Páginas

14 novembro, 2018

A carta em que Einstein prevê os tempos obscuros do nazismo

"Aqui estão sendo gestados tempos obscuros, econômica e politicamente, por isso estou contente de poder ficar longe de tudo isso durante um semestre."
Foi esse o relato do físico Albert Einstein para sua irmã mais nova, Maja, em uma carta escrita em 1922, apenas dois anos depois da fundação do partido nazista. O documento acaba de se tornar público.
Na mensagem, o físico previa o terror que se avizinhava da Alemanha. Seu amigo Walther Rathenau, de origem judia e então ministro de Assuntos Exteriores alemão, havia sido assassinado pouco tempo antes por alemães antissemitas. O próprio Einstein havia sido advertido pela polícia de que sua vida corria perigo.
O cientista se viu, então, obrigado a sair de Berlim. Acabou se mudando para Kiel, no norte da Alemanha - onde, acredita-se, teria escrito a carta para a irmã.
Na mensagem, o físico ainda escreveu sobre o perigoso caminho que a Alemanha estava seguindo. Naquela altura, já estavam plantadas as sementes do antissemitismo como política de Estado. "Estou muito bem, apesar de haver antissemitas entre meus colegas alemães", disse para Maja.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46187774
https://www.dn.pt/mundo/interior/carta-de-einstein-sobre-antissemitismo-alemao-vendida-por-mais-de-28-mil-euros-10174891.html


A carta manuscrita foi leiloada por 28 mil euros (32 mil dólares) na última terça-feira, 13, em Jerusalém. O que há de especial nela é que Einstein realmente previu - ele percebeu com 10 anos de antecedência - o que aconteceria na Alemanha. Isso torna esta carta particularmente significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário