Páginas

07 maio, 2023

Incêndios provocados por aparelhos de ar condicionado

Muitos incêndios são provocados por aparelhos que são indispensáveis para refrescar os dias de calor (aparelhos de ar condicionado e ventiladores).
Edifício Joelma
A tragédia no Edifício Joelma, também em São Paulo, é um dos casos mais emblemáticos do Brasil. No dia 1.º de fevereiro de 1974, um curto circuito num aparelho de ar condicionado provocou um incêndio, que matou 188 pessoas e deixou 345 feridas.
A catástrofe aconteceu apenas três anos depois da inauguração do prédio de 25 andares. Pela TV, o Brasil acompanhou o desespero das pessoas que se refugiaram no topo do prédio e as tentativas de resgate feitas pelos helicópteros. Foram oito horas e meia de fogo. Cinco pessoas foram condenadas por crime de negligência e omissão, mas ninguém foi preso.
Museu Nacional 
Laudo pericial produzido pela Polícia Federal aponta que um curto-circuito causado pelo superaquecimento em um aparelho de ar-condicionado foi a causa do incêndio no Museu Nacional, no Rio, em 2 setembro de 2018. O fogo destruiu a maior parte do acervo de 12 mil itens, incluindo o crânio de Luzia. O fóssil, de 12 mil anos, é um dos mais antigos das Américas e mudou as teorias sobre o povoamento do continente. A investigação descartou incêndio criminoso.
Ninho do Urubu
08/03/2019. Incêndio nos alojamentos do centro de treinamento do Flamengo deixou 10 adolescentes da categoria de base mortos e 3 feridos. De acordo com o documento final da CPI dos Incêndios, entre as causas do incêndio no Ninho do Urubu, estavam a falta de manutenção do ar condicionado, a ausência de saída de emergência e o uso incompatível dos contêineres como dormitórios.
Fontes:
http://www.portalmie.com/atualidade/2018/06/perigo-incendios-provocados-pelo-ar-condicionado-e-ventilador/
http://twitter.com/search?q=%22Museu%20Nacional%22&src=tren

Nenhum comentário:

Postar um comentário