Páginas

28 maio, 2022

Uma noite no Beco das Garrafas

14/05/2022 - Tendo morado em 1972 na rua Prado Júnior (Ed. Corumbá), em Copacabana, é quase injustificável que eu não tenha conhecido à época o Beco das Garrafas.
Amante amantíssimo da bossa nova que eu era.
Fui algumas vezes à boate "Plaza", onde me lembro de ter sido sorteado com um relógio "roscofe", e frequentei os bailões do "Jaboatão", na avenida Princesa Isabel, no Leme. E até mesmo cheguei a aboletar-me num dos bancos do Beco da Fome para pegar um rango.
Dizem que o Beco das Garrafas ganhou esse nome por causa das garrafas atiradas por moradores de um prédio vizinho que se sentiam incomodados pelas jam sessions e/ou pelas discussões entre os frequentadores de suas boates (Little Club, Bottle's e Bacarat). Enquanto isso, a bossa nova rolava solta no apartamento da Nara Leão, sem que alguém fosse lá para avisar que já era madrugada.
Agora descubro que o Beco das Garrafas continua impávido em seu lugar de sempre na Duvivier, 37. Fiel à sua antiga missão, que é a de congregar os brasileiros aficionados em bossa e jazz.
Estava eu hospedado no Copa Sul, quando liguei para o "Bottle's Bar" (968008683 e 25432962). Atendeu-me o Sr. Alberto que, me confirmou para a noite, às 21 horas, o show de Dan Sebastian, e reservou-me uma mesa.
Elba e eu no Bottle's Bar
Um bar ao melhor estilo para um "pocket show" - com palco, sistema de som e iluminação. Com as paredes cobertas de fotos históricas que testemunham a importância da casa para a música brasileira (Elis Regina, sexteto Sérgio Mendes, Wilson Simonal, Dóris Monteiro, Tamba Trio, Bossa 3 e Jorge Ben, entre outros, apresentaram-se por lá). E com suas mesas e cadeiras que remontam ao ano de 1953, segundo acrescenta o prestativo Sr. Alberto.
Como chegamos cedo flagramos os músicos e cantor executando a passagem de som no palco. Um quarteto constituído por um tecladista, um baixista (baixo acústico), um baterista e o saxofonista Dan Sebastian, que é também cantor.
O show
O que se ouviu a seguir foi uma grande apresentação de músicos virtuosos e criativos. Dan Sebastian, um claro admirador do cool jazz do trumpetista Cheat Baker, é exímio em seu saxofone e nas vocalizações. Inclusive quando ele incursiona no repertório nacional (que ali esteve representado por canções de Billy Blanco, Carlos Lyra, Djavan e Geraldo Pereira).
Ao final de um show que durou duas horas, Dan Sebastian circulou entre as mesas para cumprimentar os clientes.
Atrás de um vistoso balcão, o Sr. Sergio de Martino comandava o movimento do "Bottle's Bar". Ele é o proprietário dessa casa desde 1972 e se prepara para abrir um segundo espaço no Beco.
Em nossa permanência no bar, consumimos: Cuba libre, taças de espumante, queijo provolone à milanesa e pasteis. E pagamos dois couverts artísticos de R$ 40,00, ficando toda a despesa muito aquém do deleite que nos foi proporcionado.
Paulo Gurgel, blog EM
Site: http://becodasgarrafas.mus.br/

5 comentários:

  1. Sonoro e fotogŕafico relato de uma noite nesse pedacinho do Rio que guarda um pedacinho da nossa juventude. Eu morei lá nessa mesma época. Chegamos a nos encontrar na escadaria do Hospital Souza Aguiar, lembra?

    ResponderExcluir
  2. Lembro sim, Nelson.
    Até entrei no Sousa Aguiar, onde você me mostrou a documentação de de um caso oftalmológico.
    (Mas essa lembrança foi estimulada, Nelson.)

    ResponderExcluir
  3. Excelente crônica. Sou saudosista. Adoro recordar bons momentos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Comentários transferidos:
    Aline Pessoa disse...
    - Que riqueza de detalhes, muito bom o texto!!!
    Everardo de Carvalho disse...
    - Passei momentos memoráveis aí. Frequentasse o Cinema Um! sessão da meia-noite e depois Cervantes.
    Cesar Forti disse...
    - Beleza colega! Um abraço.
    Auxiliadora Barroso disse...
    - Que legal, Paulo!
    Sonia Lobo disse...
    - Excelente, Paulo!

    ResponderExcluir
  5. Comentário transferido:
    Antonio José disse...
    - Deve ter sido um momento extremamente prazeroso. Vou ficar assíduo na leitura de se blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir