31 março, 2016

Um selfie dos antigos

É de 1920. Não havia câmeras digitais nem telefones celulares. As pessoas espremidas no segundo plano e os braços dos fotógrafos deste selfie de grupo mostram que a técnica ainda estava longe de seu estado de arte.

Byron Co. - 1920 - Museu da Cidade de NY

O gênero da palavra selfie
De fato, desde que os celulares passaram a tirar fotos e permitir sua postagem imediata nas redes sociais, a prática de tirar selfies virou febre. O que coloca a relevante questão: estamos tirando "um" selfie ou "uma" selfie?
Selfie é palavra inglesa, diminutivo de self, por sua vez redução de self-portrait, "autorretrato". Alguns gramáticos, como Napoleão Mendes de Almeida, defendem que palavras estrangeiras sejam empregadas em português mantendo o gênero que têm na língua de origem. Outros advogam que essas palavras tenham em português o gênero de sua equivalente vernácula. Assim, pelo primeiro critério devemos dizer "a Deutsche Bank" porque Bank é feminino em alemão; pelo segundo critério, é certo dizer "o Deutsche Bank", já que estamos nos referindo a um banco, masculino em português.
Quanto a selfie, seu gênero em inglês é neutro (ou natural, como denominam alguns), já que portrait é neutro. Como não temos em português o gênero neutro, devemos transferi-lo para o masculino, uma vez que as palavras neutras do latim deram, salvo uma ou outra exceção, palavras masculinas em nosso idioma. Nesse caso, selfie será masculino em português.
Se adotarmos o segundo critério, daremos a selfie o mesmo gênero do português "retrato". Mas este também é masculino, logo, qualquer que seja o critério adotado, "selfie" será sempre palavra masculina em nossa língua.

O homem que soluçava

No início da década de 1980, havia um personagem obscuro dos desenhos animados chamado de Mr. Hiccup (Sr. Soluço). Um homem pequeno e verde, que usava uma gravata e um chapéu de feltro, o Sr. Soluço, que tinha uma "vida normal, um emprego normal, e uma casa normal," mas sofria de um problema "não tão normal": apesar de seus esforços sinceros, ao longo de 39 episódios, ele não conseguia parar de soluçar.


Não obstante o Sr. Soluço ser bem-humorado e alegre, a difícil situação desse personagem fictício é um problema muito real: os médicos estimam que, em um dado momento, cerca de 1.000 pessoas nos Estados Unidos estão a sofrer do intolerável inferno dos soluços crônicos.
Conhecido cientificamente como "flutter diafragmático sincrônico", os soluços são contrações espasmódicas involuntárias que ocorrem no diafragma, resultando em um rápido e sucessivo fechamento das cordas vocais. Normalmente desencadeados pelo aumento da pressão abdominal, os soluços são uma aflição que todos nós já enfrentamos em nossas vidas - mas, na grande maioria das vezes, eles vão embora, naturalmente, depois de uma ou duas horas.
Quando soluços duram mais do que alguns dias, eles são considerados "persistentes" e quando perduram além de um mês, crônicos. Não há cura medicamentosa para os crônicos.
Leia o artigo completo no Acta.

Uma solução à texana para soluços e Tratamento dos soluços

30 março, 2016

O voo espacial de Pontes

Há 10 anos...
Em 30 de março de 2006, Marcos Cesar Pontes (nascido em Bauru, SP, a 11 de março de 1963) tornou-se, a bordo da Soyuz TMA-8, o primeiro brasileiro e primeiro lusófono a ir para o espaço.
Era a coroação de um acordo de cerca de US $ 20 milhões, firmado em 2 de setembro de 2005, entre os governos do Brasil e da Rússia.
Após o acordo, Pontes, o único brasileiro que havia então completado o programa de treinamento de astronautas da NASA, transferiu-se para a Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde pôde aprender sobre os sistemas operacionais e de suporte da Soyuz, antes de voar para a Estação Espacial Internacional (ISS).
Durante sua estada na ISS, Pontes realizou oito experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira.
Em 8 de abril de 2006, a Soyuz pousou no Casaquistão.
O voo de Pontes coincidiu com as celebrações do centésimo aniversário do 1º voo de um avião a motor, realizado pelo pioneiro da aviação Santos Dumont, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

https://en.wikipedia.org/wiki/Marcos_Pontes
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_space_travelers_by_nationality

Caminhantes lentos

Liverpool torna-se a primeira cidade a abrir pistas para caminhadas rápidas
A propósito
O que os leitores do reddit pensam sobre os caminhantes lentos:
– Eu ando através dessas pessoas. Danem-se.
– Acho mais fácil empurrá-los para o chão e continuar minha caminhada sem aqueles passos desajeitados de bebê por trás deles.
– O melhor é bater-lhes na cabeça com um objeto pontiagudo e colocá-los em uma lixeira nas proximidades.
– Existe uma pista para as caminhadas bobas?
– Estudos mostram que os caminhantes rápidos tendem a viver mais tempo. Então, a ironia é que estes caminhantes lentos estão se movendo mais rapidamente para suas sepulturas.
– Pior do que caminhar lento é parar perpendicular ao fluxo dos pedestres para manter uma conversa.
– A solução é andar com uma campainha de bicicleta (vídeo).

– Ou apenas andar de bicicleta e atropelá-los, o melhor dos dois mundos!
Contraditório
♪Tocando em frente♪ (vídeo)

29 março, 2016

Foliar

Em uma foto enviada para o imgur:
"Estas folhas têm suas próprias folhas."

Comentário: "agradáveis pinceladas".

Às tantas folhas 
Mimetismo vegetal |  As formigas de Maria |  A arte hindu em folhas

Oito fundos de frigideiras e uma lua de Júpiter


A NASA lançou tempos atrás esta imagem composta de 9 objetos redondos. Oito deles são fundos de frigideiras. após muitos anos de uso e desgaste, e um deles é Europa, uma lua de Júpiter. Ela foi tirada pela sonda espacial New Horizons da NASA, em 2007.
Você consegue adivinhar qual delas é a lua Europa?
Dê seu palpite. Em seguida, compare com a resposta que aparece no Daily Telegraph.

28 março, 2016

Até os ossos

"Hasta los huesos" ("Até os ossos") é um curta-metragem de animação mexicano, premiadíssimo. Escrito e dirigido por René Castillo, o filme é claramente inspirado na tradição mexicana do Dia dos Mortos.




Sinopse
"Hasta los huesos" começa com o enterro de um homem recentemente falecido. Os agentes funerários carregam seu caixão, enquanto sua viúva chora desesperadamente. Depois que o caixão foi enterrado, o homem de repente acorda, apesar de que ele não está realmente vivo. Então, uma passagem para um mundo subterrâneo se abre sob o caixão, e ele cai em um lugar muito estranho. Quando ele se levanta, ele percebe que está em algum tipo de bar boêmio, onde todo mundo é esqueleto, e parece que uma festa acaba de começar. Confuso, o homem entra no bar, incomodado por um "verme" que a todo tempo insiste em mordê-lo. Nisso, uma bebida é servida para ele, e uma mulher começa a cantar, Morta, ela está ali para fazê-lo compreender que estar morto não é tão ruim (aceita que dói menos). O grifo é meu.

Castillo usa um leve tom de comédia para lidar com esse assunto melancólico e consegue criar uma fábula agridoce, que culmina com a apresentação da tradicional "La Llorona" pela banda de rock mexicana "Café Tacuba". Em seus 12 minutos de duração, a trama se desenrola sem diálogos (exceto a letra da canção),

Slideshow PAPEL PICADO

Não se pode ter tudo

O Wall Street Journal publicou uma interessante infografia sobre as fontes de energia, sua capacidade e densidade energéticas, tudo isso aplicado aos aparelhos que nos rodeiam. Que explica como a bateria de lítio de um telefone móvel, que normalmente dura 15 horas (com sorte), poderia durar 3 dias se alimentada com gás natural, 8 dias com carvão e 9 dias queimando a gordura do corpo (prático!).

Mas a solução mais radical para aumentar a duração da bateria seria a utilização de uma bateria de urânio: a densidade energética do U-235 é tal que, grosso modo, proporcionaria uns 12 milhões de dias (cerca de 32 mil anos) de funcionamento para um telefone celular continuamente ligado. No modo de espera, o funcionamento duraria mais 500 mil anos. Mesmo aqueles que falam muito ao telefone celular considerariam esses valores satisfatórios, suponho.
Por desgraça, encaixar uma bateria como esta em um telefone móvel, com tudo o que é necessário para operar o invento, seria bastante complicado. Isso para não falar dos «pequenos efeitos secundários», como a provável morte do usuário pela radioatividade emitida.
Seria o iPhone ou a vida, não se pode ter tudo.

As baterias humanas | Dicas de "jeitologia" | O lítio | O NoPhone | A hidrelétrica de bolso | Carregando...

27 março, 2016

Médicos pela Democracia

Foi lançado na terça-feira, 22, em Fortaleza-CE, por um grupo de médicos progressistas, o movimento "MÉDICOS PELA DEMOCRACIA", com um manifesto em defesa da democracia em nosso país.
O movimento, que tem como principais articuladores o Dr. Manoel Fonseca e o Dr. Arruda Bastos, ex-secretário de Saúde do Ceará, já conta com a participação de 108 médicos.
Manifesto
"O correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." ~ Guimarães Rosa
Vivemos um tempo sombrio em nosso país, em que o Estado de Direito está sendo corroído e há uma exacerbação de preconceitos, intolerância e violência.
A Constituição brasileira está sendo aviltada por decisões judiciais arbitrárias. Não aceitamos a tentativa de golpe que visa a cassar a vontade livre e soberana dos brasileiros que se expressaram nas urnas. Diante desta grave situação, nós, "Médicos pela Democracia", firmamos nossa posição:
1- Defendemos a Democracia e a manutenção do Estado Democrático de Direito, respeitando o arcabouço jurídico previsto na Constituição Brasileira de 1988.
2- Acreditamos que o debate político, pautado pelo respeito, destituído de sentimentos de ódio, preconceito e de incitação à violência é salutar para a jovem democracia brasileira.
3- Não compactuamos com a corrupção e defendemos que corruptos e corruptores sejam investigados, julgados e punidos, dentro da Lei, protegendo o direito à ampla defesa, à presunção de inocência e ao contraditório.
4- Repudiamos a seletividade e a parcialidade observadas em distintas ações executadas por setores do judiciário e da polícia federal, induzindo-nos a crer que exista uma articulação entre tais setores, alguns partidos e a grande mídia, com o objetivo de destituir a Presidente da República.
5- Discordamos dos posicionamentos sobre a atual conjuntura política, publicados recentemente, sem consulta à categoria, das entidades médicas: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e o Sindicato dos Médicos do Ceará.
6- Não aceitamos que, insuflados por operações espetaculosas do aparelho judicial-midiático, se estabeleça um clima de intolerância e violência em nosso país e atitudes fascistas sejam estimuladas, quebrando a liberdade de opinião e destroçando as relações sociais.
Defendemos, portanto, o Estado Democrático de Direito, a Soberania Nacional, a Justiça Social e a Liberdade. Não ao Golpe!

27/03/2016, 19h44 - O que está acontecendo?
Sai o Japonês da Federal, entra o Decano YouTuber.

Trumpetes de vidro

Etai Rahmil é um artista em Oakland, Califórnia, que se especializou em soprar vidros (glassblowing). Para sua série Symphony of the Seasons, ele fez várias reproduções em vidro de trumpetes.
Seus "trumpetes" são delicados, precisos e de execução aparentemente mágica. Você quase pode ouvir a música fluir pelo vidro.

Ver também:
Esculturas virais

Como é uma bola de futebol por dentro


26 março, 2016

A data do Fim do Mundo

Qualquer um que faça uma previsão sobre a data do Fim do Mundo está apenas criando uma contagem regressiva - até zero - para a credibilidade pessoal. ~ Dave Pacheco

Como são distribuídos os ovos de Páscoa

Foto de Chris Phenomenal
Uma continuação de: 
Como são feitos os ovos de Páscoa

25 março, 2016

Anna mandou ver

Na noite de quarta-feira (23), a cineasta Anna Muylaert recebeu o prêmio "Faz Diferença" do jornal "O Globo", na categoria cinema.
Em seu discurso de agradecimento, ela disse que, ao ser perguntada por jornalistas no exterior, se a Jessica – a filha da empregada doméstica que virou universitária no filme "Que horas ela volta?" – era real, ela respondia a todos que era uma utopia. Mas, ao promover o filme nas universidades brasileiras, relatou ter então conhecido muitas jovens que lhe diziam: "Eu sou a Jéssica. Sou a primeira pessoa da minha família na universidade".
A seguir, sob os fortes aplausos do público que lotava o auditório do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Anna mandou ver:
– Eu dedico esse prêmio a todas as Jéssicas da vida real. E dedico ao pai e à mãe desses jovens, que são o ex-presidente Lula e a presidente Dilma.

Quem morre lentamente...



Até tu, Universo?
O Universo está morrendo pouco a pouco, segundo uma equipe internacional de cientistas, que concluiu que a energia produzida atualmente por 200 mil galáxias é duas vezes menor que há dois bilhões de anos.
"A partir de agora, o Universo está fadado ao declínio", explicou Simon Driver, membro do Centro Internacional de Pesquisas Radioastronômicas (ICRAR) da Austrália, que participou do projeto.
"O Universo se estirou no sofá, se cobriu com uma manta e se prepara para um sono eterno", acrescentou o cientista.

24 março, 2016

Quantas combinações são possíveis no jogo do xadrez?

Costuma-se dizer que o xadrez é tão complexo que o número de combinações possíveis neste jogo é maior do que o número de átomos no universo. Neste vídeo (em inglês) do Numberphile se examinam estas cifras e como se chega a elas.
O valor mais utilizado é o Número de Shannon, calculado pelo próprio pai da teoria matemática da comunicação: 10 120. O número de átomos no universo é estimado em 10 80, de modo que a diferença de magnitudes na comparação do primeiro com o segundo é simplesmente inacreditável.
E o número de combinações no xadrez com relação ao gúgol, cuja magnitude é de 10 100, é ainda um número incrivelmente grande.

Siga lendo este artigo no Microsiervos.

O segredo que os figos escondem

Debaixo da doçura de um figo há um ciclo de vida algo temível para quem aprecia esta fruta. Leia o artigo e descubra-o. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas.


