Páginas

07 fevereiro, 2013

A máquina de Rube Goldberg

O caricaturista Rube Goldberg se tornou conhecido por retratar dispositivos que realizam tarefas simples de formas complicadas, geralmente por uma reação em cadeia. No exemplo abaixo, vemos "o guardanapo auto-operacional (ou de funcionamento automático) do Professor Butts", que mais tarde foi reimpresso no livro Rube Goldberg's inventions!, compilado por Maynard Frank Wolfe a partir do Rube Goldberg Archives.


Esse "guardanapo de funcionamento automático" é ativado quando a colher de sopa (A) é elevada até a boca, puxando a corda (B) e, assim, repuxando a concha (C), que lança o biscoito (D) para o papagaio (E). Ao saltar para pegar o biscoito, o papagaio faz com que a vara (F) se incline, lançando sementes (G) no balde (H). O peso extra no balde puxa o cabo (I), que abre e acende o charuto (J), acionando o foguete (K) que faz a foice (L) cortar a corda (M), possibilitando que o pêndulo - com um guardanapo anexo - balance para limpar o queixo do Professor Butts.

Vídeo
Este é um dos melhores vídeos a que já assisti. Criado há quase dez, ainda é absolutamente um clássico. Como as redes sociais não existiam, à época, não virou por isso um viral. Mas era incansavelmente "e-mailed".
Trata-se de um comercial da Honda. O vídeo mostra as várias partes do carro Honda Accord, interagindo umas com as outras, à maneira de uma máquina de Rube Goldberg.


Nenhum comentário:

Postar um comentário