Quando o arquiduque Azzo Visconti morreu em 14 de agosto de 1339, sua morte foi registrada como tendo ocorrido na vigésima hora. Em toda a história da humanidade, ele foi a primeira pessoa a ter sua hora de morte com uma hora moderna.
Antes desse ponto da história, as horas precisas eram reservadas para o estudo pedante de astrônomos e matemáticos. Mas, na península da Itália, o tempo estava apenas começando a ser codificado pela sociedade.
Embora os relógios de água, conhecidos como clepsidras, existissem no mundo ocidental há milênios, a utilidade dos relógios "à base de areia e gravidade" era algo que levaria muito mais tempo para as civilizações fazerem uso.
Assim como a lâmpada abriu todo um novo mundo de possibilidades para a humanidade ser trabalhadora, dentro de casa e até mesmo à noite, a cronometragem estava prestes a revolucionar a produtividade humana.
Imagem: "Alegoria do Bom Governo" (1338), a primeira evidência confirmada da ampulheta.
A necessidade de cronometragem precisa tornou-se uma questão de governança em lugares como Londres, onde as reuniões do Conselho eram realizadas pelo horário vagamente designado como "depois da missa". A igreja, no entanto, tinha pouco interesse em manter seus cultos dentro de um cronograma.
Ao definir horários de reunião para horários mais rígidos de "8 horas" em todo o continente europeu, foi possível controlar melhor o tempo, assim como coordenar eventos entre países até mesmo separados por oceanos.
Usando várias ampulhetas, igrejas, tribunais e órgãos governamentais foram capazes de alocar curtos períodos de tempo para diferentes itens em suas agendas.
Este conjunto de ampulhetas da coleção Ripley (vídeo) foi adquirido em 1925 pelo próprio Robert Ripley, em uma viagem à Itália.
O design deste cronometrista permite rastrear o quarto, meio, três quartos e hora completa. Projetos como este datam do século XVII e provavelmente teriam pertencido a uma igreja.
Ninguém sabe ao certo quem inventou a ampulheta ou como ela se tornou tão popular, mas o dispositivo logo se tornou de valor inestimável. Os navios podiam usá-los para navegar - o fluxo de areia era menos afetado pelas ondas do que nos relógios de água - e o tempo podia ser padronizado em todo o mundo.
Hoje, a cronometragem é mantida com mais precisão por constantes universais e pela onipresença da tecnologia, mas as ampulhetas de baixa tecnologia continuam populares como cronômetros para tudo, de cozinheiros domésticos escaldando ovos até crianças escovando os dentes.
How the hourglass shaped human history
Nenhum comentário:
Postar um comentário