Páginas

08 julho, 2024

Antes de viajar no tempo à Idade Média: o que saber?


Aplicável a viagens à Europa Medieval entre os séculos XI e XIV, uma época razoavelmente interessante
O normal seria viajar para as cidades, onde os estrangeiros seriam mais bem recebidos; claro, para as cidades (onde viviam 90% da população), muito menos para os castelos, que seriam como fortalezas privadas da época, fortemente protegidas e destinadas a espantar estranhos.
As cidades ideais seriam as da Inglaterra, França, Alemanha e norte da Itália.
Entre as coisas a ter em mente estão:
  • Doenças. É melhor estar vacinado para tudo e mesmo assim é muito provável que adoeça, principalmente de infecções gastrointestinais, sem falar de algo pior, por exemplo a malária.
  • Segurança pessoal. O ideal é viajar em grupo, pois viajar sozinho seria tão perigoso que seria raro sair vivo de qualquer confronto. Melhor estar armado com adagas e coisas do gênero, é claro.
  • Dinheiro. Naquela época era normal negociar moedas de prata, então trazer prata para derreter/comercializar e trocar por "dinheiro local" seria uma boa ideia.
  • Tenha uma história confiável. Para evitar levantar suspeitas, o melhor seria ter uma história preparada sobre de onde você vem, o idioma e o sotaque que vai usar, o motivo da viagem, seu "status social" e coisas assim. Caso contrário, as pessoas ficarão desconfiadas (e com razão)... e serão maus negócios.
  • Alojamento. Não existem hotéis propriamente ditos; É normal concordar em ficar em casas particulares, mosteiros ou talvez pousadas. As pessoas não têm jornais ou outras formas de entretenimento, por isso apreciam que você possa contar histórias ou trazer notícias de fora para quando anoitecer.
  • Refeição. Você come o que lhe oferecem no alojamento, mas não se esqueça da opção de fazer sopa com o que pode comprar no típico "mercado medieval" da época.
  • Línguas. Cada região tem seu dialeto e o ruim é que o inglês ou o francês na Idade Média eram bem diferentes e variavam de uma região para outra; como hoje, mas de uma forma selvagem. E também é difícil saber hoje como era a pronúncia exata. Havia também a língua franca ou "língua comercial" que permitia administrar desta forma as viagens de um lugar para outro. Além disso, o latim poderia ser utilizado como língua de alto nível cultural, por exemplo, nos mosteiros.
  • Raça e gênero. Não havia racismo "como tal" naquela época, mas um visitante negro na Inglaterra despertaria curiosidade, por isso é melhor ter a história preparada de antemão ("Eu venho do sul da Europa", ou "do Norte de África", "Leste", etc.) As mulheres também faziam peregrinações, para poderem ir de um lugar para outro, embora não devamos esquecer as questões de segurança e, novamente, nunca viajar sozinhas.
  • Religião. A religião era muito mais importante do que é hoje, e as diferenças de crenças eram piores do que as de raça ou género. Na Europa era preciso ser cristão ou arriscar-se a ter problemas ou ser acusado de qualquer coisa e acabar mal.
https://www.microsiervos.com/archivo/mundoreal/consejos-viajeros-tiempo-destino-edad-media.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário