30 abril, 2012

Uma breve história do spork

O spork é um utensílio doméstico confuso que, ao menos em teoria, tem as propriedades de uma colher combinadas com as características de um garfo. No entanto, como a parte colher é rasa demais para segurar uma quantidade aceitável de sopa e os dentes são muito curtos e grossos para penetrar e prender firmemente um pêssego enlatado, o spork tornou-se uma das maiores piadas na história da culinária.
(colher) spoon ► spork ◄ fork (garfo)

Mas de onde veio este utensílio malformado? Qual foi o raciocínio por trás da criação dessa ferramenta aparentemente inútil? E, o mais importante, quem foi o responsável por ter inventado isso?
Foodiggity tem a resposta... mais ou menos.

30/10/2012 - Atualizando...
Novo produto: um garfo com trilhos laterais para impedir que alguns alimentos (ervilhas, por exemplo) caiam antes de chegar à boca. Para compra ou licenciamento: aqui.

Duas Sibilas

As Sibilas, sacerdotisas encarregadas da decifração dos oráculos (as respostas que os deuses davam às perguntas que lhes eram dirigidas), sempre usavam as sutilezas da linguagem para oferecer a duplicidade de sentido, através do jogo de palavras dúbias ou do deslocamento da vírgula.
Duas delas, a Sibila de Delfos e a Sibila de Cumas, desfrutaram de grande prestígio na Antiguidade. Estavam associadas ao deus Apolo e utilizavam-se dos vapores emanados de fendas de grutas para fazer suas previsões.

www.templodoconhecimento.com
A Sibila de Delfos
Conta-se que um guerreiro, ao consultá-la para saber se voltaria vivo de uma guerra, recebeu como resposta:
Ibis, redibis, non morieris in bello. Irás, voltarás, não morrerás na guerra.
Uma frase propositalmente ambígua com o sentido ao sabor da virgulação:
Ibis, redibis non, morieris in bello. Irás, voltarás não, morrerás na guerra.
A resposta da Sibila de Delfos é também apresentada nesta versão:
Ibis redibis nunquam in bello peribis. Irás, voltarás, nunca na guerra perecerás.
Ibis, redibis nunquam, in bello peribis. Irás, voltarás nunca, na guerra perecerás.
► Na linguagem moderna, um ibis redibis vem a ser um texto obscuro ou ambíguo.
A Sibila de Cumas
Seus oráculos foram reunidos em nove livros, que a profetisa ofereceu ao último dos sete reis de Roma, Tarquínio, o Soberbo, por um preço exorbitante. Como o rei recusasse a oferta, Sibila queimou três dos livros, oferecendo, posteriormente, os seis restantes pelo preço original. O rei negou a proposta novamente. Sibila, então, queimou mais três, apresentando os demais sem reduzir o preço. Surpreso por tamanha obstinação, o rei acabou aceitando a oferta. Os livros ficaram guardados no Templo do Capitólio em Roma, e eram consultados pelo Senado em todas as emergências. Mas, quando do incêndio do templo, também arderam nas chamas.

29 abril, 2012

Exercício matemático para prever as revistas do futuro

A onda atual das grandes revistas científicas é exemplificada pela Gigascience .
Atenção:
Seu logotipo, exibido abaixo, pode confundir os curiosos. Parece dar a entender que eles não estão lidando com uma "gigaciência" qualquer, mas com uma "gigaciência" elevada a uma potência, onde "n" não é especificado. Se o valor de "n" é infinito, então assim é a ciência. Se o valor de "n" é zero, então a ciência é desapontadora. E se o valor de "n" for negativo, nós estamos olhando para o outro extremo da escala, descendo em direção ao minúsculo.
A onda anterior foi exemplificada pelos periódicos International Journal of Nanoscience e Jornal of Nanoscience and Nanotechnology.
Os prefixos métricos para um número grande têm nomes que, conforme o tempo passa, tornam-se mais familiares:
yotta-
zetta-
exa-
peta-
tera-
giga-
mega-
Exercício:
Olhe para cima as datas que as revistas existentes foram fundadas. Em seguida, use o seu conhecimento matemático para estimar a data em que podemos ver a publicação de revistas chamadas de Terascience, Exascience, Petascience , Zettascience e Yottascience . (Nota: O jornal Terra Nova e assemelhados não contam para os efeitos aqui discutidos. Terra não é tera, exceto talvez em circunstâncias muito particulares.)

Math exercise: Predict the next big science journal, Improbable Research

Contando dinheiro

Este vídeo mostra como as pessoas contam dinheiro em várias regiões do mundo.
Eu não posso garantir que essas generalizações geográficas sejam verdadeiras. Mas a apresentação vale para apreciar a variedade de técnicas.
Obviamente, todas as maneiras não-estadunidenses estão erradas.


O canal HowToBasic no YouTube, cujos vídeos trazem instruções básicas de como executar coisas simples, traz esta forma de contar (?) dinheiro:

28 abril, 2012

Mania de pato rico

De quanto dinheiro vou precisar para criar uma piscina particular como a do Tio Patinhas?
Como todos sabem, em sua caixa forte, Tio Patinhas tem uma piscina de dinheiro em que ele nada, mergulha e até esquia.
Para Matt Powers, que fez cálculos acuradíssimos a partir das pistas que ele encontrou nas histórias em quadrinhos com o personagem, o dinheiro necessário para reproduzir essa piscina na vida real é... 210 bilhões de dólares.

thebillfold.com

Mas não se sinta o mais pobre dos patos homens por não poder bancar o Tio Patinhas. Nem Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, ainda que monetizasse toda a sua fortuna (70 bilhões de dólares) teria dinheiro para encher uma piscina dessas.

Vida, sexo e Coca-Cola

Dois amigos encontram-se depois de muitos anos.
Ficam conversando sobre as suas vidas, até que um pergunta:
- E como vai a tua vida sexual ?....
- Igual à Coca-Cola.
- Opa, que beleza!... Cheia de gás, heim ?...
- Nada disso !
Antes era NORMAL,
depois ficou LIGHT
e agora é ZERO!
Piada (em circulação na Internet) repassada por Nelson Cunha

27 abril, 2012

Nadando com baleias

Enfrentando baixas temperaturas, ela se lançou na água do mar para nadar com duas baleias belugas.
A russa Natalia Avseenko, 36, foi convencida a se despir por especialistas que acreditam que as belugas não gostam de ser tocados por materiais artificiais como roupas de mergulho.
Um ser humano comum poderia morrer se deixado por apenas cinco minutos nas condições enfrentadas por Natalia. No entanto, a domadora russa de baleias pratica ioga e, usando técnicas de meditação para prender a respiração, consegue ficar sob a água por períodos que superam os dez minutos.
Esta experiência aconteceu na costa do Mar Branco, na região de Murmansk Oblast, na Rússia, perto do Círculo Polar Ártico.


As belugas certamente sorriram para a mulher nua. São baleias que apresentam uma ampla gama de expressões faciais.

O lar singular de Jorge George

Conto

No ano fiscal de 1972, Jorge George morou no Rio. Mais precisamente: Jorge George morou no elevador social de um edifício na Prado Júnior, nas proximidades do Beco da Fome. Um elevador espaçoso (aliás, sobejamente espaçoso se atentarmos para o fato de que não botavam forro de proteção em dia de mudança), com a capacidade máxima para oito pessoas e que contava com uma razoável assistência técnica. Jorge George sonhava ser cidadão de Copacabana e sucedia que, àquela freguesia, só havia aquele elevador cabível no orçamento. Era pegar ou... usar as escadas de um prédio. Ah, os bons tempos bicudos...
A princípio, Jorge George enfrentou a incompreensão dos moradores do edifício. Um deles, por sinal o mais iracundo, era Severino, do 403. Ele, mulher e filhos totalizavam oito "paraíbas", a capacidade máxima do elevador como já vimos; mas, com Jorge George dentro... Por isso, antes que alguém fosse ao fundo do poço, Jotagê, o nosso cuidoso Jorge George, se prontificou a sair do ascensor, sim, toda vez que a ponderável família Severino do utiliário precisasse. E se alguém mais falava contra sua permanência no elevador, sem tardamento Jotagê o punha cativo. Não com palavras, mas com atos. Como, por exemplo, o de pagar rigorosamente em dia a taxa de condomínio.
[...]
Ler tudo no Preblog

MEDICINA, MEU HUMOR! Lançamento de livro

CONVITE
A Unicred Fortaleza, a Unimed Fortaleza e a Academia Cearense de Medicina (ACM) convidam para a noite de autógrafos de "Medicina, meu humor! Contando causos médicos", livro do médico e economista Marcelo Gurgel, cuja renda será revertida para as ações culturais da ACM.
O livro e o autor serão apresentados pelo prof. Dr. José Murilo Martins, membro titular da Academia Cearense de Medicina, durante a Célula de Arte e Cultura realizada pela Unicred Fortaleza.
Serviço
Local: Agência Sede da Unicred
Avenida Dom Luís, 300 - Loja 166. Fone: (85) 4012-1125
Data e horário: 27 de abril de 2012 (sexta-feira), às 20 horas

26 abril, 2012

O rugido do leão

É o mais grandioso e aterrador dos sons dos animais selvagens. Em condições favoráveis para a propagação, pode ser ouvido a oito, nove quilômetros de distância.
O leão ruge mais ao anoitecer, para avisar aos outros que o território está ocupado.
Bote fé na carreira cinematográfica do leão deste vídeo. A United Artists, que comprou a Metro em 1981, já está atenta ao roar dele.

Pulcritude e simetria

1
Avaliada por critérios matemáticos, a jovem Florence Colgate,  de 18 anos, foi considerada "o rosto mais bonito da Grã-Bretanha". Florence possui uma simetria facial surpreendente, que remete à proporção áurea descrita por Leonardo da Vinci: a razão da distância entre as orelhas com a distância entre as pupilas segue o padrão 2:1. Além disso, a distância entre os olhos e a boca é de cerca de um terço da distância entre a linha dos cabelos e o queixo - outra medida de pulcritude perfeita!
Florence obteve o título ao disputar um concurso com 8 mil participantes, todas NÃO maquiadas
Pode ser polêmico usar critérios matemáticos para decidir o resultado de um concurso de beleza, mas há de se convir que a moça é realmente bonita.
2
Há quem diga que quanto mais simétrico um rosto, mais atraente ele é. Acreditando nessa hipótese, o artista Julian Wolkenstein criou o projeto Echoism, que transforma retratos em duas versões simétricas. O processo é bastante simples: o Echoism divide a imagem do retrato em dois, duplicando cada metade de forma a criar duas versões simétricas do rosto do retratado.
Será que ficamos realmente mais atraentes?
Confira os resultados atuais do projeto no site.



Comentário de um internauta: Engraçado que só tem tribufu no site!

Posts relacionados

25 abril, 2012

RMS Titanic - 3

O Titanic pode ter sido o maior navio de seu tempo, mas um artista de San Francisco, Steven J. Backman, o encolheu ao extremo.
Backman, 45, se inspirou no 100º aniversário do naufrágio do Titanic para criar, a partir de um único palito, esta réplica do navio. Ele acredita que a réplica seja menor do que o menor dos palitos de dentes a bordo do Titanic.

Los Angeles Times

Desculpe-me, Backman. Mas onde estão os botes salva-vidas? Da próxima vez, tente usar dois palitos. E não é pedir muito. Você gastou 30 mil palitos para fazer uma réplica da ponte Golden Gate.

Cartazes do metrô de Tóquio

Slideshow de uma coleção de cartazes que foram exibidos no metrô de Tóquio, no final dos anos 70 e início dos anos 80.

24 abril, 2012

Institucional ou pessoal?

Quando misturamos formalidades institucionais com assuntos pessoais, a coisa pode caminhar para o desastre total.
Como o que aconteceu em uma institução fraternal e solidária, que sempre ampara os seus membros nos momentos difíceis.
Como a instituição determinava votação para qualquer decisão colegiada, os membros se reuniram para decidir sobre mensagem que deveria ser enviada a um membro hospitalizado, desejando-lhe rápida recuperação.
A mensagem saiu assim:
"Estimado Irmão,  
Reunidos na mesma data em que o Irmão adentrou nessa digníssima instituição hospitalar, decidimos, por seis votos a favor, três contra e uma abstenção, enviar-lhe esta mensagem expressando o nosso desejo sincero de pronto restabelecimento."
Fonte: Revista Ao Zênite, Número 10 - 2010
PS - Com alterações no texto feitas por Fernando Gurgel Filho

A estante de Sallie

É espantoso o aproveitamento que as pessoas procuram dar a espaços pequenos e aparentemente inutilizáveis que existem em uma residência. Neste exemplo, foi construída uma estante para livros em pleno vão de uma escada. Muitas prateleiras, porém, ficaram inacessíveis.
O problema foi solucionado com a instalação de uma cadeira de contramestre. Presa ao teto, a cadeira permite a pessoa elevar-se até a altura necessária para apanhar o livro.


+ do gênero
Uma estante às quintas, Estantes interessantes, Uma estante, mestre!, BibliomulasUma estante humana, Uma biblioteca móvel e Livros estruturais.

23 abril, 2012

Pede opinião

Parece uma morsa, mas é a larva de uma mosca varejeira (Protophormia sp).
Para vê-la ao vivo e exatamente assim, você vai precisar de um MEV - microscópio eletrônico de varredura.
Agora, o dilema: ela só pode pagar um procedimento.
Qual deles deve fazer para melhorar o visual?
- Aparar e repartir as sobrancelhas?
- Reduzir o tamanho dos globos oculares?
- Cuidar dos dentes?

São Pixinguinha

Cada cultura ou religião tem seus mitos e fundamentos. Faço parte de uma confraria quase religiosa que cultua um Santo de pele negra, que tinha por hábito - e talvez missão - enternecer e melhorar a vida dos homens com sua arte divinal. Falo de Alfredo da Rocha Vianna Junior, mais conhecido por Pixinguinha. Para mim, seu devoto, será sempre São Pixinguinha.
Hermínio Bello de Carvalho

1 - Programa "Ensaio" com Pixinguinha, TV Cultura, 1999
2 - "Ingênuo", de Pixinguinha e Benedito Lacerda - com Evandro e seu Regional
3 - "Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba", documentário de Ricardo Dias e Thomaz Farkas, 2007


"Se você tem 15 volumes para falar de toda a música popular brasileira, fique certo de que é pouco. Mas se dispõe do espaço de uma palavra, nem tudo está perdido; escreva depressa: Pixinguinha."
Ary Vasconcellos

A 23 de abril (data de nascimento de Pixinguinha) comemora-se o Dia Nacional do Choro.

22 abril, 2012

Regras para as sombras

Aqui estão dois princípios sobre as sombras:
  1. Elas não passam através dos objetos opacos. Assim, sua sombra pode ser projetada numa parede mas não através dela.
  2. A luz deve atingir o objeto a fim de lançar uma sombra. Se você estiver numa sombra, você não tem sombra.
Certo? Mas agora suponha que o sol esteja atrás de você e que você esteja contemplando uma borboleta:


A sombra sob a borboleta não é lançada por você (Princípio 1) e não é lançada pela borboleta (Princípio 2). Então, quem a produz?

"Este é um problema real", escreve o filósofo Robert Martin. "As regras para as sombras não são incompatíveis, mas são empiricamente inadequadas - são fenômenos que não se encaixam."

Greg Ross, In the Dark, Futility Closet

O NAUFRÁGIO DA ARAPONGAGEM

Com ÓSTENES TORRES (ex-DEM), MARCONI A. PERIGO, DADÁ, METACARPO JÚNIOR e outros.


(Ao colega Winston Graça: obrigado pelo envio desta cópia do cartaz de divulgação do filme.)

Street show

Surgiu na Rússia uma versão compacta do trio elétrico. No vídeo, o modelo é apresentado com rock, mas para lançá-lo no Brasil com axé music é um pulo.



Rascunhos
Bom para a série PORQUE A AMÉRICA JAMAIS VENCERÁ A RÚSSIA.

USA x RÚSSIA

21 abril, 2012

Como atrair um esquilo

Um esquilo pode ser facilmente atraído por sons de instrumentos musicais como a flauta, a gaita e a harpa. WIKIPÉDIA
Mas parece que não é só através da música.

- Tem um amendoim?

+ sobre eles
O esquilo pidão, Era Glacial e Uma história da internet.

Parabéns, Brasília

A cidade é homenageada pelo Google, hoje.
Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitscheck, a capital do Brasil está sendo representada neste logotipo diferenciado (abaixo) da página inicial do Google.
Os doodlers da empresa de Mountain View foram buscar inspiração nos desenhos de Oscar Niemeyer, o arquiteto de Brasília, para compor o logotipo com que homenageiam a cidade em seu 52.º aniversário.
Parabéns, Brasília. PGCS


No aniversário de Brasília, um poema de Fernando Gurgel Filho:

PLANO PILOTO

Duas linhas se cruzam
Sem pretensão,
Quase deboche.

Era um projeto,
Um plano experimental,
Piloto.

No cerrado,
Tornou-se monumental,
Eixos em torno.

Criança ainda,
Viu masmorras se fecharem
E se abrirem.

Adulta agora,
Cresce com esperança,
Sonha o futuro.

Futuro fraterno,
De cores para viver e amar,
Árvores e flores.

Neste dia, o por do sol,
Aquarela de cores de teu céu,
Anoitecerá sonhando.

Sem pressa,
O sol da alvorada virá,
Para amanhecer sorrindo.

Minha mãe me ensinou...

... A VALORIZAR O SORRISO:
"ME RESPONDE DE NOVO E EU LHE ARREBENTO OS DENTES!"
... A RETIDÃO:
"EU TE AJEITO NEM QUE SEJA NA PANCADA!"
... A DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS:
"SE VOCÊ E SEU IRMÃO QUEREM SE MATAR, VÃO PRA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!"
... LÓGICA E HIERARQUIA:
"PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?"
... O QUE É MOTIVAÇÃO:
"CONTINUE CHORANDO QUE EU VOU LHE DAR UMA RAZÃO DE VERDADE PARA CHORAR!"
... A CONTRADIÇÃO:
"FECHA A BOCA E COME!"
... SOBRE ANTECIPAÇÃO:
"ESPERA SÓ ATÉ TEU PAI CHEGAR!..."
... SOBRE PACIÊNCIA:
"CALMA!.... QUANDO CHEGARMOS EM CASA VOCÊ VAI VER SÓ..."
... A ENFRENTAR OS DESAFIOS:
"OLHE PARA MIM! E ME RESPONDA QUANDO EU LHE FIZER UMA PERGUNTA!"
... MEDICINA:
"PARA DE FICAR VESGO MENINO! PODE BATER UM VENTO E VOCÊ VAI FICAR ASSIM PARA SEMPRE."
... SOBRE A NATUREZA:
"SE VOCÊ NÃO COMER ESSAS VERDURAS, OS BICHOS DE SUA BARRIGA VÃO COMER VOCÊ!"
... SOBRE SEXO:
"E COMO VOCÊ ACHA QUE VOCÊ NASCEU?"
... SOBRE GENÉTICA:
"VOCÊ É IGUALZINHO A SEU PAI!"
... SOBRE AS MINHAS RAÍZES:
"TÁ PENSANDO QUE NASCEU DE FAMÍLIA RICA, É?"
... SOBRE A SABEDORIA DA IDADE:
"QUANDO VOCÊ TIVER A MINHA IDADE, VOCÊ VAI ENTENDER."
... SOBRE A JUSTIÇA:
"UM DIA VOCÊ TERÁ SEUS FILHOS, E EU ESPERO ELES FAÇAM COM VOCÊ O MESMO QUE VOCÊ FAZ COMIGO! AÍ VOCÊ VAI VER O QUE É BOM!"
... RELIGIÃO:
"É MELHOR REZAR PRA ESSA MANCHA SAIR DO TAPETE!"
Fontes: Recanto das Letras, Diário do Jequi, Vila Mulher etc

Era o jeito, hoje condenado por educadores e psicólogos, como as mães de antigamente educavam seus filhos. Apesar de não recomendável, funcionava e fazia deles pessoas de bem. 

20 abril, 2012

Acerca da galinha na filosofia

Outra anedota famosa sobre a galinha na filosofia é relacionada a Diógenes, o Cínico, de quem muitas lendas derivaram. Diz-se que quando os filósofos notórios da Academia de Platão afirmaram que a melhor definição de um ser humano é “um bípede sem penas”, Diógenes correu para o meio deles, atirando uma galinha depenada. 
“Aqui está o homem de Platão”, declarou. 
Muitas vezes chamado de “o Sócrates que enlouqueceu”, Diógenes, por tal comportamento serelepe, tentou demonstrar que a filosofia sem ideais abstratos ou certezas metafísicas pode ser bem divertida.
A propósito: os membros da Academia não se deixaram abalar pela galinha depenada de Diógenes. Meramente adicionaram à definição de “homem” que ele é... um bípede sem penas... com unhas achatadas! Os idealistas não são notáveis por seu senso de humor?!

Mosaico de Pompeia: uma recriação da Academia de Platão

Passagem extraída de O frango do Sr. Russell: um novo símbolo para a filosofia, artigo publicado em "Bertrand Russell Society Bulletin", traduzido por Åsa Heuser e Eli Vieira. In: Bule Voador.


Acerca da galinha...
O duplo sentido no título desta postagem é proposital.

Bônus - HENRIQUETA E A AUTOSSUFICIÊNCIA

Eu e minhas bitácoras


- Tenho feito muito esforço para conduzir esta turma. Por vezes, modernos Cirineus - Nelson Cunha e Fernando Gurgel - me dão uma ajuda pedalando um pouco...

A propósito
No dia 20 de abril de 1829 aconteceu a primeira competição de veículos de duas rodas. Nesse dia, competiram 26 draisianas (bicicletas da época) percorrendo 5 quilômetros dentro da cidade de Munique.

19 abril, 2012

O cabo Brics

Um dos assuntos recentes do Financial Times é o projeto de criação do cabo Brics, um cabeamento subterrâneo de mais de 34 mil km de extensão que promete conectar Miami (EUA) a Vladivostok (Rússia), sem passar pela Europa. A intenção é criar uma conexão de internet pelo hemisfério sul, passando por Fortaleza (Brasil), Cidade do Cabo (África do Sul), Ilhas Maurício, Chennai (antiga Madras, Índia), Cingapura e Shantou (China). A medida possibilitaria reduzir o risco de interceptação de informação crítica, como dados financeiros, por entidades que não fazem parte do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, considerados países emergentes

50 anos de James Bond

O primeiro filme de James Bond, "O Satânico Dr. No", foi lançado em 1962. Para comemorar seu aniversário de 50 anos, o artista Matt Needle fez este cartaz celebrando todos os 23 filmes, incluindo "Skyfall", a ser lançado este ano. Você consegue decifrar os ícones que representam cada filme?

James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.
O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com a novela "Casino Royale", tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente até hoje. Todos os filmes juntos já arrecadaram mais de 12 bilhões de dólares
Ian Fleming tirou o nome 'James Bond' do autor de um livro sobre ornitologia predileto de sua esposa, "Birds of the West Indies". Seis atores já interpretaram 007 na série oficial: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig (nesta ordem). WIKIPÉDIA

Poderá também gostar de ver
Com licença para mudar, Testando uma tinta invisível, Os 10 maiores matadores do cinema e Um emprego na Inglaterra

18 abril, 2012

Todo rei é minha caça

charge: www.humorpolitico.com.br
Após cair, fraturar o quadril e precisar ser operado, o rei da Espanha se tornou alvo da ira de espanhóis e estrangeiros, ao se saber que ele sofreu o acidente ao participar de uma caça a elefantes em Botsuana. Um hobby caro, especialmente para o mandatário de um país em crise (com taxa de desemprego de 23 por cento), e duvidoso para alguém que ocupa, na Espanha, o cargo de presidente honorário (sic) de uma das mais representativas organizações de defesa do meio ambiente — o World Wildlife Fund (WWF).

“Eu não lhe desejo um pronto restabelecimento, se isso vai lhe levar a continuar com suas estadias assassinas na África ou em outros lugares. É indecente, revoltante e indigno de uma pessoa do seu nível. Você não é melhor do que os caçadores ilegais que pilham e saqueiam a natureza. Você é a vergonha da Espanha.”
Brigitte Bardot, em carta aberta a Don Juan Carlos I

Na antiga Birmânia, elefantes algumas vezes mataram reis. Tempos bons, aqueles... PGCS

Nelson é Nelson
É rei, mas carrega além da coroa, toda irracionalidade humana. Capaz de derrotar brilhantemente o golpe de estado em 1981 e agora caçar elefantes da forma mais covarde: protegido por seus guardas, atirar pelo prazer de matar um animal sem defesas. Declara-se arrependido porque foi desmascarado em razão do acidente que sofreu. Não fosse isso, continuaria por aí ostentando essa realeza antiquada e agora cínica.
Merece um:
Por qué no te callas?
Por qué no te averguenzas?
Por qué eres tan disimulado?
Por qué no te vas del trono? NJC

Sexo na 3.ª idade

:-)

Amnésia alcoólica

Amnésia alcoólica pode levar a confiar em fontes pouco seguras de informação
Por Aline Naoe, Com Ciência
O esquecimento provocado pelo consumo de bebidas alcoólicas ingeridas por estudantes universitários ajudou pesquisadores do Reino Unido a compreender melhor o processo de reconstrução da memória. Segundo os pesquisadores, “os apagões proporcionam uma excelente oportunidade para estudar as estratégias que as pessoas utilizam para reconstruir experiências esquecidas”. O estudo relatado no artigo "Reconstructing alcohol-induced memory blackouts" (em português, "Reconstruindo apagões de memória induzidos pelo álcool") revela que as pessoas tendem a querer reconstruir os fatos esquecidos, o que pode levá-las a construir falsas memórias.
“Os dados mostram que o desejo das pessoas de ‘preencher os espaços em branco’ pode levá-las a confiar em fontes pouco confiáveis e pode também encorajá-las a adotar um critério de monitoramento de fontes mais fraco”, relata o estudo conduzido pelos psicólogos Robert Nash, do Departamento de Psicologia da Universidade de Surrey, e Melanie Takarangi, do Departamento de Psicologia da Universidade de Leicester. Tal monitoramento “mais fraco” diz respeito ao fato de que as pessoas, por desejarem completar as memórias esquecidas, flexibilizam o critério de confiança, especialmente se há poucas fontes de informação disponíveis. Ou seja, elas adaptam seus critérios à sua necessidade. [...]

17 abril, 2012

Se a informática não existisse...

... estas frases também não existiriam:
  • Abençoados sejam os pessimistas. Porque eles fazem backups.
  • Existem 10 tipos de pessoas no mundo: aqueles que entendem de binário e aqueles que não entendem.
  • Nenhuma gráfica pode renderizar a 100% aquela figura perfeita.
  • Gostaria de mudar o mundo, mas não me dão o código fonte.
  • Você nunca tem um disco rígido do tamanho necessário.
  • É impossível se lembrar de todas as senhas.
LOL
Acrônimo de "Loser on Line", "Laughing Out ​​Loud" e "Lot of Laughs". É uma palavra amplamente utilizada em chats e fóruns, e representa uma reação a uma piada de mau gosto ou algo parecido. Não é empregada na comunicação oral, é uma palavra que existe unicamente por escrito.

Paisagem com Pato

Por alguma razão, o Pato não voa. Mas ele tem que migrar para o Sul com o seu bando.
Estes desenhos animados feitos à mão por Patrick Neary nos fazem lembrar dos desenhos clássicos dos primórdios do cinema.
Quack!

16 abril, 2012

Metendo UNHA

A Coreia do Norte reconheceu na última sexta-feira (13) o fracasso do lançamento do foguete UNHA-3, numa atitude rara e constrangedora para as autoridades de Pyongyang, considerado como um dos regimes mais fechados do mundo. EUA e Japão, que viam o lançamento do foguete como o teste disfarçado de um míssil balístico, divulgaram que o foguete caiu no mar, após percorrer uma distância muito inferior à de um lançamento norte-coreano anterior (de 2009).


Isso exemplifica a dificuldade que um país, qualquer país, encontra para poder avançar em tecnologia de foguetes. Além dos custos financeiros do empreendimento, desenvolver a tecnologia requer o conhecimento de uma ampla gama de domínios: dinâmica de fluidos, de voo, ciência de materiais, metalurgia, informática e, por último (mas não menos importante), sobre o manuseio de produtos químicos perigosos.

Falar nisso...
A experiência Coca-Cola e Mentos

Que é apólogo?

O apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética através do uso de seres inanimados.
É comumente confundido com a fábula, que é focada nas relações que envolvem animais (ex: o livro A Revolução dos Bichos), e com a parábola, que é centrada nas histórias somente entre homens e comumente possui cunho religioso (ex: Parábolas de Jesus).
Há um apólogo na Bíblia, chamado de Apólogo de Jotão. Encontra-se em Juízes 9.7-21.
No Brasil, Um Apólogo (o diálogo entre uma agulha e um novelo de linha, com a intervenção final de um alfinete, de cabeça grande), do escritor Machado de Assis, é o mais famoso texto do gênero.
Características dos apólogos
Geralmente são escritos em prosa.
Narram feitos similares aos da vida real.
O enredo tem grande força imaginativa.
Buscam a perfeição interior, elevados princípios, um ideal nobre, a reflexão transcendente.
Pregam o auto-sacrifício, a renúncia ou a abnegação por uma grande causa.
Encerram conteúdo moralizante ou didático.
Fonte: WIKIPÉDIA, com modificações.
Menos, menos...
No Preblog há três textos meus que podem ser considerados apólogos: PONTO E VÍRGULAUMA ASSEMBLEIA DE TELEVISORES e EM BIBLIOTECA TUDO SE SABE. PGCS


15 abril, 2012

A "gastromusicologia" de Verdi

O blog Bibliolore observa:
Na ópera, comendo e bebendo - como acontece com as pessoas na sociedade - os personagens definem suas relações sociais. O ato (antissocial) de se recusar a dividir a comida ou a bebida com pessoas alegres carrega uma conotação negativa e implica um resultado infeliz.
Outras leis do gênero podem ser deduzidas das óperas de Verdi:
Uma refeição nunca é triste.
A fome nunca é feliz.
Uma refeição compartilhada ou bebida é um evento de coesão social.
A presença de alimento ou bebida impede uma catástrofe imediata (a menos que tenha veneno na jogada).
Isso de acordo com "Banqueteando-se e jejuando em óperas de Verdi," por Pierpaolo Polzonetti ( Studi verdiani XIV [1999], pp 69-106).
Neste vídeo, Placido Domingo e Teresa Stratas no Ato 1 de "La Traviata" .

RMS Titanic - 2

Titanic deixando Southampton, 
10 de abril de 1912 
O RMS Titanic foi um navio transatlântico construído num estaleiro de Belfast, na Irlanda do Norte, e operado pela White Star Line. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo. Com 2.240 pessoas a bordo, o seu naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha das mais avançadas tecnologias disponíveis na época e um folheto publicitário, da White Star Line, sobre o navio, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". WIKIPÉDIA
Foto do iceberg que, provavelmente, foi
abalroado pelo Titanic, tomada cinco dias
depois do desastre por Stephan Rehorek. 
Wikimedia Commons 
Pesquisa
O Smithsonian Magazine, de março de 2012, publicou uma pesquisa do historiador britânico Tim Maltin:
Did the Titanic Sink Because of an Optical Illusion?
Museu
Em Belfast, no lugar onde o Titanic foi construído, acaba de ser erigida esta colossal estrutura, o Titanic Belfast, um museu dedicado ao navio e aos passageiros da primeira (e última) viagem que ele fez.

14 abril, 2012

Luta romana

Centuriões romanos com saias vermelhas, túnicas, armaduras, espadas e capacetes emplumados lutaram na frente do Coliseu.
Desta vez foi contra um inimigo moderno: a polícia da cidade de Roma.

[Foto: Tony Gentile / Reuters]

A polícia foi chamada ao antigo anfiteatro para impor uma ação de despejo aos centuriões (que abordavam os turistas exigindo dinheiro para serem fotografados).

Tamanho é mapa

A propósito do Penis Exerciser (postagem de 09/04), Nelson Cunha comentou...
O sonho dos homens é ter o "carro" grande e o das mulheres é ter a "garagem" pequena.
Como o "carro" foi feito para "garagem", vê-se aí um dilema que Sigmund Freud, em toda sua vasta obra, não conseguiu explicar.



Nelson,
Este mapa, o Penis Size World Map, mostra em que países os homens estão realizando, ou não, o sonho de ter o "carro" grande. Concentram-se na África e na América Latina os felizardos que o realizam. E os japoneses, que estariam na pior situação, não podem ser aqui checados. Alguém colocou as legendas do mapa numa posição em que não se pode ver o Japão. Quanto ao sonho das mulheres, o da "garagem" pequena, não há como a gente ter uma visão global do assunto. Faltam mapas e não se pode inferir a verdadeira situação delas a partir do Breast Cup Size World Map. PGCS

Número de fumantes em queda no Brasil

Pela primeira vez, o percentual de fumantes está abaixo dos 15%
O número de fumantes permanece em queda no Brasil. É o que revela a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizado pelo Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, de 2006 a 2011, o percentual de fumantes passou de 16,2% para 14,8%. A incidência de homens fumantes no período 2006-2011 diminuiu a uma taxa média de 0,6 % ao ano, segundo o Vigitel 2011.
A frequência é menos da metade do índice de 1989, quando a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou 34,8% de fumantes na população. “Os dados mostram que nossas políticas públicas contribuíram efetivamente nessa redução. Hoje temos mais ex-fumantes do que fumantes no País, mas é preciso continuar reforçando a luta pelo tabagismo. Queremos reduzir essa proporção com as medidas restritivas, como a proibição de fumódromos em recintos coletivos fechados, a restrição dos aditivos de cigarro que alteram sabor e odor, que vão reduzir o tabagismo no grupo de jovens e de mulheres, a proibição de propaganda nos pontos de venda, e o aumento da tributação sobre cigarros”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

13 abril, 2012

2º WebFor


De 13 a 15 de abril, acontece em Fortaleza o 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital.
Este fórum será aberto hoje (13), no Gran Marquise Hotel, às 19h30, com uma palestra do ex-ministro e blogueiro José Dirceu. Nos dias seguintes, a programação do encontro prevê a realização de seis painéis e cinco "desconferências" em que blogueiros e tuiteiros sociais e culturais debaterão com palestrantes convidados a democratização da comunicação (e temas correlatos) no Brasil e na América Latina.

A preocupação de Obama

Fernando Gurgel Filho, um cearense em Brasília
Diz o Xico Sá que o mundo todo tem cara de cearense (in: "A cara de cearense e as outras caras", 27/07/2011).
Também, pudera! Espalharam o bichim por todos os cantos do planeta!
Então, se você chegar ao sertão do Ceará e encontrar o Brad Pitt montado num jegue a caminho do mercado, não se assuste, é apenas um nativo do Crato. Se der de cara com a Jolie varrendo o terreiro no confins de Tauá, "podes crer" que é Dona Fransquinha, que nasceu, se criou e nunca saiu de lá.
Mas não é de assustar que tenha gente parecido com cearense em todo canto, conforme explico abaixo. O que me deixa intrigado é ver o tanto de gente que ainda tem no Ceará.
Não é brincadeira, não.
Quando pretendiam povoar a Amazônia, jogaram um monte de cearenses nos navios e despejaram no Deserto Verde. Segundo Fernandes Távora: "O Tapajós, o Xingu, o Madeira, o Purus, o Juruá, o Javari, o Japurá foram invadidos, penetrados, revolvidos, desbravados, por esses homens desamparados que tinham como único incentivo a sua vontade inflexível de vencer."
Povoaram aquilo tudo de cearense.
Desenho de Percy Lau/IBGE
Quando começaram a industrializar o País, o que fizeram? "Pegaram mão de obra barata - a China ainda não tinha pensado nisso - no ciarazim, botaram nos pau-de-arara e mandaram pro Sul Maravilha" (Henfil). Misturaram cearense com espaguete, chucrute, acarajé e buchada, que aquilo inchou tanto de gente que virou um formigueiro.
Uma explicação histórica: pau-de-arara naquela época era transporte coletivo de araras, a ave, depois que começaram a mandar cearense para o sul virou sinônimo de transporte de gente, que acabou virando sinônimo dessa gente e, bem mais tarde, quando não precisaram mais da gente, virou um pau onde penduravam os que resolviam pensar ao invés de chorar.
Muito tempo depois, gritaram: Vamos fazer Brasília! Onde tem gente com fome? No Ceará, claro! Enche um monte de paus-de-arara com os paus-de-arara tudo e manda lá pro Planalto Central. Eles tão acostumados com mosquito, seca e pau retorcido, que são abundantes na região. Deu tão certo que, além de Brasília, construíram e povoaram Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Candangolândia, Gama, Sobradinho, Paranoá, Estrutural, Recanto das Emas, Santa Maria, Varjão, São Sebastião, Guará, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Águas Claras... Ufa!
E ainda tão povoando o Centro-Oeste! Vide Cidade Ocidental, fundada e construída pelo cearense Cleto Meireles e afundada pelo BNH. Depois vieram Valparaíso, Cidade Osfaya, Águas Lindas, Palmas...
Aí, inventaram de construir uma baita usina hidrelétrica quase no finalzinho do mapa do Brasil. De novo: rebolaram um magote de cabeça chata em Itaipu! Misturaram com um monte de hermanos e fizeram uma salada étnica-etílica de onde resultou a maior geradora de energia limpa do planeta.
Daqui a pouco, até chinês vai se render, porque lá apesar de ter mais de um bilhão de pessoas, estão todos concentrados no mesmo País. Se fizerem um censo do pessoal espalhado pelos quatro cantos do mundo creio que a quantidade de cearense será maior.
E, até hoje, tem cearense se espalhando pelo mundo. Ou antes, melhorando o mundo, claro.
Porisso, creio que o Grande Irmão do Norte não precisa mais se preocupar com a China, não.

