Páginas

22 fevereiro, 2024

O chocallho da cascavel

O chocalho que existe nas serpentes peçonhentas vulgarmente chamadas de cascavéis (gênero Crotalus sp) é, na verdade, uma estrutura da cauda composta por um conjunto de anéis dérmicos formados ao longo da vida destes ofídios. Quando fazem a muda da pele, a porção caudal não se destaca e, assim, fica seca e oca, gerando um som semelhante a um guizo quando o réptil a sacode.
Basicamente, se trata de um órgão de aviso para que elas se protejam contra possiveis pisadas. Notem que, sempre que as cascavéis estão agitando seus chocalhos, elas ficam enrodilhadas com a cabeça "apontada" para o foco, enquanto a cauda fica erguida, e se este aviso não for suficiente, elas dão o bote!
O gênero Crotalus está representado no Brasil por uma única espécie, Crotalus durissus (foto), a qual tem uma ampla distribuição no país. São responsáveis pelo maior número das fatalidades. Seu veneno tem ações neurotóxica, miotóxica e anticoagulante.
Comentário. Uma curiosidade relacionada a elas é que existe uma planta chamada de Crotalária, cujo nome alude ao gênero das cascavéis, porque as vagens deste vegetal fazem um som semelhante ao dos chocalhos das serpentes quando farfalham ao vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário