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15 abril, 2013

Ironia e humor na linguagem

Ferramenta detecta ironia e humor na linguagem
por Romulo Augusto Orlandini, Com Ciência
(publicado em 27/08/2012 / acessado em 21/09/2012)
Pesquisadores espanhóis criaram uma ferramenta que detecta ironia e humor nos comentários da rede social. O modelo, criado na Universitat Politécnica de Valencia (UPV), foca no Twitter para identificar o que é dito pelos usuários na Internet. O objetivo foi desenvolver modelos que permitissem identificar padrões linguísticos de como os internautas concebem e verbalizam fenômenos complexos como a linguagem figurada online.
A pesquisa é parte do trabalho do professor Paolo Rosso, do Laboratório de Engenharia em Linguagem Natural (Lab NLE), com o doutorando Antonio Reye na UPV. “Interessa-nos entender o que os usuários reais consideram ser um texto humorístico ou irônico”, disse Reyes.
A conclusão obtida foi que as características da linguagem funcionam como um “sistema”, sendo que não há uma particularidade linguística que caracterize um texto como irônico ou com humor. Para chegar aos resultados os pesquisadores consideraram quando os usuários utilizaram hastags como #ironia ou #humor para identificar as frases.
De acordo com artigo “From humor recognition to irony detection: The figurative language of social media”, escrito por Rosso, Reyes e também por Davide Buscaldi, da universidade francesa Paul Sabatie, alguns cenários foram revelados durante o estudo. Para os pesquisadores, ambiguidade estrutural, morfossintática ou semântica, polarização (entre negativo e positivo), usos inesperados da linguagem e cenários emocionais são alguns dos elementos utilizados por internautas para transmitir ironia ou humor. Um exemplo é o uso de comunidades profissionais como “gatilhos” irônicos, como na frase “estava tão frio no último inverno que eu vi um advogado com as mãos em seu próprio bolso” – ou fonológico, como na citação: “infantes não gostam de infância tanto quanto adultos de adultério”.
A ferramenta computacional poderá ser utilizada por empresas para coletar informações sobre como os internautas se referem a produtos e serviços disponibilizados.

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