286 anos de Fortaleza

Hoje (dia 13), todas as atenções estão voltadas para o palco armado no Aterro da Praia de Iracema, onde moradores e visitantes serão presenteados com o show do cantor e compositor Paulinho da Viola (foto). A banda que acompanha o autor de "Foi um Rio que Passou em Minha Vida" é um capítulo à parte. É formada pelo maestro e pianista Cristóvão Bastos, Mário Séve (sopros), Dininho (contrabaixo), Hércules (bateria), Celsinho Silva (ritmo e percussão), Esguleba (percussões), João Paulo Rabello (violão) e Beatriz Faria (vocal). Os dois últimos – João e Beatriz – são filhos de Paulinho.
E será com essa vocação inconteste para a festa e para a alegria que o público local também assistirá ao show que antecederá a apresentação do artista convidado. Com a abertura do espetáculo a cargo do Quinteto Agreste, que dará as boas-vindas cantando o Hino de Fortaleza e canções de seu repertório. Na sequência, subirá ao palco uma banda especialmente formada para acompanhar oito intérpretes e compositores locais. Dentre eles, o respeitado cantor Ray Miranda, que tem mais de 60 anos de dedicação à música, e o compositor Rodger Rogério.

Mais informações: SECULTFOR, (85) 31051586

#instafortaleza - Galeria de fotografias de Fortaleza postadas no Instagram para comemorar os 286 anos da cidade. O POVO Online

12 abril, 2012

Ray Bradbury

Ray Bradbury, um mestre da ficção científica do século XX e de otras cositas más, completou 91 anos (há alguns meses). Para homenageá-lo, o ALT1040 escolheu 19 frases que falam de seu profundo amor ao conhecimento, com base numa humilde auto-aprendizagem em livros e bibliotecas e num pragmatismo bem executado.
  • Há coisas piores do que queimar livros, uma delas é não os ler.
  • Sem bibliotecas, o que nos resta? Não teríamos passado ou futuro.
  • Não penses. Pensar é o inimigo da criatividade. É autoconsciente e qualquer coisa autoconsciente é terrível.
  • A biblioteca, por outro lado, não tem limites. A informação está lá para que a interpretes. Ninguém te diz o que deves pensar, descobre por ti mesmo.
  • Não tento descrever o futuro. Eu tento impedi-lo.
  • Existem apenas duas coisas com que se pode dormir: uma pessoa e um livro.
  • Nós só podemos crescer e desenvolver se admitirmos que não somos perfeitos. Nós vivemos de acordo com esta verdade.
  • Um livro é uma arma carregada.
  • O amor é a resposta para tudo. É a única razão para fazer tudo. Se não escreves histórias que ames, nunca funcionará. Se não escrever histórias que outras pessoas amem, nunca funcionará.
  • Comova um cientista e comoverás uma criança.
  • Se ocultas tua ignorância, ninguém te incomodrá, mas nunca aprenderás.
  • Os mistérios abundam onde a maioria procura por respostas.
  • Passei três dias por semana, durante dez anos, educando-me na biblioteca pública, e foi melhor do que na escola. As pessoas deveriam educar-se por si mesmas, uma educação completa sem dinheiro envolvido. No final desses dez anos, eu li todos os livros da biblioteca e escrevi milhares de histórias.
  • Saibas aceitar a rejeição e rejeitar a aceitação.
  • A divagação é a alma da criatividade.
  • A ficção científica te leva ao penhasco. A fantasia te empurra.
  • Meu trabalho é te ajudar a ficar enamorado.
  • Nós somos o milagre de força e da matéria, convertendo-se em imaginação e vontade.
  • A vida termina como o brilho de um filme: uma faísca na tela.
Traduzido daqui.
Post scriptum
ZGUIOTTO republicou esta postagem em 13/04/2012.

O compositor Chico Anysio

Chico Anysio (12 de abril de 1931, Maranguape, CE - 23 de março de 2012, Rio de Janeiro, RJ) começou sua carreira artística no Rio de Janeiro como redator e ator de programas humorísticos na Rádio Mayrink Veiga. Foi avant la lettre um artista multimídia.e, notadamente nas décadas de 1950 a 1970, compôs canções. Algumas delas, em função dos personagens humorísticos que ele interpretava. Outras, porém, tornaram-se antológicas na Música Popular Brasileira, como estas três:

- A fia do Chico Brito - Vídeo 1: Elis Regina
- Rancho da Praça XI (em parceria com João Roberto Kelly) - Vídeo 2: Dalva de Oliveira
- Rio antigo (em parceria com Nonato Buzar) - Vídeo 3: Alcione

11 abril, 2012

Antropologia

"O homem é um bípede sem penas." - Platão
"Beber quando não estamos com sede e fazer amor durante todo o ano, minha senhora, isso é tudo o que nos distingue dos outros animais." - Pierre Beaumarchais
"O homem é o único animal que pode permanecer em relações amigáveis ​​com as vítimas que ele pretende comer... até comê-las." - Samuel Butler
"O homem é o único animal que ri e chora, pois ele é o único animal que está impressionado com a diferença entre o que as coisas são e o que elas deveriam ser." - William Hazlitt
"Homo sapiens é a espécie que inventa símbolos em que aplica paixão e autoridade, então esquece que os símbolos são invenções." - Joyce Carol Oates

Anthropology, Futility Closet

RMS Titanic - 1


Aqui está a última fotografia conhecida do RMS Titanic, obtida na manhã de 11 de Abril de 1912. Ela foi tirada pelo fotógrafo e, posteriormente, padre Francis Browne, que viajou no navio apenas de Southampton para Cork. Em sua estada de um dia no Titanic, Browne fez ainda muitas fotos a bordo do navio. Veja 11 delas no Buzzfeed.

Vídeo ► Titanic Super 3D

10 abril, 2012

O relógio do patriarca

A Igreja Ortodoxa Russa está sendo acusada de tentar disfarçar a riqueza de seu patriarca através de um Photoshop de carregação. Numa foto do Patriarca Cirilo I, removeram um relógio suíço Breguet, de mais de 30 mil dólares, do pulso do religioso, mas esqueceram de apagar o reflexo do relógio na mesa.
Compare as imagens:


A Igreja atribui o problema a um "erro técnico", enquanto o próprio patriarca afirma que não estava usando relógio quando foi fotografado. A adulteração, segundo Cirilo I, está justamente na foto em que ele aparece com o relógio. Claro!
Deu no The New York Times.

Rodapost
Acho barato esse relógio para quem dispõe de uma fortuna pessoal estimada em 4 bilhões de dólares. Mas um Casio de poucos dólares, além de ter mais funções do que um Breguet de 30 mil, não é de somar embaraços ao proprietário. PGCS

Nelson é Nelson
A igreja violou um dos mandamentos: mentiu.
Recorte a foto, abra-a em algum editor de imagem. Vire a foto 180 graus e verá a figura espelhada com o relógio no pulso. A imagem é claríssima.
Não é pecado exibir riqueza, é o que a igreja católica sempre fez. É, a meu ver, seu maior legado. Deixou para a posteridade as obras de arte que conhecemos.
Achar que todos são idiotas é a premissa das igrejas em sua pregação.
A mensagem religiosa é essa:
Seja racional em sua vida diária, mas quando entrar numa igreja, deixe os sapatos e a inteligência no adro. Ajoelhe-se, baixe a cabeça, feche os olhos e assim prostrado e humilhado, deixe que pensamos por você. Nunca duvide do que lhe ensinamos ou será considerado um herege. A heresia foi considerada, no passado, o maior dos pecados. A morte lenta e dolorosa na fogueira era a penalidade. Os demais pecados poderiam ser perdoados, a heresia, não.
E por falar em relógio:
Lindo relógio esse Breguet. Parabéns, Dom Cirilo! NJC

Paraquedas para avião


Ver também EM QUEDA LIVRE.

09 abril, 2012

Inventos malucos em medicina - 4

Para exercícios localizados
Este aparelho, o penis exerciser, corresponderia a halteres para o pênis do homem. Consistia de uma caixa com uma haste que se projetava a partir dela. O usuário colocaria o pênis sob a haste para levantar pesos, o que, supostamente, "fortaleceria os músculos responsáveis pela função sexual e aumentaria a circunferência do pênis."
Eu tenho certeza de que esta última parte (em negrito para dar ênfase) não passava de uma ideia.
Tal como acontece com todos os aparelhos de ginástica, recomendava-se limpá-lo após o uso.


Penis Exerciser (1995), LIFE SUPPORT

Postagens da série: 1, 2 e 3

Um paradoxo do Tangram

O Tangram é um antigo jogo chinês que significa “sete tábuas da sabedoria”. É um quebra-cabeça composto de sete peças (tans) – cinco triângulos de vários tamanhos, um quadrado e um paralelogramo – que podem ser agrupadas de modo a formarem silhuetas de figuras.
Nele duas regras são obrigatórias:
- Todas as peças deverão ser usadas.
- Não é permitido sobrepor as peças.
A filosofia do Tangram é de que um todo é divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas em outro todo.
Abaixo um paradoxo do Tangram encontrado no Oitavo Livro de Tan, de Sam Loyd (1903). Cada uma dessas "taças" é composta pelas mesmas sete figuras geométricas. A primeira é completa enquanto as outras duas apresentam espaços internos não preenchidos, de tamanhos diferentes.

Como isso é possível:
Ver mais...

08 abril, 2012

Arma de instrução em massa

Aqui está um projeto de arte do argentino Raul Lemesoff: Arma de Instrucción Masiva (uma alusão às armas de destruição em massa). Este é um Ford Falcon, 1979, pertencente ao militar argentino, que foi transformado num distribuidor de livros gratuitos das ruas de Buenos Aires.


- Tem um "canhão" que deve disparar livros... de bolso, imagino. Foi "alvejado" por ele ao passar nesse teatro de operações, NJC?
Resposta:
- A arma de destruição em massa da Argentina é sua Presidenta. Ela acaba de aumentar os entraves para importacão de livros. Já havia assumido o controle do papel de imprensa e costuma mandar a polícia para a redação dos jornais de oposição. O canhão obscurantista é manejado pela viúva que ameaça: "Não pense ou eu atiro".
NJC

Demóstenes













A imprensa operou uma mágica em Demóstenes Torres: transformou rapidamente um político paroquial e inexpressivo numa personalidade nacional.
Demóstenes, para ganhar uma cobertura extraordinária de jornais e revistas, seguiu a receita clássica: falou o que os outros queriam ouvir. Basicamente, um discurso arquiconservador enfeitado por uma pregação moralista em que o governo era combatido pela óptica da corrupção.
Com isso, Demóstenes se tornou uma presença ubíqua, previsível e maçante na mídia. Ele se juntaria a um coral conservador do qual fazem parte articulistas como Merval Pereira, Ali Kamel, Marco Antonio Villa, Luiz Felipe Condé e Arnaldo Jabor. Todos eles falam, essencialmente, a mesma coisa, frases como que extraídas dos discursos de Ronald Reagan e Margaret Thatcher nos anos 1980. (Curioso que a nenhum deles ocorra fazer, já com a distância que vinte anos permitem, o balanço da obra que Reagan e Thatcher legaram aos Estados Unidos, ele, e ao Reino Unido, ela: declínio econômico acrescentado de uma elevação notável da desigualdade social. Cada um de seu lado do Atlântico, os dois criaram o que um economista americano chamou, num livro recente, de Nanny State ao contrário – Estados-Babás para os ricos.)
É vital que haja microfones para o pensamento conservador. Mas onde o contraponto para ajudar o leitor a formar opinião? Hoje, esse contraponto está praticamente confinado à internet no Brasil. Até por razões econômicas – o consumidor de notícias que não se sente representado é sinônimo de perda de circulação e de audiência – é imperioso para a indústria da mídia brasileira a retomada do equilíbrio perdido. O Deus Mercado, para usar uma expressão cara ao conservadorismo, demanda isso. Os leitores — eu incluído — ficarão felizes.
Demóstenes floresceu exatamente num ambiente de perda de pluralidade de idéias na mídia brasileira. Picaretas aparecem assim, porque a filtragem fica rala. Basta dizer coisas como as que Demóstenes dizia, e seu celular vai tocar, chamado por jornalistas que precisam de frases para preencher textos com ideias preestabelecidas. Das entrevistas telefônicas a convites para participar de programas na Globonews ou escrever colunas é um passo. (Numa rápida pesquisa que fiz, vi que Demóstenes tinha até uma coluna no blog de Ricardo Noblat, das Organizações Globo.)
Demóstenes pertencia claramente à categoria dos conservadores de conveniência. Espertalhões como ele sabem como atrair os holofotes, e se adaptam às circunstâncias. Se para conseguir espaço ele tivesse que adotar uma retórica de esquerda, com certeza Demóstenes andaria com um chaveiro de Marx no bolso e repetiria frases de Lenine. Homens como ele têm uma única ideologia: a do dinheiro.
Demóstenes usou a imprensa, com motivos pecuniários, para se promover. Foi usado por ela, por motivos ideológicos. E quem perdeu nisso foi o Brasil: é nociva para a democracia a crença de que todo político é corrupto. E é difícil fugir dessa conclusão ao ler a história de Demóstenes.
Há uma espécie de justiça poética no fato de que a notícia mais importante da política brasileira em muitos anos tenha nascido não da mídia — mas da Polícia Federal. Para a qual seguem aplausos de pé.
Clap, clap, clap.

Nas últimas semanas, li dezenas de artigos sobre as peripécias sulfurosas do "Senador Cachoeira", o Catão de Goiás. Este, de autoria de Paulo Nogueira, publicado no Diário do Centro do Mundo, destaca-se pela agudeza com que o articulista aborda o assunto.

Leitura complementar: A mancada do século

15/04/12 - Atualizando...
Nos últimos dias, o grande alimentador das matérias jornalísticas é o senador Demóstenes Torres. Ele, na condição de réu, passou a ter acesso às peças do inquérito Monte Carlo e, agora, vem vazando as informações que interessam a ele e a Cachoeira serem veiculadas pela imprensa amiga, do jeito que é conveniente a esta veicular. Todo circo montado pela Globo em torno dos telefonemas de Protógenes e em torno da Delta, visam unicamente a tirar Cachoeira, Demóstenes e Perillo do centro das discussões e chantagear os integrantes da CPI. Como na Itália, antes da operação Mãos Limpas, a imprensa brasileira tornou-se hoje um monstrengo em que o partidarismo político casou-se com a criminalidade. Ajudou a sepultar a Operação Satiagraha e a operação Castelo de Areia; fez de conta que não viu o livro Privataria Tucana e, agora, quer sepultar a Operação Monte Carlo. Assim, protege os seus aliados políticos e seus aliados criminosos, que, são ao mesmo tempo suas fontes e seus patrocinadores.
Comentário do internauta Lenilton. In: Conversa Afiada


22/09/2012 - Atualizando...
"Não tolero bandidos"

1 - Sexto programa eleitoral DEMÓSTENES 251
2 - Comentário do MUTLEY

5 + 5 = LOL

Uma fusão de duas músicas de gêneros bem diferentes: a Sinfonia nº. 5, de Beethoven, com o Mambo nº. 5, de Perez Prado, apresentada por orquestra sob a regência do maestro japonês Akira Miyagawa.
Vídeo indicado pela jornalista Mirna Gurgel.


Antes da globalização...
Sinfonia nº. 5 (allegro con brio, vídeo 1/6)
Mambo nº. 5.

07 abril, 2012

Frases do Bart - 2

Na abertura de cada episódio, o garoto Bart Simpson aparece escrevendo alguma frase repetidamente na lousa de sua escola em Springfields. Para comemorar o 500º episódio de The Simpsons, alguém compilou todas as chalckboard quotes de Bart (disponíveis até aquele momento). Link
Todas as frases do garoto estão em inglês, exceto uma:


Ay, caramba! Foi a frase que me motivou a escrever, em 2008, Uma mensagem a BartPG

Bônus
Um alfaberto "simpsonizado" criado por Fabian Gonzalez. É para você, garoto.

Marcas de batom

Numa escola pública estava ocorrendo uma situação desagradável: meninas que usavam batom beijavam o espelho todos os dias para remover o excesso dele nos lábios.
O diretor andava bastante aborrecido porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho e, pouco tempo depois, lá estavam as marcas de batom.
Um dia, o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou que era muito complicado limpar o espelho de todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.
No dia seguinte, as marcas de batom no espelho do banheiro estavam de volta.
Então, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro e pediu a este último que demonstrasse a dificuldade em seu trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram as marcas no espelho!

Texto de autor desconhecido enviado por Germano Gurgel. Reescrito .


02/02/2017 - Atualizando ...
Esta história tem uma versão em vídeo.

06 abril, 2012

O livro dos esnobes

Gabando-se de "ter um olho clínico para os esnobes", William Makepeace Thackeray (1811-1864) dilacera a Inglaterra de sua época, cumprindo a promessa de "mergulhar a pena na sociedade e garimpar ricos veios de minério-de-esnobe".
Ao fazê-lo, ninguém é poupado, por mais poderoso que seja. O rei George IV (o Esnobe Real), anfitriãs de banquetes, arrogantes turistas britânicos, clérigos emproados e vistosos rapazes... todos caem sob seu olhar crítico, para emergirem batidos e amedrontados.
Na época em que foram publicados na revista Punch, de Londres, esses artigos fizeram enorme sucesso, mesmo entre as pessoas atingidas pelas estocadas de Thackeray.
Hoje, passado mais de um século, temos o retrato arguto e bem-humorado da Inglaterra vitoriana construído por um de seus maiores escritores. Um livro que delicia pela ironia engraçada e pela refinada elegância com que Thackeray destrói desafetos e descreve um mundo aristocrático pleno de arrivistas e aventureiros.

Thackeray, W.M. O livro dos esnobes: escrito por um deles. Tradução de Reinaldo Guarany - Porto Alegre, RS: L&PM, 2010. 256p. il.
ISBN: 978.85.254.2193-7

Beba do Emílio

Manhã de Sexta-Feira Santa. As famílias de Curitiba saem das missas de rememoração da morte de Cristo. Algumas passam pela Praça Osório e encontram Emílio (*) embriagado, amparando-se em uma das palmeiras do logradouro.
Imediatamente reconhecido, vão até ele e o censuram:
— Emílio, mas nem o dia de hoje, em que todos se recolhem para lembrar a morte de Nosso Senhor, você respeita?
Nem sua visível embriaguez não o impede de uma tirada inteligente:
— Não foi no dia de hoje que se cometeu o maior crime da humanidade, em que mataram o Filho de Deus feito homem?
— Foi, é claro!… — responderam os piedosos conhecidos.
E ele completou:
— Pois quando a divindade sucumbe, a humanidade cambaleia…

(*) Emílio de Menezes (1866 — 1918), poeta e jornalista. De sua imaginação satírica brotavam, a todo instante, tiradas humorísticas como esta. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1914, Emílio faleceu quatro anos após — sem haver tomado posse de sua cadeira!

05 abril, 2012

Uma classificação dos internautas

Anos de "naveganças" na web autorizam-me a concluir que os internautas podem ser divididos em quatro grandes categorias, a saber:

Passivos: apenas navegam.
Passivos sustenidos: navegam e enviam comentários.
Ativos bemóis: navegam e participam de páginas corporativas.
Ativos: navegam e possuem blogs/sites.

É possível que uma quinta categoria precise ser criada para incluir os que navegam, fazem blogs/sites e ainda se metem a classificar os demais.

Por que Plutão deixou de ser um planeta?

De fato, Plutão deixou de ser considerado um planeta, e ele agora pertence a uma categoria denominada "planeta anão".
Para entender porque isto aconteceu vamos contar um pouquinho de história:
Em 1930, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no céu, era apenas um pequeno ponto, mas ao calcular a sua órbita percebeu que ele tinha uma órbita mais afastada que Netuno, seria o nono planeta, e este corpo celeste foi batizado de Plutão. No início chegou-se a estimar que Plutão poderia ser maior que o planeta Terra, mas medições posteriores mostraram que ele na verdade seria bem menor que a nossa Lua.
Já nos anos 1970, alguns astrônomos começaram a propor a idéia de que Plutão não seria de fato um planeta, pois além de pequeno e pouco massivo, sua órbita era muito achatada e inclinada em comparação aos outros planetas.
Mas, no fim da década, foi descoberta um satélite de Plutão, que foi batizado de Caronte, o que dava argumentos para os defensores de Plutão como um planeta. Apenas na década de 1990 foi descoberto outro objeto trans-netuniano. Nos anos seguintes, com a construção de telescópios avançados, o número destes objetos cresceu rapidamente, e alguns deles eram quase tão grandes quanto Plutão (Sedna, Varuna, Quaoar, etc.). Em 2005, foi divulgado que um destes objetos, posteriormente batizado de Eris, era maior que Plutão.
Então, chegou-se a um impasse: se Plutão era um planeta, Eris (que é maior) também deveria ser. Finalmente, em 2006, houve uma reunião da IAU (União Internacional de Astronomia) e, em uma votação histórica, a assembéia da IAU decidiu que Plutão deixaria de ser um planeta. Ele, Ceres e Eris foram denominados "planetas anões".
Como um comentário vale acrescentar o seguinte: se Plutão fosse descoberto hoje ele nunca seria classificado como planeta. A descoberta de Tombaugh foi um feito incrível, demoraram mais de 60 anos para outro objeto celeste ser descoberto nas mesmas circunstâncias. Plutão é pequeno demais e leve demais para ser um planeta.
O artigo veio daqui.

POBRE PLUTÃO!

Bônus: Urano, agora que Plutão não é mais planeta...