Eratóstenes de Cirene (276 aC. - 195 aC.) foi a primeira pessoa a calcular a circunferência da Terra e o fez com uma precisão notável. Sem sair do Egito, o matemático grego calculou-a em 30.960 km, com um erro de apenas 1,6 por cento. Seus contemporâneos o apelidavam de Beta, a segunda letra do alfabeto grego, pois ele era supostamente o segundo melhor do mundo em quase todos os campos.
https://blogdopg.blogspot.com/2014/05/o-beta.html
No vídeo abaixo, Carl Sagan explica como Eratóstenes calculou a circunferência da Terra há cerca de 2.200 anos.
A primeira circunavegação da Terra foi realizada pela expedição Magalhães-Elcano, que partiu de Sevilha, Espanha em 1519 e retornou em 1522, depois de cruzar os oceanos Atlântico , Pacífico e Índico.
Com o surgimento da aviação comercial, no século 20, a circunavegação da Terra passou a ser direta, durando apenas dias ou horas em vez de anos. Hoje, o desafio de circunavegar a Terra mudou para desafios de velocidade, de resistência humana e de utilizar-se de métodos menos convencionais.
Incluir-se na franja da sociedade que acredita que a Terra é plana é um retrocesso sem explicação. Nos últimos 500 anos, acumulam-se as provas do formato arredondado do planeta, bastando a gente entrar num avião para ver a curvatura da Terra, e temos ainda a tecnologia da geolocalização, as imagens da Terra a partit do espaço etc.
Vejam esta notícia:
Em junho de 2019, o clube de futebol da terceira divisão espanhola Móstoles Balompié mudou de nome para Flat Earth FC, por decisão do ex-futebolista e presidente do clube, Javi Poles, que acredita na teoria da Terra Plana.
"El primer club del mundo que lucha por divulgar la verdad del mundo en el que vivimos."
https://twitter.com/FlatEarth_FC
Há pessoas que escolhem acreditar em coisas sem sentido. Será que, daqui para fente, vão querer jogar com uma bola em forma de disco?
Michael Shermer, no livro "Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas", tenta explicar essas crenças absurdas.
ResponderExcluir