Páginas

07 novembro, 2021

Bares clandestinos

Um bar clandestino é um estabelecimento ilícito que vende bebidas alcoólicas ou um bar de estilo retro que reproduz aspectos de bares clandestinos históricos.
Escreve a arquiteta Bárbara Cassou, em Archtrends Portobello:
El Born, bairro emblemático de Barcelona, abriga um dos bares mais surpreendentes que você poderia visitar. No estilo speakeasy, o bar Paradiso é uma joia escondida por trás de uma geladeira industrial e oferece drinques criativos.
Um bar speakeasy (*) é um conceito de bar escondido. Sua origem se deu através dos bares clandestinos, na época da Lei Seca. Geralmente possui um local em frente, e por uma passagem secreta abre-se para o bar nos fundos. Para entrar lá ou pedir uma bebida escondida, era preciso falar uma palavra-chave.
O bar Paradiso inspira-se neste conceito. De frente à rua está um pequeno restaurante, que vende sanduíches (sua especialidade são os sanduíches de pastrami). Dentro do restaurante, uma grande geladeira branca industrial faz parte do cenário, que ao abrir, é a entrada principal para o bar nos fundos do edifício.
Como se fosse uma transição de ambientes completamente diferentes, você passa pela geladeira industrial e entra em um bar sofisticado e icônico.
O diferencial do Paradiso são seus drinques criativos. Os drinques, além de saborosos, são servidos nos mais inusitados e diferentes tipos de copos e recipientes. Entre eles: El Camaleón (O Camaleão), o qual vem com uma proposta de bebida perfumada e afrutada com vodka marinada com manjericão, Tokaji seco (vinho húngaro), licor elaborado com ingredientes naturais inspirado no Amazonas, jasmim e xarope de água de coco.

Os bares clandestinos, embora ilegais, eram numerosos e populares durante os anos da Lei Seca. Alguns eram operados por pessoas que conhecidamente faziam parte do crime organizado. Embora a polícia e os agentes do Bureau of Prohibition frequentemente os invadissem e prendessem seus proprietários e clientes, eles eram tão lucrativos que continuaram a florescer. O speakeasy logo se tornou uma das maiores partes da cultura americana durante esse tempo.
Várias mudanças aconteceram conforme os bares clandestinos se formaram: uma foi a integração. Com essoas das raças negras e brancas se reunindo, e até mesmo se misturando, com poucos ou nenhum problema.
Outra mudança ocorrida foi a maior participação das mulheres. Muitas empresas criaram seus bares clandestinos para atrair mulheres e obter mais lucros. E as mulheres também começaram a se inserir no negócio de bares clandestinos. Texas Guinan, uma ex-atriz de cinema e teatro, abriu muitos bares clandestinos durante a Lei Seca, como o 300 Club e o El Fey. Guinan admitia que não seria nada sem a Lei Seca, e suas duas maiores concorrentes eram Helen Morgan e Belle Livingston. WIKI

(*) speakeasy, assim chamados por causa da prática de falar baixinho sobre tal lugar em público, ou quando dentro dele, para não alertar a polícia ou vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário