Páginas

02 janeiro, 2023

A carta secreta de Tito para Stalin

Para Josef Stalin, o presidente iugoslavo Josip Broz, mais conhecido como "Tito", era em princípio apenas mais um líder local que ele poderia facilmente dominar. Um galho que, como ele mesmo descreveu, se dobraria no momento em que o Kremlin movesse um dedo. No entanto, durante a Guerra Fria descobriu que poderia ser um adversário duro e irritante disposto a manter uma política personalista nas costas da URSS.
O Camarada Supremo ficou tão obcecado com essa independência do líder iugoslavo que ordenou ao NKVD que acabasse com ele. Os historiadores estimam em 22 o número de tentativas de assassinato que Stalin organizou contra o marechal Tito. Todas elas falharam. Sua insistência em acabar com a vida deste fez com que o proprio Tito enviasse uma carta secreta ao líder soviético, na qual o advertia de que, caso Stalin continuasse com seus planos, ele também ordenaria um sicário a lhe fazer uma visita.
«Pare de enviar pessoas para me matar! Já capturamos cinco assassinos: um com uma bomba, outro com um rifle… Se você não parar de enviar assassinos contra mim, enviarei um para Moscou muito rapidamente e, claro, não precisarei de enviar outro.»
Depois de receber essa carta, Stalin desistiu de suas tentativas e Tito (foto) viveu até os 87 anos, morrendo de causas naturais.


Fonte:La carta secreta del gran enemigo de la URSS que aterró a Stalin hasta su muerte, ABC Historia

Nenhum comentário:

Postar um comentário