Páginas
▼
17 setembro, 2018
Compositores infantis e suas obras
De acordo com o "Child Composers and Their Works", de Barry Cooper, Frederick Ouseley (1825-1889) é "possivelmente a criança mais jovem a compor uma música completa e coerente que ainda sobrevive". Esta peça é datada de 18 de novembro de 1828, quando Ouseley tinha 3 anos e 3 meses de idade. Foi "aparentemente escrita por sua irmã Mary Jane, porque ele começou a compor muito antes de aprender a escrever; mas suas irmãs parecem não ter tentado "corrigir" sua música de forma alguma.
O compositor Sir John Stainer observou, em 1889:
"Da maneira natural e fácil com que todos os acordes cairiam sob uma mãozinha, não pode haver dúvida de que sua irmã conseguiu escrever exatamente o que ele tocou."
Talvez com vergonha desse esforço insignificante, Ouseley passou a compor uma ópera aos 8 anos.
https://www.futilitycloset.com/2018/04/05/precocious-4/
Em Child Composers and Their Works: A Historical Survey, Barry Cooper examina mais de 100 compositores nascidos antes de 1900 que escreveram obras musicais substanciais antes dos 16 anos. O livro fornece uma visão geral do assunto, examinando as formas e identificando as possíveis razões de suas obras terem sido marginalizadas da literatura geral. O livro também contém uma relação comentada desses compositores infantis notáveis, sendo uma referência valiosa para acessar seus primeiros trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário