Páginas

12 setembro, 2020

Rota 66

A Rota 66, conhecida como a "Main Street of America", foi apelidada de "Mother Road" pelo romancista John Steinbeck. Também foi imortalizada pelo maior escritor da geração beat, Jack Kerouac. Ele passou sete anos percorrendo a via e escrevendo seu "On the Road".
Inaugurada em 1938, a Rota 66 fazia parte do plano nacional de autoestradas dos EUA, que estabeleceu 96 rodovias. O traçado original da 66 tinha cerca de 4 mil km de extensão, cruzando quase 200 cidades e oito estados americanos, indo de Chicago, em Illinois, até Santa Monica, na Califórnia. O exato meio é identificado pela placa “Mid Point”. De lá, são cerca de 1.830 km até cada uma dessas duas cidades.
A rota ficou famosa graças a "Easy Rider" (1969). Mas outros sucessos também se passaram lá, como "Golpe de Mestre" (1973), "Bagdad Cafe" (1987), "Forrest Gump" (1994), além da série "Route 66" (década de 1960) com 116 episódios para a televisão. Em 2012, o livro "On the Road", de Jack Kerouac, virou um filme dirigido pelo brasileiro Walter Salles.
Bagdad Cafe (Out of Rosenheim)
Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.
Veja Tributo a "Bagdad Café", com sua música tema "Calling You".
Hoje, muitos trechos da rota foram absorvidos por vias expressas. Ainda há pedaços originais transitáveis, mas que não dão em lugar nenhum. Centenas de moteis ainda permanecem à sua beira; alguns ainda em funcionamento, e outros apenas com a fachada preservada para os turistas fotografarem.


Ainda é possível circular por 85% do traçado original da estrada que, mesmo desativada em 1985, resume a cultura (e a contracultura) dos EUA. (Thais Sant'ana, O que tem de legal na Rota 66? Por que ela ficou famosa? SUPERINTERESSANTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário