"Esse tipo de precipitação é muito rápida, se forma em poucos minutos, o que torna de difícil previsão", explica Rogério Rezende, meteorologista do Inmet. "Países com alta incidência de tornados possuem equipes que, às vezes, conseguem antecipar sua ocorrência, mas é preciso monitorar dentro da nuvem", aponta Rezende.
Outro meteorologista, Lúcio de Souza, também do Inmet, falou sobre o assunto à GloboNews. "O tornado é talvez o elemento meteorológico mais difícil de prever. Você pode prever uma tempestade severa, como foi feito", explica Souza. De acordo com o especialista, 98% das grandes tempestades não geram tornados.
O Inmet informa que os ventos que formaram o tornado em Xanxerê podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h, já que derrubaram ao menos 5 torres de energia que suportariam até 200 km/h. A estação da entidade localizada no município registrou ventos de 84 km/h, porém, fica longe dos bairros onde ocorreu o tornado.
De acordo com o Inmet, foram emitidos avisos de que haveria condições climáticas severas no dia, com tempestades atingindo o oeste de Santa Catarina. Somente em 2015, 42 alertas como este foram realizados na região Sul, mas apenas este culminou em tornado.
Fonte: Rafael Miotto, do G1
A Alameda dos Tornados
Esta abundância dos tornados na região é tornada possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.
Estatisticamente, a maioria dos tornados americanos produz-se no Texas. Pelo critério da superfície terrestre atingida, é a Florida que tem o mais forte índice de episódios de tornados mas a maior parte destes são fracos. O Oklahoma tem a maior taxa de grandes tornados super-destruidores. [1]
Os EUA figuram com 15 tornados na lista elaborada pela Wikipédia dos 42 tornados mais mortais no mundo. [2] O tornado de Joplin, Missouri, que aconteceu em 22 de maio de 2011, é o mais recente da lista. No rastro de sua destruição, deixou 162 mortos e 1.150 feridos. [3]
Fonte: Wikipédia [1] [2] [3]
Vídeo
Caleb Pence James e sua noiva Candra não deixaram que um tornado qualquer atrasasse os seus votos de casamento em uma cerimônia perto de Harper, Kansas, EUA.
In: O tornado não foi um transtorno
Nenhum comentário:
Postar um comentário