg.blogspot.com/2010/08/o-encontro-marcado.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário