Páginas

11 julho, 2018

O troféu da Copa do Mundo

Um professor de química britânico calculou que, se o troféu da Copa do Mundo fosse realmente de ouro sólido, seria muito pesado para os jogadores de futebol levantarem.
Martyn Poliakoff, da Universidade de Nottingham, estima que um troféu de ouro sólido de seu tamanho - 36 centímetros de altura - pesaria pelo menos 70 kg.
Ele conclui que o troféu, ou pelo menos parte dele, deve ser oco.
A Fifa insistiu que a parte metálica do atual troféu, que data de 1974, era "ouro sólido". Ao dizer para a BBC News que o prêmio pesava 6,175 kg, incluindo 4,9 kg de "ouro sólido de 18 quilates" e duas camadas de malaquita, uma pedra semipreciosa.
Ninguém ganha de fato o cobiçado troféu, já que a Fifa mantém a posse do mesmo entre os torneios e apenas concede uma réplica folheada a ouro para o país campeão da Copa do Mundo.
Metal denso
O professor Poliakoff disse que uma taça de ouro genuinamente sólida dessa altura teria o peso de uma pessoa adulta. "O ouro é um dos metais mais densos", disse ele. "De acordo com meus cálculos, se fosse de ouro sólido pesaria entre 70 e 80 kg."
O professor sugeriu que o termo "ouro sólido" pode significar que "a parte metálica seja totalmente de ouro. Não é dizer que exista uma camada fina de ouro e o resto seja de aço, por exemplo".
"No entanto, eu acho - e não tenho como saber - que talvez a bola no topo, que representa o mundo, seja provavelmente oca. Ou o troféu não seria leve o suficiente para que as pessoas o elevassem acima de suas cabeças, e também seria um grande desperdício de ouro".
https://www.bbc.com/news/10301713

VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário