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08 maio, 2019

A cartografia da persuasão

A biblioteca da Universidade Cornell publicou uma impressionante coleção de mapas e infográficos do colecionador PJ Mode, sob o título de The Cartography of Persuasion.
É uma coleção de mais de 800 mapas cujo objetivo é influenciar opiniões ou crenças , transmitir uma mensagem em vez de simplesmente comunicar informações geográficas. Os mapas da coleção abordam uma ampla gama de mensagens: religiosas, políticas, militares, comerciais, morais e sociais.


Uma coisa bem começada está metade feita, Victor Gillam
https://digital.library.cornell.edu/catalog/ss:3293822
Notas do colecionador - Um desenho político satírico que reflete as ambições imperiais dos Estados Unidos, após a rápida e total vitória na Guerra Hispano-Americana de 1898. Em junho de 1899, o Congresso autorizou e o Presidente McKinley designou a Isthmian Canal Commission (Comissão do Canal), encarregada de fazer "uma investigação para determinar o projeto mais viável de um canal através do istmo... sob o controle, a administração e a propriedade dos Estados Unidos". No outono de 1899, a popularidade de McKinley era alta e parecia provável que ele fosse reeleito (como ele de fato o foi, com Theodore Roosevelt como vice-presidente).
A bandeira americana tremula das Filipinas e Havaí (anexado durante a guerra como uma estação estratégica), no Pacífico, a Cuba e Porto Rico no Caribe. O Presidente McKinley está com um pé em solo americano e o outro na América Central, com a picareta na mão, arregaçando as mangas para cavar o canal da Nicarágua. Navios cargueiros do Havaí, Manila e da Costa Oeste, "Produtos Americanos para Países Estrangeiros", estão alinhados para passar através do canal para a Europa. Um ansioso Tio Sam está trazendo mais ferramentas de Washington, dizendo (na legenda abaixo): "Termine o canal, McKinley, e faça nossa expansão nacional competir em sua primeira administração".

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