Páginas

02 setembro, 2021

A venda de relógios nas estações ferroviárias

Se você estivesse procurando um relógio em 1880, saberia onde conseguir um? Você iria a uma loja, certo? Bem, claro, você poderia fazer isso, mas se você quisesse um que fosse mais barato e um pouco melhor do que a maioria dos relógios de loja, você iria para a estação de trem!
Parece um pouco engraçado?
Bem, em cerca de 500 cidades no norte dos Estados Unidos, era onde os melhores relógios podiam ser encontrados. Por quê? A ferrovia não estava vendendo os relógios, de forma alguma. O operador de telégrafo, sim.
Na maioria das vezes, o telégrafo estava localizado na estação ferroviária porque as linhas telegráficas seguiam os trilhos de uma cidade a outra. Normalmente era a distância mais curta e a faixa de domínio já havia sido garantida para a linha férrea.
A maioria dos agentes da estação também eram operadores de telégrafo qualificados e eram a principal forma de comunicação da ferrovia. Eles sabiam quando os trens saíam da estação anterior e quando chegariam na próxima estação. E era o operador de telégrafo que tinha os relógios.
Na verdade, eles venderam mais deles do que quase todas as lojas juntas por um período de cerca de 9 anos. Tudo isso foi arranjado por "Richard", que também era telegrafista.
Certo dia, ele estava de serviço na estação ferroviária de North Redwood, Minnesota, quando um carregamento de relógios chegou do leste. Era uma caixa enorme de relógios de bolso. Ninguém jamais veio reivindicá-los. Então, Richard enviou um telegrama ao fabricante e perguntou o que eles queriam fazer com os relógios. O fabricante não queria devolver o frete, então telegrafaram a Richard para ver se ele poderia vendê-los. Foi o que Richard fez.
Ele enviou uma mensagem para todos os agentes do sistema perguntando se eles queriam um relógio de bolso barato, mas bom. Ele vendeu a caixa inteira em menos de dois dias e com um lucro considerável.
Isso foi o começo de tudo. Ele encomendou mais relógios da relojoaria e encorajou os telegrafistas a montar uma vitrine na estação oferecendo relógios de alta qualidade por um preço barato para todos os viajantes. Funcionou!
Não demorou muito para a notícia se espalhar e, em pouco tempo, outras pessoas, além dos viajantes, foram à estação de trem para comprar relógios. Richard ficou tão ocupado que teve de contratar um relojoeiro profissional para ajudá-lo com os pedidos. Esse foi Alvah. E o resto é história, como dizem.
O negócio decolou e logo se expandiu para muitas outras linhas de produtos. Richard e Alvah deixaram a estação ferroviária e montaram em Chicago sua empresa, a Sears and Roebuck, que ainda está lá.

https://www.bitsandpieces.us/2021/04/11/buying-a-watch-in-1880/

Nenhum comentário:

Postar um comentário