Não há forma simpática de escrever isto: sempre que alguém come um figo, está também a comer vespas. São insetos da família Agaonidae que polinizam as flores da figueira. Na verdade, cada uma das espécies de figueira vive em simbiose perfeita com uma espécie particular de vespa: o animal entra no fruto para deixar os ovos e depois acaba por transportar o pólen das plantas, permitindo a reprodução destas.
Voltando à terrível verdade: vale a pena repetir, sempre que alguém come um figo, está também a comer vespas. Como? O figo tem um buraco por natureza, na base, está a ver? . É muito estreito, mas as vespas esgueiram-se através dele para o interior da fruta. Depois de depositar os ovos, as vespas morrem e são absorvidas pela fruta. No seu interior, as pequenas vespas crescem. Os machos acasalam-se com as fêmeas e morrem em seguida. As fêmeas abandonam o figo, já fecundadas e cobertas do pólen da figueira.
É assim que, quando comemos uma destas frutas, acabamos por comer a fruta e umas quantas vespas mortas dentro dele.
Ciência, OBSERVADOR

Entenda a diferença
Fruto, fruta e pseudofruto

Bônus
Capineiro de meu pai!
Não me cortes os cabelos…
Minha mãe me penteou,
Minha madrasta me enterrou,
Pelo figo da figueira
Que o passarinho picou…
"A menina e o figo", Contos Populares Portugueses

Bônus do bônus

23 março, 2016

Como ganhar uma briga de bar


"Pegue uma cadeira...". Isso foi o que a minha mãe (a campeã de judô Ann Maria De Mars) disse à minha irmã, quando ela foi para a faculdade. Ela não lhe deu conselhos de como cuidar da roupa. Ela disse: "Ouça:... Você é uma pessoa pequena, por isso, se der merda em um bar, você pega uma cadeira e começa a balançá-la a seu redor". Ela nunca nos ensinou a colocar uma maquiagem, ela nunca nos ensinou a cozinhar, mas ela nos ensinou que, se você estiver em uma briga de bar, você pega uma cadeira e fica a balançá-la ao redor.

– Ronda Rousey, campeã da UFC, em uma entrevista à Esquire

Poderá também gostar de ver
O começo da briga

Mansa Musa


Período: 1280-1337
País: Mali
Riqueza: mais rico do que qualquer um poderia descrever
Mansa Musa, rei de Timbuktu, é muitas vezes referido como tendo sido a pessoa mais rica do mundo. De acordo com o professor de história Richard Smith, do Ferrum College, o reino da África Ocidental de Musa foi provavelmente o maior produtor de ouro do mundo. Isso no tempo em que o ouro estava com uma demanda especialmente alta.
E quão rico era Musa? Não há, realmente, nenhuma maneira de colocar em números exatos a sua fortuna. Os registros são escassos e as fontes contemporâneas descrevem as riquezas do rei em termos que são impossíveis para a época.
Há relatos de sua famosa peregrinação a Meca – durante a qual as despesas de Musa causaram uma crise cambial no Egito – com a menção de que dúzias de camelos foram utilizados no transporte de centenas de libras de ouro. (Smith diz que um ano de produção de ouro do Mali provavelmente gerava cerca de uma tonelada.) Outros dizem que o exército de Musa consistia de 200 mil homens, incluindo 40 mil arqueiros – um quantitativo de combatentes que, mesmo atualmente, seria difícil para trazer a campo.
Rudolph Ware, professor de história da Universidade de Michigan, explica como as pessoas penam para descrever as riquezas de Musa, de tão imensas que eram:
"Ele foi o cara mais rico que alguém já viu, esse é o ponto", diz Ware. "As pessoas tentam encontrar palavras para explicar isso. Há imagens dele empunhando um cetro de ouro em um trono de ouro, com uma xícara de ouro na mão e uma coroa de ouro na cabeça. Imagine tanto ouro quanto você acha que um ser humano poderia possuir e dobrá-lo, isso é o que todas as estimativas procuram comunicar."
Quando ninguém pode sequer compreender a sua riqueza, significa que você é irritantemente rico.


Poderá também gostar de ver:
O valor do ouro

22 março, 2016

"Na verdade, pegaram você", diz Janine

Em um texto publicado em sua página pessoal no Facebook, o filósofo, professor da USP e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, criticou o grampo de conversas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff, interceptado pela Polícia Federal e divulgado na imprensa do País na noite de ontem (16).
Ao comentar o episódio, Janine enfatizou o caráter arbitrário da medida, condenada por juristas como Dalmo Dallari (leia mais), e advertiu que ela abre precedente para que decisões de exceção sejam cometidas contra qualquer cidadão brasileiro.
Leia a seguir o texto na íntegra
Esqueçam por um momento que foram Dilma e Lula os grampeados ilegalmente ontem à tarde. Pensem que, agora, não há mais limite algum ao grampo ilegal e a seu uso igualmente ilegal. A qualquer momento, um policial e um juiz podem mandar gravar você. Você, empresário, psicólogo, o que seja. Conheço psicólogos que atendem pelo telefone. Podem ser grampeados – e com boas razões, porque, afinal, há clientes que superfaturam ou corrompem, e que contam isso ao terapeuta. Há sacerdotes que ouvem confissões. Confissão é de coisa errada, não é? Ótima razão para gravar e apurar. Empresários podem sonegar, ótima justificativa para grampeá-los, todos, não é? Mesmo que não soneguem. Isso já começou, quando o sigilo acusado-advogado foi rompido. Claro, o acusado é bandido, não é? E nestas gravações, caro amigo, cara amiga, podem descobrir coisas que nem desonestas são, mas que vão lhe causar um mal danado. Podem descobrir, empresário, que você pretende lançar um novo produto na praça. E podem divulgar este segredo para seu concorrente. Podem descobrir que o analisando teve um filho antes de casar, que pretende reconhecê-lo, mas que está difícil fazer isso porque vai dar problemas com o cônjuge. Todo mundo tem uma vida íntima. Esta vida íntima pode ser gravada. Pode ser divulgada pela Internet ou vendida a uma pessoa que não gosta de você.
É por isso que as liberdades burguesas – faço questão de usar o nome meio pejorativo que a esquerda lhes deu, mas que tem uma certa razão, porque são liberdades do indivíduo contra a interferência do Estado – são tão importantes. Hoje muitos estão felizes porque acham que pegaram Lula e Dilma. Na verdade, pegaram você. Você não tem mais proteção contra os agentes da lei. Eles farão com você o que quiserem. Poderão chantagear você.
E não venha com o quem não deve não teme. A vida íntima não é feita de ilegalidades. Ela é feita de segredos, sim, que ninguém tem o direito de invadir. Ninguém tem o direito de saber uma multidão de coisas que são suas. OK, Mark Zuckerberg sabe. Mas ele está interessado em big data e não em você especificamente. Então fique contente, e quando sua vida pessoal for exposta, lembre que você apoiou isso.
(Reflexão depois de ouvir a gravação Lula-Eduardo Paes. Nada de relevante para a sociedade saber, Nada mesmo. Puro exercício de prepotência: vejam quem manda. E mesmo isso – a brincadeira de Paes que Lula, você tem alma de pobre – está vindo à tona. Quando pegarem sua vida íntima, debocharem de seus gostos, venderem sua intimidade, aproveite sua descida aos infernos para fazer contrição, confissão, talvez comunhão).”

Sem intercorrências

"Quando alguém me pergunta como eu posso melhor descrever minha experiência em quase 40 anos no mar, eu simplesmente digo: sem intercorrências. Claro que houve tempestades de inverno, vendavais, nevoeiros e coisas do tipo, porém em toda minha experiência nunca estive em qualquer tipo de acidente que vale a pena se falar a respeito. Apenas em uma ocasião vi uma embarcação em perigo em todos os meus anos no mar. Eu nunca vi um naufrágio ou estive em um naufrágio, nem estive em qualquer situação que ameaçava acabar em um desastre de qualquer tipo. Perceba, eu não sou um bom material para uma história." – Edward Smith, capitão do RMS Titanic.

21 março, 2016

O que está acontecendo?

A rede social e servidor para microblogging Twitter faz nesta segunda-feira 10 anos. Cresceu tanto que hoje é utilizada por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, conectando o cidadão comum a Barack Obama ou ao papa.
Twitter esteve em revoluções e tem influenciado o comportamento da mídia.
Nada fazia prever o seu extraordinário sucesso quando, em 21 de março de 2006, Jack Dorsey e três colaboradores criaram uma espécie de serviço de mensagens (sms) para a internet – com um limite de 140 caracteres.
O Twitter chegou até aqui por se manter fiel ao espírito para o qual foi criado. O de ser o arauto do tempo real.

Curiosidades postais e filatélicas - 1/3

Os selos surgiram na Inglaterra, em 1840, como uma necessidade de tarifar correspondências. Quem pagava pelo envio era o destinatário que, em diversos casos se recusava a fazê-lo, causando prejuízos às empresas de entrega. Para solucionar os desencontros, o professor Rowland Hill elaborou uma proposta: o valor seria cobrado na hora da postagem e comprovado o pagamento por um pequeno papel colado ao envelope – o selo postal.
Século XIX
06/05/1840 – Lançamento do primeiro selo postal do mundo: o Penny Black, na Inglaterra.
01/08/1843 – Lançamento do primeiro selo postal do Brasil: o Olho-de-Boi.
Série Olho-de-Boi
1852 – O primeiro selo circular é lançado na Itália.
1853 – O primeiro selo triangular é emitido no Cabo da Boa Esperança;em 1853.
1856 – A Colômbia lança aquele que até hoje é o menor selo do mundo, medindo 8 x 9,5 mm.
1860 – A Suíça lança o primeiro cartão-postal.
1862 – Lançado em Liverpool, Inglaterra, o primeiro jornal filatélico "The Monthly Advertiser".
1863 – Emitido na França um selo trazendo a efígie coroada de louros de Napoleão III, que para muitos é considerado o primeiro selo comemorativo do mundo.
1865 – A Colômbia emite o primeiro selo com formato de estrela.
1871 – Lançado no Peru uma emissão trazendo uma locomotiva como tema e usado para os serviços postais da recém-inaugurada estrada de ferro entre Lima-Callao-Chorilos é considerado por alguns estudiosos o verdadeiro pai de todos os selos comemorativos.
1875 – Criada a União Geral dos Correios, que passa a se chamar União Postal Universal (UPU).
15/01/1882 – Lançada por Luiz Levy, em São Paulo, "O Brazil Philatélico", a primeira publicação filatélica brasileira.
04/02/1886 – Fundada no Rio de Janeiro, por Fried Pordo, a primeira entidade filatélica brasileira, uma filial da Sociedade Filatélica Bávara.
24/06/1887 – Fundada a Sociedade Philatélica Porto-Alegrense, que lançou a revista "O Phillatelista".
1892 – Realizada em Paris a primeira Exposição Filatélica.
1894 – O primeiro selo em formato de diamante é lançado na Somália.
01/01/1900 – É lançada a primeira série comemorativa do Brasil, homenageando o quarto centenário do descobrimento. Era composta de quatro selos.
(continua)

20 março, 2016

Gatos e religião




Os gatos foram adorados como deuses no Antigo Egito.
Eles se lembram disso o tempo todo.
Mas não há como organizá-los em uma religião.

A clarineta de cenoura

Usando uma faca de cozinha, uma régua e um furadeira elétrica, o músico australiano Linsey Pollak transforma, em menos de cinco minutos, uma cenoura em um instrumento musical. Essa habilidade do Linsey é mostrada nesta aula TED, em Sidney, em que você tem direito a ouvir, no final, o músico australiano tirar um som surpreendente do instrumento.
Tem o bocal de um saxofone mas, segundo o próprio fabricante, o instrumento é tecnicamente uma clarineta.



"Bom dia. Tem muita gente aqui. Deve ser porque eu estou usando minha camisa vermelha."

Bônus
Slideshow CENOURAS HUMANOIDES

19 março, 2016

Sra. Liberdade e Sra. Justiça. Enfim, juntas


Dez anos atrás, o ilustrador nova-iorquino Mirko Ilic combinou três clichês visuais para criar uma nova imagem, que permanece como símbolo do casamento lésbico.
Dois clichês são imediatamente percebidos: a Estátua da Liberdade e a Estátua da Justiça.
O terceiro clichê
Foi inspirado na célebre fotografia de um marinheiro norte-americano beijando uma enfermeira, na avenida Times Square, após a vitória dos Estados Unidos sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, o trabalho mais conhecido do fotojornalista Alfred Eisenstaedt.

Anedotário do EM - 3

Emílio de Menezes deixou um rastro de anedotas, ainda não recolhidas com o devido cuidado histórico. É possível que algumas nem tenha sido criadas ou vividas pelo poeta e a comunicação oral já tenha aumentado mais alguns pontos nas sucessivas narrações. Mas as que aqui transcrevemos têm o sabor do humor emiliano.

IX
Uma tarde, estava Emílio de Menezes à porta da confeitaria Pascoal, em companhia de um amigo, quando passou pela calçada, arrogante, charuto ao queixo, um cavalheiro de alta representação, conhecido na cidade pela sua aversão ao pagamento das dívidas. Ferido pela soberba do tipo, Emílio voltou-se para o companheiro, perguntando-lhe, à queima-roupa:
– Em que se parece aquele sujeito com um botão?
O outro não atinou com a chave do enigma, e ele completou, perverso:
– É que ele também não paga a casa em que mora...
(Humberto de Campos - Discurso de recepção na Academia Brasileira de Letras, maio de 1920)

Na previsão dos próximos calores... | Beba do Emílio | Anedotário do EM: 1 e 2

18 março, 2016

Fronteiras

Áustria, Hungria e Eslováquia – Uma curiosa mesa de piquenique (triangular) marca o local onde as fronteiras dos três países se encontram.



Estados Unidos e Canadá – Essa é a mais extensa fronteira internacional do mundo, com cerca de 8851 km. A fronteira entre Estados Unidos e México é a mais atravessada do mundo.

21 Fotos Curiosas..., Tudo Interessante

A fronteira México-Estados UnidosProcura-se este carroO diplomata Paranhos e O ponto do sr. Ponthus

Inteligência: você decide

– Millôr, o que eu faço para ser inteligente como você?
Leonardo, Fortaleza-CE

– Com essa pergunta você já está se aproximando. Com esta resposta, procuro me afastar. Você decide.
O Millôr

17 março, 2016

iPad Mágico

O alemão Simon Pierro no Ellen Show: modernizando o ilusionismo. O iPad é sua varinha mágica.



Vídeo inDICAdo pelo leitor Jaime Nogueira.

Ver também: iChopp

Com a mulher por cima

Esta é uma das conclusões de um artigo de pesquisa (n= 44) que foi publicado em uma revista de urologia:
Nosso estudo confirma que o intercurso sexual com a mulher por cima (woman on top) é a posição sexual mais arriscada para uma fratura de pênis.
Advances in Urology
Volume 2014 (2014), Article ID 768158, 4 pages
http://dx.doi.org/10.1155/2014/768158
Autores: Leonardo O. Reis et al. UNICAMP e PUC-Campinas

16 março, 2016

Quem é quem na Senzala

A "elite" diz o que cada um vai ser na vida:

Robôs "morrem" em Fukushima

(Reuters) – Os robôs enviados para remover o combustível nuclear de Fukushima, a usina nuclear que foi danificada por terremoto e posterior tsunami, em março de 2011, já "morreram" devido à grande quantidade de radiação a que foram expostos no local de trabalho.
É o que se lê neste artigo: The robots sent into Fukushima have "died".
Cada robô tinha sido feito sob medida para cada edifício após anos de projeto e fabricação. Mas eles não duraram muito tempo. Bastou se aproximarem dos reatores para que a radiação destruísse a sua fiação, deixando-os inúteis.


Cinco anos após: a situação dos desalojados pela catástrofe
(R7 Notícias) – Podem ser necessários mais cinco anos para transferir os desabrigados pela tragédia nuclear de Fukushima, no Japão, dos centros de acolhimento onde vivem até hoje para moradias permanentes.
Atualmente, quase 60 mil pessoas estão abrigadas em estruturas pré-fabricadas para receber os desalojados pela catástrofe de 11 de março de 2011. Segundo uma investigação da agência "Kyodo", as operações para entrega das habitações fixas só devem terminar em 2021, uma década depois do desastre.

15 março, 2016

O navio que foi cortado ao meio

O navio de cruzeiro Crown Dinasty foi construído em 1993. Nos anos seguintes, o navio mudou de nome várias vezes. Em 2007, o navio foi conduzido a um estaleiro em Hamburgo, Alemanha, onde literalmente foi dividido ao meio.
Motivo: encompridar o casco em 30 pés.
A seguir, repintado e com um novo nome – Balmoral – o navio partiu... para outra turnê.


Matuto pensador


Outros pensadores:
Pense (como ele), de Rodin | Pensadores, de Rodin e Peter

14 março, 2016

Focando o som

Para mostrar que se pode focar as ondas do som como se faz com as ondas da luz, Lord Rayleigh colocou um relógio de bolso funcionando além do alcance da audição de uma pessoa, Então, interpôs um balão contendo dióxido de carbono entre o relógio e o ouvinte. Com o balão atuando como uma "lente de som" (que concentra o som), o ouvinte podia ouvir o tique-taque do relógio. E Rayleigh, às vezes, balançava o balão para produzir um efeito intermitente.

Um mnemônico para o π

Em uma edição de 1951 da revista The Dark Horse, do Lloyds Bank, foi publicado este mnemônico amargo para o Pi:
Now I live a drear existence in ragged suits and cruel taxation suffering. Tradução: Agora eu vivo uma existência sombria em trajes esfarrapados e cruel sofrimento tributado.
(Sim, é como se o mundo existisse apenas para os seres viventes racionais.)
Esse mnemônico para o Pi só funciona em inglês:
Now(3) I(1) live(4) a(1) drear(5) existence(9) in(2) ragged(6) suits(5) and(3) cruel(5) taxation(8) suffering(9).
3,141592653589
Math Notes, Futilitiy Closet

O Dia do Pi (Pi Day) é comemorado hoje, 14 de março (3/14 na notação norte-americana), por ser 3,14 a aproximação mais conhecida do Pi (π). E sendo também o dia de nascimento de Albert Einstein, esta coincidência atrai os fãs das ciências exatas para as comemorações. Há uma tradição de comer tortas nesta data. Talvez porque, em inglês, o nome da constante (pi) e a palavra torta (pie) apresentem pronúncia idêntica. Mas, como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.

13 março, 2016

A customização do gênero

O conceito de gênero está se ampliando – aos poucos, novas classificações vão sendo adotadas, dando espaço para definições que vão muito além do feminino e masculino.
O AfroReggae, que luta pela equidade de gêneros por meio do projeto Além do Arco-Íris, se uniu à Artplan para uma nova iniciativa, o "Dicionário de Gêneros".
Idealizada pela agência de publicidade, o projeto conta com um site colaborativo, que aborda e descreve os gêneros. A proposta é desmistificar, sem delimitações nem recriminações, grupos que estão excluídos dos dicionários da língua portuguesa – e, portanto, não contam com um reconhecimento "oficial".
O "Dicionário de Gêneros" traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero (andrógeno, "trans", "cisgênero", "bigênero", "agênero" etc.). No Brasil, são 17.

O golpe está armado

A democracia está em perigo. Há um complô, semelhante a 1964, para destituir uma Presidenta legitimamente eleita, capitaneado pela Globo, agora com o respaldo do poder judiciário, pois as forças armadas mantêm-se legalistas. A prisão ilegal do Lula, orquestrada pelo Juiz Moro no dia 4 de março, foi abortada pela grande reação dos democratas e pela Aeronáutica, que desautorizou e impediu o voo da aeronave que transportaria Lula para Curitiba. Agora os procudarores de São Paulo pedem, numa coletiva, mais uma operação midiática, a prisão de Lula nas vésperas das manifestações de direita, para estimulá-las e reconstituir "a marcha da família" de 64, que respaldou os militares para dar o golpe e destituir o Presidente João Goulart. Os golpistas estão afoitos, não têm mais escrúpulos, pois contam com os meios de comunicação, a Globo no comando, secundada por Veja, Folha, Época, Isto é, para difundir o ódio a Lula e Dilma, repetindo exaustivamente, com a tática semelhante a de Goebels, político nazista e ministro de propaganda de Hitler, inverdades, até convencer a opinião pública, como aconteceu, de que os judeus eram inimigos da pátria e precisariam ser exterminados, como o foram no Holocausto. [...]

Siga lendo este artigo do médico sanitarista Dr. Manuel Fonseca, publicado no blog MEMÓRIAS.

A propósito
É sabido, à esquerda e à direita, que os golpistas brasileiros não têm ideologia. Nem sabem o que é isso. São "apenas" fascistas - sem sequer saber o que isto significa - que têm pavor ao pensamento contrário e às pessoas que não comungam dos seus objetivos.
Mas, vamos ser um pouco menos ignorantes e, ao fazer críticas a um sistema ou a uma ideologia, tentem - isto mesmo, tentem - pelo menos saber quem é quem na constelação da ideologia criticada.
Marx, que em vida repudiou Hegel, deve estar em estado catatônico no túmulo, como as pessoas de bem deste País o estão, neste circo em que foi transformado o Estado.
Vamos estudar um pouquinho mais, gente.
Fernando Gurgel, por e-mail

Sábado palestrarei na Harvard. Na quinta, na Yale e, na semana próxima, na Georgetown Uni. Em todas irei denunciar a tentativa de golpe no Brasil.
Miguel Nicolelis, neurocientista brasileiro, c/ >1000 RT

Bônus
Os Três Patetas (The Three Stooges, nos EUA), Moe Larry e Curly, podem ter-se equivocado em tudo, menos na alusão feita a Marx e Hegel, no fecho do trabalho primoroso a que os três estarolas se dedicaram para "proteger" o ex-presidente Lula contra a sanha de seus partidários. Marx e Hegel não só se conheceram como também jogaram juntos nessa partida de futebol (vídeo) em que a seleção de filósofos da Alemanha enfrentou a da Grécia.



16/03/2016 - Atualizando ...
Nas redes sociais hoje (com algumas modificações):
Eles adoram mesmo é Hitler, Mussolini, Médici, Pinochet... Mas o efeito Marina está presente na volatilidade de suas escolhas "firmes". Abraçaram FHC com fervor, passaram por Serra, Alckmin, Marina e Aécio, que descartaram em seguida, quase que ficaram com o Joaquim Barbosa, pularam no colo do Japonês da Federal, tiveram um flerte com os três do MPF de Sampa, expulsaram de novo o Alckmin e o Aécio, e ainda estão em lua de mel com o juiz Moro. Pelo andar do andor, a procissão devem largar o "santo" onde?
Façam suas apostas senhoras e senhores.
Fernando Gurgel, por e-mail

12 março, 2016

Nomes artísticos

Um artista, muitas vezes, adota um nome artístico porque seu nome verdadeiro é desinteressante, sem graça ou divertido sem querer, difícil de pronunciar ou de soletrar, ou porque ele é utilizado por outra pessoa notável ou porque projeta uma imagem indesejada.
Você não acha que Silvio Santos seja um nome real, não é mesmo?
Aqui estão os nomes artísticos de algumas pessoas célebres no Brasil:
Adoniran Barbosa - João Rubinato
Beto Carrero - João Batista Sérgio Murad
Bussunda - Cláudio Besserman Vianna
Carmen Miranda - Maria do Carmo Miranda da Cunha
Cazuza - Agenor de Miranda Araújo Neto
Chacrinha - José Abelardo Barbosa de Medeiros
Chitãozinho e Xororó - José de Lima Sobrinho e Durval de Lima
Dalva de Oliveira - Vicentina de Paula de Oliveira
Dercy Gonçalves - Dolores Gonçalves Costa
Dolores Duran - Adiléia Silva da Rocha
Dunga - Carlos Caetano Bledorn Verri
Fafá de Belém - Maria de Fátima Palha de Figueiredo
Fernanda Montenegro - Arlette Pinheiro Esteves Silva
Gal Costa - Maria da Graça Costa Penna Burgos
Grande Otelo - Sebastião Bernardes de Souza Prata
Jorge Ben Jor - Jorge Duílio Lima Meneses
Lima Duarte - Ariclenes Venâncio Duarte
Mussum - Antônio Carlos Bernardes Gomes
Paulinho da Viola - Paulo César Batista de Faria
Paulo Gracindo - Pelópidas Guimarães Brandão Gracindo
Pelé - Edson Arantes do Nascimento
Ratinho - Carlos Roberto Massa
Silvio Santos - Senor Abravanel
Tiririca - Francisco Everaldo Oliveira Silva
Tony Ramos - Antônio de Carvalho Barbosa
Toquinho - Antonio Pecci Filho
Xuxa (apresentadora) - Maria da Graça Xuxa Meneghel
Xuxa (nadador) - Fernando de Queirós Scherer
Zeca Pagodinho - Jessé Gomes da Silva Filho

No Acta: 
Nomes perfeitos para médicos especialistas

Mundo Stalin

Após a Lituânia recuperar a independência, a maioria das esculturas soviéticas existentes no país foram removidas e/ou demolidas. Das esculturas que permaneceram intactas, algumas foram transferidas para um parque de esculturas perto de Druskininkai, onde um empresário local, Viliumas Malinauskas, fez desses monumentos uma atração turística.
Aqui estão algumas das estátuas que se encontram no parque de esculturas Grutas, uma instituição que a maioria das pessoas chama de "Stalin World":


Por essa ideia, Viliumas foi agraciado com o Prêmio Ig Nobel da Paz de 2001.

11 março, 2016

Mais jovem, mais alto

"Bem-vindo de volta à Terra, Scott Kelly. Após um ano em órbita, a teoria da relatividade diz que você é 1/100 de segundo mais jovem do que você seria se não tivesse participado da missão."
Neil deGrasse Tyson, @neiltyson

Scott Joseph Kelly, 52, é um astronauta dos Estados Unidos. Veterano de quatro missões espaciais, integrou a "One Year Mission" em 2015/2016, missão espacial de 340 dias contínuos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), a mais longa permanência de um ser humano na estação, como parte de um teste de adaptação do corpo humano a longos períodos no espaço, visando a futuras missões no espaço profundo e em Marte.

O astronauta Scott Kelly e seu irmão gêmeo sempre tiveram a mesma altura. Mas isso mudou: Scott ficou temporariamente 5 cm mais alto do que o irmão. Os astronautas ganham alguma altura no espaço devido ao estiramento da coluna vertebral pela ausência da gravidade. Nada é para sempre.

No Acta:
821 - Coisas curiosas que o espaço faz em teu corpo

A víbora de Russell

No artigo "How Snakes Move", na revista Scientific American de 1970, Carl Gans aponta um disparate em um dos contos policiais de Sir Arthur Conan Doyle protagonizado por Sherlock Holmes e Dr. Watson.
No conto The Adventure of the Speckled Band, Sherlock Holmes resolve um mistério de assassinato, mostrando que a vítima fora morta por uma cobra venenosa (Daboia russelii) que subira pela corda de um sino. O que Holmes não sabia era que a víbora de Russell não é uma cobra constrictora. Essa cobra, portanto, seria incapaz de realizar "movimentos de concertina" e não poderia ter escalado a corda. Ou, se a cobra atingiu sua vítima de alguma outra forma, o caso continua em aberto.
Isso é, de fato, desconcertante. Se não é pelo fato que víboras podem subir cordas, então como é que Holmes resolveu o caso? Se as víboras podem subir cordas no mundo de Holmes, mas não no nosso, então como podemos seguir o seu raciocínio em outros assuntos? Que outros recursos do mundo de Holmes  são diferentes do nosso?
Uma saída: "a história não diz que Holmes estava certo de que a cobra subiu pela corda", observa o filósofo David Lewis. Por isso, talvez a cobra chegou a sua vítima de alguma outra maneira, e Holmes então estava simplesmente errado.
David Lewis, "Truth in Fiction", American Philosophical Quarterly, janeiro de 1978

10 março, 2016

Honestidade - 2

De George Carlin:
"Honestidade pode ser a melhor política, mas é importante lembrar que, aparentemente, por eliminação, desonestidade é a segunda melhor política."


Honestidade - 1

Monitorando o vivário de uma salamandra

Jonathan Webb, da BBC News
Em uma caverna visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão causando grande expectativa.
Acredita-se que o Proteus anguinus, o proteus, uma salamandra cega encontrado em rios de cavernas nos Bálcãs, viva por mais de cem anos, mas se reproduza apenas um ou duas vezes por década.
Uma fêmea em um aquário da caverna Postojna, na Eslovênia, colocou entre 50 e 60 ovos - e três estão mostrando sinais de crescimento. Mas ninguém sabe quantos filhotes sairão dos ovos nem o tempo que isso irá levar.
Precauções foram tomadas. Todos os animais, exceto a mãe, foram removidos e o vivário está protegido da luz. Oxigênio extra está sendo adicionado de forma artificial.
Uma câmera infravermelha transmite imagens a uma tela próxima para que a equipe da caverna, assim como os turistas, todos possam ver o que acontece.


N. do E.
O proteus é uma espécie de ícone na Eslovênia, onde aparecia em moedas antes da chegada do euro. Há centenas de anos, quando enchentes expulsavam as criaturas para fora das cavernas, eram tidas como bebês de dragões. A primeira menção escrita a essa crença encontra-se na obra de Janez Vajkard Valvasor, "A Glória do Ducado de Carniola", de 1689. Na qual Janez fazia uma referência a um folclore em que ele próprio não acreditava.


Filhote de proteus, dragãozinho é...

09 março, 2016

As bituqueiras de Floripa

Em parceria com a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) a empresa Eco Prática está instalando em Florianópolis 276 bituqueiras. O equipamento, que tem o objetivo de coletar os resíduos do cigarro, está sendo disponibilizado no centro e nas praias da Capital. O convênio, assinado no final de janeiro, prevê que o projeto "Floripa sem Bituca – Apague seu rastro na natureza" seja executado durante a temporada de verão. Se aprovado, deverá dar origem a um processo licitatório para garantir a continuidade do serviço.
O convênio atenderá inicialmente a área central de Florianópolis com 190 bituqueiras e 81 espalhadas pelas praias da Joaquina, Barra da Lagoa, Canasvieiras, Praia Mole, Ingleses, Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e Praia do Forte. Outras cinco serão instaladas no Open Shopping de Jurerê Internacional.
Para o diretor presidente da Comcap, Antônio Marius Bagnatti, a bituca de cigarro (bagana) tem se tornado um grande problema de limpeza pública. "Primeiro, porque dá trabalho. As nossas margaridas que varrem as ruas tem de ir com a pazinha e a vassoura, bituca por bituca, para retirá-las da rua. Segundo, por ser um problema ambiental. Essas bitucas, quando não são deixadas em cinzeiros (porque é proibido fumar em locais fechados), são atiradas no chão, em vasos de plantas, ou, o que é pior, nas áreas de drenagem, obstruindo as tubulações e causando inundações urbanas".
Aqui, o texto da lei municipal nº 8.900, de 27 de março de 2012, que estabelece a instalação de bituqueiras no âmbito do município de Florianópolis.

O ideal seria não fumar. Mas...

O contador de estrelas

Gaia é um satélite da Agência Espacial Europeia (ESA), um observatório em forma de disco voador projetado para medir as posições e velocidades das estrelas com uma precisão incrível. A ideia é construir um mapa 3-D de um bilhão de estrelas.
Sim. Um bilhão .
Ele faz isso varrendo o céu continuamente, levantando dados extremamente precisos de cada estrela que entra em seu campo de visão. Uma missão de cinco anos em que o satélite está a fazer 40 milhões de observações a cada dia.
Lembre-se:
O que você está vendo abaixo não é, na verdade, uma imagem das próprias estrelas. É um mapa criado a partir das estrelas contadas pelos detectores de Gaia.

Para ver ampliado: www.slate.com

No Preblog: O VENDEDOR DE ESTRELAS

08 março, 2016

As mulheres na música popular brasileira

A mulher como protagonista
Em 2015, o Instituto Cultural Cravo Albin escolheu as 12 mulheres mais influentes da MPB.
  • Chiquinha Gonzaga (compositora)
  • Carmen Miranda (cantora)
  • Aracy de Almeida (cantora)
  • Dolores Duran (compositora/cantora)
  • Elizeth Cardoso (cantora)
  • Maysa (compositora/cantora)
  • Dalva de Oliveira (cantora)
  • Ângela Maria (cantora)
  • Inezita Barroso (instrumentista/cantora)
  • Elis Regina (cantora)
  • Maria Bethânia (cantora)
  • Clara Nunes (cantora)
A mulher como tema

Estrelas da Física

Na V Conferência de Solvay, realizada em outubro de 1927, em Bruxelas, 29 físicos se reuniram para uma fotografia de grupo.


Da esquerda para a direita:
Na terceira fila (de pé): Auguste Piccard, Émile Henriot, Paul Ehrenfest, Édouard Herzen, Théophile de Donder, Erwin Schrödinger, Jules-Émile Verschaffelt, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Ralph Howard Fowler, Léon Brillouin.
Na segunda fila (sentados): Peter Debye, Martin Knudsen, William Lawrence Bragg, Hendrik Anthony Kramers, Paul Dirac, Arthur Compton, Louis de Broglie, Max Born, Niels Bohr.
Na primeira fila (sentados): Irving Langmuir, Max Planck, Marie Skłodowska Curie, Hendrik Lorentz, Albert Einstein, Paul Langevin, Charles-Eugène Guye, Charles Thomson Rees Wilson, Owen Willans Richardson.

Dezessete dos 29 eram ou se tornariam vencedores do Prêmio Nobel. Marie Curie, a única mulher, é também a única pessoa que ganhou o prêmio em duas áreas científicas (Física e Química).

07 março, 2016

Boas cercas fazem bons vizinhos

No episódio "Homer Loves Flanders", Homer convida seu vizinho, Ned Flanders, para passar o tempo com ele. Flanders categoricamente declina do convite. Homer, sentindo-se estranho, diz, "Oh, OK", e recua através da cerca de arbustos que divide a sua propriedade com a de Flandres.


A cena tornou-se uma popular imagem GIF animada que os internautas colocam quando sentem a necessidade de sair de uma conversa estranha.
Há versões em que Homer desaparece numa pizza, em meio a batatas fritas etc. Na recriação mais radical dessa imagem, a cerca viva é de marijuana.
N. do E.
Usei como título desta postagem a tradução de um truísmo norte-americano (Good fences make good neighbours).

Um caminho hamiltoniano

Dois homens das cavernas iam juntos para o trabalho todos os dias. Após vários anos nessa rotina, um deles percebeu que, enquanto seu companheiro tinha melhorado a função cognitiva e a destreza, estas características mantinham-se nele inalteradas.
Preocupado, ele visita seu médico. O médico verifica todas as causas possíveis, sem sucesso. Finalmente, em desespero, ele pergunta:
"Espere aí, de onde é mesmo que o seu amigo é?"
"Da cidade de Hamilton", responde o homem das cavernas.
"Seu tolo!" responde o médico, "Você não sabe que, enquanto você viajar diariamente com um hamiltoniano, você nunca vai evoluir?"

Um caminho hamiltoniano é um caminho que permite passar por todos os vértices de um gráfico sem repetir nenhum. WIKIPÉDIA


N. do E.
Para um caixeiro-viajante, esse tal caminho hamiltoniano deve ser bom pra dedéu.

06 março, 2016

Cidinho "Bola Nossa"

Nos 25 anos como juiz, Cidinho – Alcebíades de Magalhães Dias – escapou de muitos linchamentos e ganhou o apelido de "Bola Nossa" devido ao seu amor pelo Atlético Mineiro. Ele mesmo conta esta história:
"Atlético e Botafogo jogavam na inauguração do estádio do Cruzeiro em 1949. Afonso e Santo Cristo disputavam a bola para saber de quem era o lateral. Quando o beque do Atlético me perguntou de quem era a bola, deixei escapar uma frase que me acompanhou para o resto da vida – É nossa, Afonso, a bola é nossa."
Por causa do Atlético, Cidinho tem o que talvez seja recorde mundial de trabalho em campo, quando Asas e Sete, dois times extintos, jogaram durante três horas e dez minutos, no campo do Cruzeiro.
"Ajeitei a situação para que o gol não saísse. O vencedor ia jogar três dias depois com o Atlético, e o negócio era cansar o adversário".
Revista Placar, apud Waldemar, Jornal GGN

Artigo relacionado
Vem ao caso

A dança de Plutão e Caronte

Um vídeo de Roman Tkachenko baseado em mapas gerados por Björn Jónsson:



Neste caso se vê Caronte, o maior dos três satélites de Plutão, em órbita ao redor de Plutão.
Mas...
Se você prestar bem atenção, verá que Plutão se move em torno do centro da imagem. Isto é devido a Caronte que, embora seja um corpo celeste menor, tem quase a mesma massa de Plutão, de forma que o centro de massas dos dois, ao redor do qual ambos giram, encontra-se fora de Plutão.

Imagem Wikipedia
Desde o descobrimento de Caronte, em 1978, considera-se que este compõe com Plutão um "planeta duplo".
Outra característica da órbita de Plutão e Caronte é que estão em rotação sincrônica. Da superfície de Plutão sempre se vê a mesma face de Caronte.

05 março, 2016

A chamada

Reescrevendo o futuro da Química

Pesquisadores do Laboratório de Líquidos Iônicos da Queen's University (QUILL, em inglês) desenvolveram uma nova tecnologia em perfumes. Esta inovação faz com que o perfume libere mais aroma quando entra em contato com a umidade, o que significa dizer que uma pessoa passa a cheirar mais quando o seu nível de suor aumenta.
Nesta área do conhecimento humano, "mais" interpreta-se como "melhor".
Fundado em 1999, o QUILL adota com orgulho este slogan: "Reescrevendo o Futuro da Química".


04 março, 2016

O código binário do jornalismo ordinário, de Marcos Carvalho

O código binário do jornalismo ordinário consiste em uma linguagem binária cujos valores zero e um corresponde a "Não é do PT" e "Do PT", respectivamente.
Quando uma notícia ruim envolve um político que não é do PT, o sistema de jornalismo ordinário assume o valor "Zero", não sendo necessária a informação do partido político do dito cujo, visto que zero é um valor nulo (não tem energia), portanto a ausência de informação o representa de forma satisfatória.
Porém, uma notícia de igual teor envolvendo um político do PT, fará com que o sistema de jornalismo ordinário assuma o valor "Um" (tem energia), desta forma poderemos ver a informação "Do PT" após a citação do político envolvido.
Este sistema pode ser facilmente observado nesta matéria do UOL, a seguir:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/10/03/policia-do-rio-prende-vereador-acusado-por-morte-de-prefeito-na-regiao-serrana.htm
Destaque:
"Rio - Rio, 03/10/2015 - Policiais da Delegacia de Homicídios de Niterói prenderam no fim da tarde de sexta-feira, 3, o vereador Douglas Borges, da Câmara Municipal de Macuco, na região Serrana do Rio, por suspeita na morte do ex-prefeito do município Rogério Bianchini. O crime aconteceu no dia 30 de abril deste ano".
Até um coxinha quando lê este texto sabe que não se trata de ninguém do PT, pois não há nenhuma informação sobre os partidos dos envolvidos.
http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-codigo-binario-do-jornalismo-ordinario-de-marcos-carvalho

Você corre bastante rápido?

Saiu no Adweek.
Em Estocolmo, a Reebok instalou um anúncio ao ar livre equipado com uma câmera de velocidade.
Quem conseguiu correr na frente do anúncio a mais de 17 km/h, desbloqueou o mostruário e ganhou um par de tênis da marca.
A ideia foi da agência Animal.


Na íntegra

Carta de Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo de Lewis Carroll, a Winifred Stevens, em 22 de maio de 1887:

Minha querida Winnie,
Mas como você já deve estar cansada dessa longa carta, vou finalizar e assiná-la.
Carinhosamente,
CL Dodgson

O enigmático Lewis Carroll
[1] [2] [3] [4] [5] etc.

Contraditório
[...]
Peço desculpas por escrever-lhe uma carta tão longa. Eu não tenho tempo para escrever-lhe uma curta.
(atribuída na internet a Mark Twain ou Blaise Pascal ou, possivelmente, a Cícero)

03 março, 2016

Os limites da liberdade de expressão

Um juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos foi quem definiu com mais clareza os limites da liberdade de expressão.
Cerca de meio século atrás, ele disse que, num teatro lotado, se alguém gritar fogo, não poderá depois invocar a liberdade de expressão. Sua fala poderá provocar uma tragédia.
É uma definição clássica, citada com frequência em casos em que se debate a liberdade de expressão.
No mundo moderno, uma amostra dos limites é que nos Estados Unidos você não pode fazer apologia do terrorismo e depois invocar a liberdade de expressão.
Você será imediatamente preso.
– Paulo Nogueira, fundador e diretor editorial do DCM

A balsa de formigas de fogo

Quando águas começam a inundar uma colônia de formigas de fogo, elas executam uma ação evasiva. Formigas operárias se aglomeram, tecendo uma espécie de balsa em um processo que pode levar menos de dois minutos (ver foto).


As formigas movem sua rainha e as larvas para o centro da balsa, onde permanecem protegidas da água em cima de uma massa de corpos. Os pelos das formigas retêm uma quantidade de ar suficiente para que aquelas que estão na camada inferior da balsa não fiquem completamente submersas.
As formigas de fogo podem sobreviver em uma jangada dessas por até várias semanas, embora devam, eventualmente, chegar a uma terra firme para que possam reiniciar a colônia.
Na água, elas enfrentam o perigo constante de predadores, especialmente peixes, que as apanham facilmente. Se formigas suficientes são removidas, a colônia inteira pode desmoronar.

Ver também: Formigas como fluidos

02 março, 2016

Severino Filho (1928-2016)

Morreu hoje (01/03/16), no Rio de Janeiro, o paraense Severino Filho (foto), músico, arranjador e líder do grupo Os Cariocas.
O grupo foi criado em 1942, por Severino e seu irmão mais velho, Ismael Netto.
Severino (a voz em falsete do conjunto) foi único a participar das nove formações de Os Cariocas, grupo vocal e banda que marcou forte presença na Bossa Nova e na Música Popular Brasileira.
O músico, e sua trajetória com Os Cariocas, é tema de um documentário dirigido por sua filha, a atriz Lúcia Veríssimo, a ser lançado ainda em 2016.
A música foi a grande paixão de Severino Filho até o fim de sua vida. Segundo Lúcia, durante a internação, o músico chamava a banda e ensaiava dentro do CTI do hospital, onde conquistara o carinho de todos.



Os Cariocas, em "Nova Ilusão", de José Menezes (cearense de Jardim) e Luiz Bittencourt. Este samba-canção, gravado em março de 1948 e lançado em maio-junho do mesmo ano, foi o Lado A do "78" de estreia de Os Cariocas, pelo selo da gravadora Continental. Vídeo do Canal de Luciano Hortencio no YouTube.

Gato pendurando ratos no varal

E você pensava que o seu trabalho era importante!

Ano da foto: 1933
  1. Ele pegou esses ratos todos no banhado, agora vai secá-los.
  2. Não é só o guaxinim que lava os alimentos antes de comê-los.
  3. A peste bubônica está de volta?
  4. Isso não é um varal, é uma tirolesa para ratos.
  5. ...

01 março, 2016

Chuck Norris nos TTs

  • Um dia que começa com Chuck Norris nos trending topics já começa iluminado! ~ Guilherme Flores
  • Chuck Norris, é o único que contou até o infinito. Duas vezes.
  • A segunda vez foi de trás para frente.
  • Chuck Norris levou uma facada. A faca ficou cega.
  • Chuck Norris levou um tiro. A bala está em estado crítico.
  • O protocolo Chuck Norris só tem comandos.
  • Chuck Norris não respira, o ar é que busca refúgio em seus pulmões.
  • Chuck Norris jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganhou.
  • A Terra será redonda até que Chuck Norris se canse desse formato.
  • A caixa de areia do gato de Chuck Norris é chamada de Saara.
  • Chuck Norris pode mandar sms do telefone fixo.
  • Chuck Norris já acessou a internet pelo Atari.
  • Chuck Norris é capaz de falar Massachusetts com a boca cheia de farofa.
  • Chuck Norris sabe o último dígito do Pi.
  • A explosão de uma galáxia libera a energia equivalente a 1 CNRK (Chuck Norris' Roundhouse Kick).
  • Vá com Deus. Chuck Norris está de férias.
Chuck Norris, 70 | Precaução ou admiração? | Chuck Norris, 73 | Chuck Norris esteve aqui | "E" de esperto | Splits | Que fim levou o nigeriano que criava uma hiena? | Chuck Norris, 75

Polos de inacessibilidade

Grande parte da população do mundo vive perto da costa. Grande parte da vida marinha conhecida do mundo também vive perto da costa.


Um polo de inacessibilidade é definido como um lugar sobre a superfície da Terra cuja distância à linha de costa é localmente máxima. Como linha de costa deve entender-se a dos oceanos ou de mares ligados com o oceano aberto. Também por definição, um polo de inacessibilidade deve ser perfeitamente equidistante de três pontos sobre a linha de costa.
Fica na Eurásia, em 46° 16.8′ N 86° 40.2′ E, o polo continental de inacessibilidade. Ele está no Deserto de Dzoosoton Elisen, no noroeste da China, a 2.648 km do mar,
Já o polo oceânico de inacessibilidade, também chamado Ponto Nemo, fica em 48° 52.6' S 123° 23.6' O. Encontra-se no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 km da Ilha Ducie, um atol desabitado que faz parte das Ilhas Pitcairn, este segundo polo que é o lugar oceânico mais afastado de qualquer tipo de terra firme.
Alguma vez você já quis estar tão longe de tudo que, literalmente, não poderia estar mais longe?

Serviço
Usando o Google Maps, o Wikimapia e o OpenStreetMap, não consegui encontrar hotéis e restaurantes locais. Aliás, não consegui encontrar nem esses lugares.