Páginas

04 agosto, 2017

Idiotas e ponto

1
Curiosamente, não é mais um tropo de retórica contemporânea que deve seu nome a um dos pais da mecânica quântica. De acordo com o Urban Dictionary, um "Schirödinger asshole" (Douchebag de Schrödinger) é alguém que faz comentários sexistas, racistas ou intolerantes em geral e só decide se falou a sério ou se disse uma piada ao ver a reação dos outros.
Idiotas de Schrödinger, não: idiotas e ponto.
2
Nunca antes tivemos tanta informação e tantas oportunidades para discutir a situação política atual. No entanto, em vez de presenciarmos debates rigorosos e honestos, a relação entre os políticos, a mídia e sociedade de hoje é caracterizada pela desconfiança e apatia.
O que aconteceu?
Em seu livro "Enough Said: What's Gone Wrong with the Language of Politics?" (Sin palabras..., na versão para o espanhol), Mark Thompson explica como nas últimas décadas as mudanças políticas, sociais e tecnológicas têm alterado dramaticamente a forma como abordamos e discutimos as questões que afetam a todos. Para ele, a retórica política tornou-se um tanto duvidosa e obsoleta e não tem feito mais do que contribuir para o voto populista que promete autenticidade, honestidade e confiança em oposição a manipulação e mentiras que dominam a paisagem atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário