Páginas

15 outubro, 2021

Uma breve história das notas musicais

O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. (*) Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um Hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluti
Labii reatum
Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de "Sante Iohannes" (São João). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.
[. . .]
The Noisy Doctor
Dó, Ré, Mi...

(*) Segundo o Grove Dictionary, a solmização é "o uso de sílabas em associação com alturas como dispositivo mnemônico para indicar intervalos melódicos".

VÍDEO: Solmização de Canções Populares

Nenhum comentário:

Postar um comentário