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19 novembro, 2018

Por que os aviões não são construídos com o material da caixa-preta

Se um avião fosse construído com os mesmos materiais que protegem uma caixa-preta, o peso inviabilizaria o seu voo.
Só para ter uma ideia, um avião muito utilizado na aviação comercial brasileira, o modelo da Boing 737-700, pesa, no máximo, cerca de 70 t. Se a mesma aeronave fosse construída com resina e misturas de metais (os mesmos materiais que protegem as áreas eletrônicas da caixa-preta), seu peso seria de aproximadamente 550 t.
"Isso tornaria o voo inviável. Seriam necessários motores gigantescos para tirar esse avião do chão. É um projeto completamente descabido e inviável pela relação custo/benefício", afirma Hildebrando Hoffmann, professor da Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS. Ele explica que os aviões comerciais normalmente são construídos a partir de fibras de vidro e de carbono, materiais muito leves, resistentes e de baixa manutenção.
Caixa-laranja
De preta a caixa que contém informações preciosas sobre o voo só tem o nome. A caixa-preta é, na verdade, laranja. E tem duas faixas que refletem a luz. Assim fica mais fácil encontrá-la no mar, em florestas ou em meio aos destroços do avião.
Com cerca de 13 cm de altura, 22 cm de altura e 40 cm de comprimento, ela aguenta uma temperatura de até 1.100 ºC. Caso caia no mar, ela suporta uma pressão de 20 mil pés, ou aproximadamente 6 mil metros de profundidade.
"Dessa forma não há possibilidade de que a água danifique os circuitos eletrônicos, a 'memória' que guarda todas as informações importantes do voo", explica o Prof. Hoffmann.
Fonte: noticias.terra.com.br
A propósito:
«Os símbolos das unidades de medida são escritos com um espaço de intervalo dos algarismos (ex.: 3 min). O símbolo do grau Celsius é ºC. Portanto, o valor 1.100 ºC deve ser deste modo escrito».

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