Páginas

03 maio, 2024

Blog EM: 4 milhões de visualizações

Em 2006 vivia-se a "Era de Ouro" dos blogs. Com muita gente inscrita nas plataformas da internet dedicadas aos diários eletrônicos. No meu caso, foi o Blogger.
O Blogger é um serviço do Google, que se integra com outros serviços úteis da empresa, como o Google Analytcs, que permite acompanhar as estatísticas dos visitantes. E a plataforma usada pelo blogueiro, como é sabido, dispensa ter os conhecimentos de programação (HTML, essas coisas). Mas que ele atenda aos requisitos de escrever com clareza, concisão e, se possível, com algumas pitadas de irreverência.
Minha data de estreia foi em 18/11/2006, ao criar o Blog do PG, valendo-me das letras iniciais do meu nome e do meu primeiro sobrenome. Assim que a minha postagem inaugural noticiou: "Vai ser grátis, custe o que custar". Um ano após, estava comemorando o 1.º aniversário do Blog do PG com 556 postagens, 89 comentários e 9.050 acessos.
Algum tempo depois, mudei o nome do blog para EntreMentes, título que permanece até hoje. Não é um mero advérbio, o título remete a uma desejável interface - a da mente do autor (postagens) com as mentes dos leitores (comentários). Uma mudança que fiz sem prejuízo da audiência, pois o endereço eletrônico permaneceu o mesmo.
Na página de entrada do PG/EntreMentes, desde sempre há um "blogroll" para relacionar os blogs amigos e uma catraca para a contagem dos visitantes. E foi causa perdida minha proposta de fixar o Dia do Blog em 29 de fevereiro (para prestigiar os poetas bissextos).
O médico e escritor Dr. Lúcio Alcântara, com o que tinha produzido na blogosfera, publicou em 2009 um livro: "Blog de Papel". Li e gostei do livro do ex-governador do Ceará. Outro colega, Dr. José Alves, publicou no ano seguinte, um romance policial cuja trama acontecia em Fortaleza, a "Morte Mecânica".
E fui em frente semeando novos blogs. Nesta sequência: Linha do Tempo, Nov'Acta, Preblog e Slideshows do PG. Cada um com uma temática exclusiva e com diferentes frequências de atualizações. E todos eles continuam na ativa, acreditem.
As pessoas ainda estão lendo blogs?

<;

Sim, apesar da crescente concorrência que os blogs encontram nas redes sociais  (Facebook, Twitter, WhatsApp, Instagram etc.) e no tal Fediverso.
Concordo com Alyssa Prado, a Blogueira Inteligente, quando ela diz que o desinteresse do leitorado pelos blogs é, na verdade, um fenômeno de percepção. Se antes os leitores favoritavam os blogs para visitá-los repetidamente, hoje acessam os blogs de modo diferente. A partir das pesquisas que fazem nos sites de buscas. 
O mercado atual é dominado pelo Wordpress e pelo Blogger velho de guerra. Mas estão surgindo novas plataformas como o Wix, que o meu sobrinho André Gurgel escolheu para abrir recentemente o seu Polimatiablog.
Tendo os sites de buscas como aliados, e buscando renovar (exceto nos "templates"), um blog pode se tornar um "case" da blogosfera.
Assim é que o blog EntreMentes, com seus atuais setenta e dois mil acessos por mês, acaba de alcançar a marca de 4 milhões de visualizações de página.
E, para concluir, declaro não ter nada contra as redes sociais. Elas são ótimas para a gente fazer os back-ups.

2 comentários:

  1. Parabens pela marca dos 4! Todo dia venho ver as incriveis novidades que você encontra nas profundezas da web.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e sempre procuro ler os blogs. O EntreMentes está entre os que sempre visito, além do Gente de Mídia do jornalista Nonato Albuquerque. E os blogs que encontro tenho um carinho enorme. Vida longa ao EntreMentes e demais blogs!

    ResponderExcluir