Páginas

18 setembro, 2023

A campanha de eletrificação da União Soviética

Lev Sergeyevich Termen teve um bom timing. Lenin estava prestes a lançar uma enorme campanha sob o slogan curiosamente específico:
COMUNISMO = PODER SOVIÉTICO + ELETRIFICAÇÃO DE TODO O PAÍS
Por que fazer tanta eletrificação?
Bem, Lenin acabara de liderar uma Grande Revolução Proletária em um país sem proletariado, o que é como fazer uma omelete sem ovos. Você pode fazê-lo, mas levanta questões. É estranho.
Lenin precisava de um proletariado com urgência, e a maneira mais rápida de fazer isso era eletrificar e industrializar o país.
Mas havia outra razão não declarada para a campanha. Ao longo dos séculos, os camponeses russos se tornaram especialistas em resistir passivamente à autoridade central. Eles contavam com o fato de que as aldeias de seu enorme país eram atrasadas, dispersas e de difícil acesso.
Lenin sabia que, se conseguisse colocar os camponeses na rede, isso consolidaria seu poder. O processo de eletrificação do campo criaria cidades, fábricas e concentraria as pessoas em torno de grandes obras. E uma vez que o campesinato dependesse da energia elétrica, não haveria como voltar atrás.
A história não registra se Lenin acariciou um grande gato branco em seu colo e riu loucamente enquanto pensava nisso, porém devemos assumir que aconteceu.
(Aqui estão mais dois pôsteres de eletrificação de quando os designers legais ainda estavam no Time do Comunismo, antes do Realismo Socialista sufocar tudo.)


Termen era exatamente o que Lenin precisava: um inventor soviético com uma engenhoca elétrica (o teremim) que deslumbraria e surpreenderia as massas e ajudaria a vender eletrificação ao campo sob suspeição. Ele deu a Termen um passe ferroviário permanente, encorajando-o a fazer seu show aos camponeses por toda a União Soviética.
Quando Lenin morreu, alguns anos depois, Termen enviou uma mensagem urgente para que o corpo de Lenin fosse imediatamente congelado. Ele teve uma ideia de como trazê-lo de volta à vida, mas exigia colocar o corpo no gelo. Ele ficou arrasado ao saber que o cérebro de Lenin já havia sido retirado e conservado em álcool, e seu corpo embalsamado para exibição pública.
Dado o histórico de realizações técnicas de Termen, provavelmente é bom que ele não tenha tido a chance de transformar Lenin em zumbi.

OUR COMRADE THE ELECTRON (NOSSO CAMARADA, O ELÉTRON) - 4.ª parte desta palestra, que Maciej Ceglowski proferiu em 14/02/2014, na Webstock, em Wellington, Nova Zelândia.
[http://idlewords.com/]

Nenhum comentário:

Postar um comentário