Embora ninguém esteja completamente certo de como e quando essa tradição começou, ela é de quando a fumaça dos fogões escapava por pouco mais de um buraco no teto das casas. As mulheres, então, pintavam com cal as manchas de fuligem. No entanto, as manchas ainda seriam parcialmente visíveis e acredita-se que as mulheres, para que suas casas parecessem imaculadas para as festas religiosas, passaram a cobrir os restos das manchas de fuligem com pinturas florais. Uma vez que a cozinha moderna e seus sistemas de exaustão foram incorporadas às residências, esses encobrimentos deixaram de ser necessários. Mas isso não impediu que os padrões florais se tornassem gradualmente sofisticados.
Páginas
▼
02 junho, 2019
Zalipie: vila pintada da Polônia
Zalipie, uma aldeia isolada no sudeste da Polônia, é o lar de uma tradição encantadora. Há mais de um século, as mulheres da aldeia começaram a pintar suas casas: no entanto, não o faziam com uma cor única e uniforme, como se poderia esperar de uma sociedade tradicional e conservadora. E a aldeia, graças à intrincada e vibrante pintura de suas mulheres, floresceu.
Embora ninguém esteja completamente certo de como e quando essa tradição começou, ela é de quando a fumaça dos fogões escapava por pouco mais de um buraco no teto das casas. As mulheres, então, pintavam com cal as manchas de fuligem. No entanto, as manchas ainda seriam parcialmente visíveis e acredita-se que as mulheres, para que suas casas parecessem imaculadas para as festas religiosas, passaram a cobrir os restos das manchas de fuligem com pinturas florais. Uma vez que a cozinha moderna e seus sistemas de exaustão foram incorporadas às residências, esses encobrimentos deixaram de ser necessários. Mas isso não impediu que os padrões florais se tornassem gradualmente sofisticados.
Embora ninguém esteja completamente certo de como e quando essa tradição começou, ela é de quando a fumaça dos fogões escapava por pouco mais de um buraco no teto das casas. As mulheres, então, pintavam com cal as manchas de fuligem. No entanto, as manchas ainda seriam parcialmente visíveis e acredita-se que as mulheres, para que suas casas parecessem imaculadas para as festas religiosas, passaram a cobrir os restos das manchas de fuligem com pinturas florais. Uma vez que a cozinha moderna e seus sistemas de exaustão foram incorporadas às residências, esses encobrimentos deixaram de ser necessários. Mas isso não impediu que os padrões florais se tornassem gradualmente sofisticados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário